Processo de recrutamento e seleção: como preparar o seu setor de RH?

Processo de recrutamento e seleção: como preparar o seu setor de RH?
4 minutos de leitura

Sua empresa está com dificuldades para lidar com o processo de recrutamento e seleção? Se você ainda costuma utilizar planilhas, documentos físicos e arquivos, acredite: você está perdendo tempo!

Estamos na era da tecnologia e, por isso, está na hora de otimizar as rotinas do setor de recursos humanos. Existem softwares de recrutamento e seleção que facilitam esse desafio.

No post de hoje, vamos explicar quais são os benefícios de ter um sistema de RH para automatizar o recrutamento e seleção. Confira:

Entenda como a tecnologia otimiza o processo de recrutamento e seleção

Os avanços tecnológicos têm sido cada vez mais adaptados pelas organizações em suas rotinas. Inicialmente, essa novidade contemplava apenas as grandes companhias, mas, atualmente, as pequenas empresas estão entendendo melhor os benefícios de utilizar a tecnologia como aliada para deixar os processos mais eficientes.

Essa aliada ainda reduz as burocracias ao adotar um sistema para fazer o controle financeiro e o de vendas. Como você deve perceber, cada vez mais, gestores de RH estão buscando softwares para auxiliar nos processos de recrutamento e seleção.

Além disso, é importante ter em mente que as novas gerações não buscam mais emprego em jornais de vagas. Elas procuram as oportunidades em bancos de vagas online e nas redes sociais, como LinkedIn. O comportamento do candidato mudou e as empresas precisam acompanhar essas tendências.

Para ajudar o gestor a tornar esses procedimentos mais dinâmicos, as empresas estão optando por adotar sistemas de RH que centralizam as informações, minimizam custos e ajudam na tomada de decisão.

Vamos apresentar, a seguir, os principais benefícios de adotar um software de gestão para esses tipos de atividades.

ebook completo e estratégico para Gestão de Pessoas

Descubra os benefícios de utilizar um software de RH

Você já percebeu que recorrer à tecnologia em uma empresa não é um luxo, mas, sim, uma necessidade dos tempos atuais. Por isso, vamos explicar 6 benefícios proporcionados pela utilização de softwares para recrutamento e seleção.

Automatização do banco de vagas

Contar com um banco de vagas automatizado facilita a divulgação e a atualização de detalhes das vagas, o que auxilia na atração de candidatos mais alinhados aos requisitos da empresa.

Além disso, o acesso aos candidatos fica mais fácil e rápido, uma vez que pode ser divulgado em redes sociais e anúncios na internet. Essa facilidade de divulgação reduz custos associados a canais de comunicação obsoletos, como jornais, agências de empregos e revistas especializadas.

Centralização das informações

Um dos principais benefícios da utilização de softwares empresariais é a centralização de informações. Ele possibilita a formação de um banco de dados unificado e integrado, eliminando o excesso de documentos e arquivos e padronizando os procedimentos.

Além disso, as informações ficam disponíveis em um só lugar, o que minimiza o tempo de busca pela ficha de algum candidato. Em uma mesma base de dados, é possível gerenciar procedimentos, avaliar candidatos e até receber feedbacks. O resultado é um processo mais fluido e eficiente.

Otimização da triagem dos candidatos

A triagem dos candidatos é feita pelo sistema com a utilização de filtros de requisitos. Dessa forma, fica mais fácil encontrar aqueles que estão mais alinhados à vaga e o gestor não vai perder tempo analisando cada currículo individualmente.

O tempo gasto com a triagem é reduzido em até 83%, em média. Assim, o uso do sistema torna as atividades do RH mais dinâmicas e aumenta a produtividade do negócio.

O uso dos softwares possibilita organizar as informações, traçar perfis comportamentais e fazer análises mais realistas de forma mais eficiente. Assim, as decisões sobre quem deve ser contratado ficam mais embasadas e acertadas, facilitando a potencialização do capital intelectual da sua empresa.

Otimização do tempo dos gestores

Já está comprovado que “tempo é dinheiro”. Assim, contar com uma solução que minimiza o tempo gasto com processos operacionais de recrutamento e seleção representa menos custos para a empresa.

Em vez de dedicar o tempo a entrevistas presenciais, dinâmicas de grupo, o gestor pode programar essas atividades online, por meio de vídeos e outras formas de interação, tornando o processo mais eficiente e utilizando seu tempo para analisar os relatórios e focar em áreas mais estratégicas.

Simplificação dos processos

Com o uso do software de RH, os processos se tornam mais simplificados e organizados. As fichas dos candidatos podem ser acessadas em qualquer momento com alguns cliques. Eles também podem ser classificados de acordo com suas competências, o que facilita a escolha do gestor.

Segurança das informações

Com o sistema integrado de RH, os dados ficam mais seguros, já que a ferramenta armazena e evita a perda mesmo se o computador tiver algum problema. Além disso, somente as pessoas autorizadas poderão acessar as informações contidas nele, pois existe uma senha de segurança para acessar os registros.

É preciso fazer uma análise criteriosa na hora de escolher a empresa que fornecerá o software de recrutamento e seleção — você deve buscar opções que vão além do custo-benefício. É preciso que a solução seja segura e que garanta suporte em caso de imprevistos.

Escolha o software adequado

É relevante verificar, também, o tempo que a organização atua no mercado e sua confiabilidade. Se possível, você deve entrar em contato com alguns clientes para entender o nível de satisfação deles em relação ao sistema.

O ideal é contar com uma empresa que seja confiável e que forneça uma solução completa, como a Fortes Tecnologia, que atua há mais de 25 anos na área de tecnologia da informação e conta com milhares de clientes fidelizados. A empresa oferece, além de diversas soluções de gestão empresarial, uma ferramenta para realizar o recrutamento e seleção da melhor forma possível.

O sistema oferecido pela Fortes Tecnologia possibilita a automatização dos processos e rotinas do departamento pessoal, evitando erros de informações, pois proporciona aos clientes um banco de dados seguro e centralizado. Além disso, essa solução emite relatórios personalizados e precisos para a tomada de decisão, de acordo com as necessidades de cada empresa.

Automatizar o recrutamento e seleção torna a sua empresa mais eficiente. Com essa estratégia, é possível agilizar os processos, reduzir tempo e custos, minimizar o excesso de papelada e burocracia, e ainda facilita o trabalho dos gestores na hora de definir processos.

Agora que você já entendeu os benefícios de utilizar um software de recrutamento e seleção como seu aliado, e já sabe como escolher a empresa adequada, não perca mais tempo! Comece agora mesmo a colocar essa ideia em prática e veja os resultados!

Você curtiu este post sobre como se preparar para os processos de recrutamento e seleção com a ajuda de um software? Então, continue com a visita em nosso blog e leia o texto: “Gestão de Pessoas: como desenvolver talentos e crescer sua empresa”.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Super KIT do Recrutamento e Seleção 2024
Calendário do RH e DP 2024
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!