Uma nova versão do WhatsApp foi liberada para os usuários. A ferramenta tem o foco empresarial e visa aproximar o relacionamento entre organizações e clientes. Então, o que acha de aproveitar e utilizar o WhatsApp para contadores?
O Brasil é o segundo maior usuário do aplicativo, ficando atrás apenas da África do Sul. Ele é utilizado por 76% dos brasileiros que assinam serviços de telefonia, o que o transformou na ferramenta de comunicação preferida em nosso país.
Não perca a chance de aumentar o seu relacionamento com os clientes. Entenda agora mesmo como usar o WhatsApp Business no seu escritório!
O WhatsApp é uma solução que oportuniza as relações interpessoais e a criação de estratégias de marketing. Ela auxilia na comunicação com os clientes, criação de parcerias e troca de ideias. Também pode ser usada para criar promoções para determinado público e no esclarecimento de dúvidas.
O melhor de tudo isso é que recentemente foi lançada uma nova versão da ferramenta que permite a criação de um perfil mais profissional para as empresas, com a identificação do endereço físico, horário de funcionamento, site e e-mail para contato.
Para utilizar o WhatsApp business é simples: basta fazer o download do aplicativo no smartphone e aceitar as solicitações de acesso. A ferramenta enviará um código para confirmar o telefone. Atenção: não é possível utilizar o mesmo número para uma conta pessoal e empresarial. Por isso, é muito importante selecionar um contato que seja usado especificamente para essa função.
A versão empresarial também tem um selo de verificação para identificar aos usuários que essa é uma conta de negócios. Assim, o cliente não poderá confundi-la com um amigo, por exemplo.
A grande vantagem disso tudo é que você terá um número estritamente comercial, o que aumenta as suas chances de fechar negócios. Ter uma comunicação ágil com os clientes e resolver questões simples do dia a dia. Ele também promove a redução de custos na empresa, uma vez que a equipe pode diminuir o uso do telefone para resolver questões relacionadas ao negócio.
Como você pode perceber o WhatsApp já é indispensável no mundo empresarial. Então, saiba como aproveitar as funcionalidades da nova plataforma!
A ferramenta de comunicação manteve muitas funcionalidades iguais ao modelo tradicional. Contudo, ela também criou algumas soluções para melhorar o relacionamento entre a empresa e o cliente. Confira:
O gestor pode criar um padrão de respostas automáticas a fim de atender os clientes mais rapidamente. É possível fornecer informações sobre o negócio, responder perguntas frequentes e avisar sobre a indisponibilidade do serviço quando a empresa está fechada.
Essa é uma maneira de não deixar os clientes esperando por muito tempo, afinal, ela é uma ferramenta usada para diálogos rápidos.
A solução também permite o acesso às estatísticas sobre as interações feitas com os clientes. Você pode monitorar quantas mensagens foram enviadas, lidas ou respondidas, por exemplo, e entender se o relacionamento está eficiente.
Essa é uma importante ferramenta para ser usada como estratégia de divulgação da empresa e seus serviços. Afinal, todos os dados serão divulgados no perfil. Sendo assim, é possível se aproximar de potenciais clientes que solicitaram informações sobre os seus serviços ou esclarecer rapidamente as dúvidas de uma companhia parceira.
Você tinha criado um perfil para a empresa no WhatsApp tradicional e agora não quer perder essas conversas? Fique tranquilo! A empresa também pensou nisso e criou uma migração automática para você não perder nenhum contato no novo aplicativo.
A versão empresarial também traz outra vantagem aos gestores: o uso da plataforma na web. Isso facilita muito o gerenciamento do perfil e a comunicação com os clientes em tempo real.
Aproveite a nova versão da ferramenta para estreitar os laços com os clientes e realizar um trabalho ainda melhor. Por isso, confira as dicas para utilizar a solução:
Sabe aquelas principais dúvidas que os seus clientes têm? Você pode aproveitá-las para criar um conteúdo personalizado para ser enviado pelo WhatsApp. Assim, você evita múltiplos questionamentos iguais e ainda ajuda o seu cliente a gerir melhor o negócio.
Você também pode aproveitar para lembrar os clientes sobre o cumprimento de prazos específicos como o fechamento do mês, pagamento de salários e alterações cadastrais de colaboradores. Essa é uma maneira bem prática de melhorar o relacionamento com os seus clientes e realizar um trabalho mais efetivo.
Para evitar conflitos, é fundamental que você determine uma pessoa responsável por fazer a comunicação pelo WhatsApp. Pode ser você mesmo ou alguém do departamento de marketing, por exemplo.
Essa estratégia é importante para evitar o reenvio de conteúdos para a mesma pessoa ou o repasse de informações equivocadas.
O cliente entrou em contato com a sua empresa, o vendedor fez uma visita e agora vocês estão em fase de fechamento de contrato. Como dialogar sobre os termos do documento? Pelo WhatsApp para contadores!
Essa é uma maneira muito prática de resolver a situação rapidamente e conversar sobre opiniões divergentes, pois é possível enviar texto e áudio. Além disso, você evita que o cliente mude de ideia e procure outro escritório, pois o atendimento ágil não dará tempo para ele pesquisar novamente.
O aplicativo também pode ser utilizado para criar grupos específicos de clientes. Assim, a sua empresa pode compartilhar eventos específicos relacionados ao tema, reuniões de negócios e palestras para os clientes.
Essa segmentação contribui no direcionamento de conteúdos personalizados e na criação de discussões entre os próprios clientes sobre as práticas mais comuns no mercado.
Viu como é fácil utilizar o WhatsApp para contadores? Siga as nossas dicas e comece ainda hoje a ter um relacionamento mais próximo com os clientes! Assim, você aumenta o seu faturamento e esclarece as dúvidas de maneira prática e ágil.
Aproveite, também, para assinar a nossa newsletter! Assim, você recebe mais notícias sobre a área contábil em seu e-mail!