Gestão contábil

Como manter uma forte presença digital na contabilidade?

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Publicado em: 21/05/2018 Tempo estimado de leitura: 7 minutos

Você precisa fazer o seu negócio crescer, mas não tem ideia de quais ações deve tomar? Uma gestão estratégica na contabilidade depende de muitos fatores que envolvem a atualização tecnológica e uma presença digital na contabilidade.

 Até algum tempo atrás, o contador só precisava entender de balanços contábeis e tributação, sem se envolver com a área de marketing. Acontece que a concorrência e a mudança no mercado exigem que você se entenda sobre a divulgação do seu escritório para conseguir se destacar diante da concorrência. É por isso que hoje eu vou explicar para você um pouco mais sobre como o marketing pode auxiliá-lo a ter sucesso! Veja!

#1 Entenda melhor o conceito de social selling

O social selling está ligado ao uso das redes sociais para criar e manter contato com o público e aumentar as oportunidades de vendas. Ele pode integrar o processo tradicional de vendas de uma empresa e contribuir para deixar os clientes mais preparados para a etapa final: a compra.

Por que utilizar as redes sociais na contabilidade? O Brasil tem 116 milhões de pessoas conectadas à internet. E muitas delas estão presentes nas mídias sociais. O Facebook, por exemplo, tem mais de 100 milhões de brasileiros conectados à rede, que gostam de assistir e transmitir vídeos.

Isso sem falar nos brasileiros conectados ao Linkedin, WhatsApp e Twitter. Todos buscam se manter conectados com o mundo, seus amigos, colegas de trabalho e marcas que admiram.

Então, ter uma presença digital na contabilidade é muito importante para a empresa que pretende crescer, ganhar credibilidade e deixar a sua marca positiva para outras pessoas.

Consequentemente, isso ajudará para que as pessoas se lembrem do escritório quando precisarem de algum serviço contábil. Conheça outros benefícios que as mídias sociais podem oferecer para o seu negócio:

Ganho de Visibilidade

 Com tantas empresas do mesmo segmento no mercado, você precisa criar alternativas para encontrar novos prospects e chamar a atenção deles para o seu negócio. Fazer propagandas em televisões e rádios pode ser inviável para quem não tem muita verba, o que transformou o uso  das redes sociais em estratégias eficientes para conquistar o público.

Ao criar conteúdos informativos e que ofereçam dicas importantes para a sua persona, você consegue atrair um maior número de interessados no seu negócio. E a partir disso, é possível manter um relacionamento com eles, aumentar o número de seguidores da marca e conquistar cada vez mais visibilidade para o escritório.

Crescimento das vendas

O crescimento da visibilidade também contribui para você ter maiores oportunidades de vendas. Em vez de um prospect procurar por um escritório que não conhece, ele vai preferir falar com alguém que já mostrou ter conhecimento aprofundado sobre o problema que ele precisa resolver.

Além do mais, as mídias sociais contribuem para a manutenção de um relacionamento duradouro com clientes e interessados na sua empresa. Você pode utilizar os canais para esclarecer dúvidas, promover questionamentos e falar sobre temas importantes que estão em pauta na área contábil.

Ser autoridade no assunto

Todo esse trabalho nas redes sociais faz parte de uma boa gestão estratégica na contabilidade. Quanto mais conteúdos informativos e interessantes você produzir, maiores serão as chances de você se tornar autoridade no assunto.

Sabe aquela dúvida que muitos dos seus clientes têm? Ela pode ser esclarecida em um blog post e compartilhada nas redes sociais. Dessa maneira, você não vai falar sobre os questionamentos apenas para quem já o conhece, mas a todos que acessarem a sua página.

E em longo prazo, essas práticas contribuirão para você se tornar uma referência nos assuntos que aborda. Isso pode, inclusive, auxiliá-lo a conduzir o negócio para outros caminhos, ao ofertar serviços consultivos e diferenciados aos clientes.

#2 Saiba como ter uma presença digital na contabilidade

 A produção de conteúdos em blogs e redes sociais só funciona adequadamente se o seu escritório utilizar palavras-chave de impacto e que estejam associadas ao negócio. Mas, o que são elas? São os termos mais utilizados nas pesquisas dos buscadores, como o Google.

E como elas funcionam? Ao utilizar o termo adequado, de maneira correta, o usuário encontrará o seu conteúdo ao digitar a palavra-chave. Por exemplo: se você escrever no Google “marketing digital na contabilidade” encontrará 4 principais assuntos relacionados a ele:

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O primeiro link que aparece (da Udacity), está ali porque a empresa fez um anúncio com a palavra. Ela paga um valor ao Google Adwords cada vez que um usuário clicar no link.

A grande diferença quando você produz um conteúdo informativo usando adequadamente a palavra-chave é que ele pode aparecer como os outros três links abaixo do Udacity.

Nesses casos, o dono da página não pagou nada para estar ali. O conteúdo foi apresentado na pesquisa porque o Google entendeu que aquele era um texto relevante para o usuário. Se você observar bem, o terceiro colocado orgânico (gratuito) é o meu site, pois eu soube utilizar o termo correto e produzi um assunto com conteúdo aprofundado para meus leitores.

Aqui você já pode ver uma grande “sacada” da produção de conteúdos na internet. Se você souber criar assuntos relevantes poderá economizar muito, pois os blog posts podem ser encontrados organicamente. Além deles, há outras ferramentas importantes no social selling. Veja:

Facebook

 Como já comentei no início do artigo, o Facebook é uma das redes mais utilizadas pelos brasileiros. Por isso, ele é muito indicado para as companhias que pretendem ter uma autoridade.

Para começar, você deve criar uma página da sua empresa (que é um pouco diferente de um perfil). Em vez dos usuários precisarem se tornar “amigos” do seu escritório, eles poderão curtir e seguir a página.

Além disso, uma página empresarial permite a criação de posts orgânicos (gratuitos) e pagos. Recentemente, a ferramenta mudou seu algoritmo e as empresas que fizerem apenas posts orgânicos não conseguirão aparecer muito. Então, é aconselhável fazer algumas postagens gratuitas, mas também investir em anúncios.

Mas, não se assuste! O Facebook não cobra taxas muito altas para as publicações e você pode selecionar o perfil das pessoas que pretende alcançar com os posts pagos. É possível selecionar a idade, sexo, assuntos de interesse, localização, entre tantos outros termos que contribuirão para o anúncio aparecer para a pessoa certa.

Lembre-se: você deve publicar conteúdos que vão interessar o leitor da sua página. É possível falar sobre mudanças na legislação, entendimentos tributários, obrigações das empresas e tantos outros assuntos.

Linkedin

 Ele funciona de maneira semelhante ao Facebook. O grande diferencial desta plataforma é o fato de ser voltada ao mundo empresarial. Ela reúne profissionais interessados em acompanhar empresas e que querem se destacar diante dos concorrentes, e companhias que pretendem ganhar credibilidade para a marca.

Esse também é um canal que pode ser utilizado para produzir conteúdos relevantes. A linguagem é um pouco mais formal que a do Facebook, justamente por se tratar do mundo empresarial. Nele, você pode divulgar vagas, blog posts e eventos que o seu escritório participou ou promoveu.

O Linkedin também tem opções de posts orgânicos e pagos. No primeiro caso, eles aparecerão na timeline da página da sua empresa e serão mostrados para os seus seguidores. Já os posts pagos podem ser direcionados para o público do seu interesse, que pode ser escolhido por tipo de função exercida, tempo de experiência, localização, entre outros.

A grande diferença em relação ao Facebook é que no Linkedin os posts pagos têm um valor de cobrança um pouco maior. Contudo, eles podem atingir um público profissional.

 Google Adwords

Você lembra que no meu exemplo eu falei de um um anúncio no Google? Pois é, esse é o Google Adwords. O usuário paga para aparecer em pesquisas de determinadas palavras. O valor é definido pela ferramenta, uma vez que ele é baseado no número de pesquisas feitas para aquele termo.

Assim, as palavras que têm um número maior de buscas pelos usuários apresentarão um valor maior do que aquelas que não têm um interesse tão grande. Quem paga por um anúncio sempre terá destaque na página do Google.

Se o anúncio não tiver cliques, você não pagará nada. Porém, quanto mais as pessoas acessarem a página, maior será o seu gasto. Investir nessa solução pode contribuir para você encontrar os primeiros clientes pelas redes sociais, até que seus conteúdos sejam reconhecidos pelo Google de modo orgânico.

Como você pode perceber, o social selling é uma excelente estratégia para você atrair a atenção doseu público-alvo e aumentar as chances de conquistar clientes. Então, não espere muito para investir nessa estratégia! Afinal, seu concorrente pode estar desenvolvendo ações nessa área.

 

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Sobre o autor

Roberto Dias Duarte

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