Gestão contábil

Confira 6 dicas para gerenciar sua equipe de contabilidade

fortes-tecnologia-confira-6-dicas-para-gerenciar-sua-equipe-de-contabilidade.jpeg
Escrito por Fortes Tecnologia
Atualizado em: 27/07/2018 Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Gerenciar uma equipe contábil, por mais que pareça difícil, é algo que pode ser bem-feito desde que você tenha boa vontade e conte com as informações certas para agir.

Em primeiro lugar, é importante destacar a dificuldade que qualquer profissional tem, independentemente da área em que atua, para formar uma equipe campeã. Trabalhar em grupo, valorizando a ação de cada profissional, e ainda conseguir ter uma boa coletividade são coisas que exigem tempo e ações precisas. Se esse é o seu objetivo, acredite: o desafio será grande, mas não impossível.

Quer conhecer o caminho? Então, não perca tempo e acompanhe este artigo para aprender a gerenciar da melhor forma a sua equipe de contabilidade.

1. Crie uma cultura forte na empresa

Qual é o diferencial do seu escritório em relação à concorrência? O que faz com que ele seja visto como um lugar interessante para trabalhar? Conhecer essas respostas pode ser um importante primeiro passo para transformar a gestão da sua equipe.

Nesse sentido, é preciso que você mude a sua visão sobre pessoas (caso seja necessário) para gerar atração delas em relação ao seu negócio. O ideal é que os melhores profissionais queiram trabalhar para você.

A organização da gestão de pessoas começa assim: uma reflexão a respeito do que sua empresa tem como forças e fraquezas, considerando também questões como oportunidades e ameaças de mercado, para que, assim, sua gestão tenha como encontrar caminhos e se posicionar melhor. Já ouviu falar em análise SWOT? Pois é esse o exercício que você precisa fazer.

2. Invista na boa comunicação interna

Outro ponto a ser considerado é a comunicação interna. Nesse aspecto, é preciso criar meios para otimizar o fluxo de informação dentro do escritório e também tornar o acesso a dados mais simplificado. Para o gestor, vale se concentrar em ações para melhorar seu relacionamento interpessoal com a equipe.

Cursos e treinamentos, como os serviços de coaching e workshops, são sempre bem-vindos. Eles podem dar a você a certeza de que suas mensagens são bem assimiladas, evitando desperdício de tempo e energia.

Pensando em tornar a comunicação interna um ponto positivo para a empresa, considere adotar estratégias como o endomarketing, por exemplo, visando simplificar o compartilhamento de informações. Aposte também no uso de outras tecnologias como a comunicação por vídeo e ferramentas online.

3. Defina o foco do escritório

Lembra do tópico sobre a cultura empresarial? Esse conceito será importante agora. Como o mercado contábil é amplo e complexo, se o escritório não definir um nicho de atuação, dificilmente seus profissionais terão como oferecer um serviço especializado e de qualidade para seus clientes.

E essa segmentação depende muito da compreensão do perfil da empresa. Saiba o que ela é capaz de fazer melhor e tire disso o serviço diferenciado que o mercado precisa e que terá na atuação da sua equipe a qualidade ideal.

Muitas vezes, se concentrar numa carteira mais concisa de clientes permite a você trabalhar melhor e extrair o máximo do desempenho de sua equipe.

4. Faça a delegação de funções

Como você distribui as tarefas no seu escritório de contabilidade? Existe algum critério em função das características de cada cliente? Se a resposta for negativa, repense essa questão. É preciso que, em função do seu público, todo o trabalho do escritório seja reorganizado para valorizar a ação dos especialistas.

Sendo assim, atribuir responsabilidades adequadamente impede que profissionais qualificados se sintam desprestigiados no dia a dia e que tenham dificuldades no lidar com processos com os quais ainda não estão devidamente familiarizados.

Nesse ponto, ter critérios definidos em função dos clientes para delegar tarefas é uma maneira para conseguir a tão desejada retenção de talentos. Essa prática permite valorizar os seus profissionais, algo importante para evitar que eles procurem alternativas em outras organizações.

5. Invista na logística da informação contábil

É preciso contar com as ferramentas certas para simplificar as ações de sua equipe. Assim, com organização e método é possível melhorar o desempenho nos envolvidos com o projeto. Por isso, invista em sistemas que possibilitem a correspondência de elementos pela via eletrônica, permitindo agilidade na relação com seus clientes.

Quando o funcionário não tem recursos para agilizar processos simples, ele acaba gastando tempo demais com determinadas ações, o que pode não agradar o cliente e ainda desvalorizar o seu serviço.

Pense nos benefícios de contar com uma plataforma, por exemplo, onde basta fazer o upload de um arquivo digital para que imediatamente a outra parte tenha acesso ao documento para agir. Sendo assim, invista em tecnologia como a certificação digital e outras ferramentas para melhorar a gestão da equipe.

5. Mensure o desempenho

Saiba avaliar o progresso de seus colaboradores e fazer disso um diferencial para o seu escritório. Nesse sentido, a dica é trabalhar com feedbacks construtivos, para direcionar o funcionário de acordo com os interesses da gestão.

Também é possível contar com ferramentas de grande utilidade para mensurar o desempenho da equipe, tais como o índice de produtividade e a taxa de contratação interna.

Quando esses índices estiverem dentro daquilo que a sua gestão considera aceitável, será possível identificar uma melhora significativa no desempenho dos colaboradores.

Basta definir um objetivo a ser alcançado e contar com esses recursos para ter como responder se os negócios estão indo bem ou não.

6. Treine a sua equipe de contabilidade

É preciso agir no sentido de dar aos colaboradores, condições para que eles atinjam os objetivos desejados. Uma vez que o escritório é dotado de uma cultura corporativa forte e definida, deve ser feito um investimento adequado para que a equipe tenha como caminhar em direção às principais metas da organização.

Isso significa recorrer a soluções como os cursos In Company, por exemplo, úteis para a atualização de profissionais em relação a diferentes demandas legais. Faça do treinamento uma parte integrante da rotina do seu escritório. É isso o que dará a ele condições para evoluir constantemente.

Da mesma forma, é interessante pensar na questão do ambiente, procurando soluções como serviços de coach inglês para melhorar o relacionamento entre a equipe. Isso também ajuda em termos de produtividade.

Em resumo, gerenciar uma equipe de qualidade, pensando em fazer do desempenho dela um diferencial para o escritório é algo que exige certo cuidado. Por esse motivo, concentre-se nas dicas aqui citadas e passe a observar a evolução do seu time.

Gostou do texto? Temos muito mais informações para ajudar você a aperfeiçoar o trabalho da sua equipe de contabilidade. Assine nossa newsletter para conferir!

 

Fortes tecnologia consultor contadorPowered by Rock Convert

Sobre o autor

Fortes Tecnologia

Deixar comentário.

Compartilhar