Pensar no budget empresarial do seu escritório de contabilidade é o primeiro passo para organizar as finanças e estabelecer metas de crescimento para o seu negócio. Isso porque, com essa ferramenta de orçamento, é possível tomar as melhores decisões, já que você passa a se basear em dados concretos, garantindo uma maior probabilidade de alcançar o sucesso nas suas atividades enquanto empresário.
Com essa ferramenta de gestão, você tem acesso a dados como receitas, investimentos, gastos, sazonalidade, fechamento de novos contratos e até mesmo endividamento. Logo, saber o que é budget empresarial e como elaborar um para o seu escritório é fundamental para se destacar no mercado.
Pensando nisso, preparamos este artigo com 8 passos para você fazer um budget empresarial. Acompanhe!
Em uma tradução literal para o português, budget significa orçamento. Essa é uma ferramenta de gestão na qual é possível analisar e prever gastos e as receitas do seu escritório de contabilidade. Com esses dados, ainda é possível fazer um bom planejamento para o crescimento da sua empresa, prevendo cenários futuros.
Assim, o budget empresarial engloba:
Apostar na construção e análise do budget empresarial é fundamental para o crescimento de qualquer empresa. Isso porque, com um orçamento consistente, fica mais fácil prever oportunidades, bem como criá-las de modo mais efetivo.
O budget empresarial funciona como um termômetro para analisar a saúde financeira de uma empresa, independente do seu porte. No entanto, à medida que o negócio cresce, ele se torna mais importante, pois por meio dele é possível estabelecer um teto de gastos e investimentos para cada área da empresa.
Com isso, é possível contar com um planejamento estratégico financeiro capaz de otimizar os recursos disponíveis. Nesse cenário, separar um tempo e se dedicar à criação de um budget empresarial é de fundamental importância para alcançar os objetivos de uma empresa, em especial a médio e longo prazo.
Agora que você sabe o que é e qual a importância de um budget empresarial, confira a seguir o passo a passo para construir um para o seu escritório de contabilidade!
O primeiro passo para fazer um budget empresarial é fazer o levantamento de todas as receitas do seu escritório de contabilidade. Assim, além da mensalidade dos clientes fixos, é preciso também considerar uma média de trabalhos pontuais, além de considerar os possíveis investimentos do escritório.
Depois de fazer o levantamento das receitas, chegou a hora de analisar os gastos do seu escritório de contabilidade. Liste custos com aluguel, condomínio, luz, telefone, folha de pagamento de pessoal, serviços terceirizados, empréstimos, entre outros.
Aqui é importante separar os custos entre fixos e variáveis, pois com isso é possível analisar os gastos do seu escritório de contabilidade e compreender se pode economizar ou expandir os investimentos em alguma área para colher melhores resultados.
Após fazer o levantamento de receitas e gastos, é hora de fazer um diagnóstico da sua empresa. Com isso, será possível entender quais são as oportunidades, necessidades, limitações e ameaças ao faturamento que necessitam de atenção da sua gestão. Para tanto, será preciso fazer a coleta de informações como:
Agora que você tem um cenário de gastos, receitas e diagnóstico da situação atual da empresa, chegou a hora de definir os objetivos. Para que você tenha sucesso em suas ações, será necessário apostar em objetivos relevantes e também realistas, além de estabelecer um prazo para que esses sejam alcançados.
O cuidado aqui é fazer o alinhamento com o planejamento geral do seu escritório de contabilidade, considerando recursos financeiros e pessoas. Com isso, ficará mais fácil você fazer a distribuição das funções para alcançar os resultados pretendidos.
Para fazer o budget empresarial, é necessário fazer uma projeção relacionada à margem de contribuição, considerando os serviços prestados no seu escritório de contabilidade. Dessa forma, você consegue ter uma visão mais ampla de quais são aqueles serviços que são fundamentais para o seu escritório, e quais são os que apresentam menor margem. Com isso, fica mais fácil identificar melhorias e realizar mudanças na estratégia do negócio para obter mais lucro.
Para que as metas estabelecidas sejam alcançadas com êxito, é preciso reunir todas as informações colhidas até o momento e fazer projeções financeiras. Para tanto, você vai precisar fazer algumas importantes perguntas, como:
Para ter sucesso no seu budget empresarial, você vai precisar fazer projeções realistas, ou seja, não pode ser excessivamente otimista nas previsões de lucro. Para acertar nas suas projeções, é importante analisar o histórico anterior do escritório e, em cima dele, estabelecer metas realistas.
Como contator, você sabe que toda empresa deve pagar seus impostos, não é mesmo? A alíquota de imposto do Simples Nacional para o escritório de contabilidade varia entre 6% e 33% de acordo com a receita bruta, por isso, é preciso considerar os tributos na hora de fazer o budget empresarial do seu escritório de contabilidade.
Nesse cenário, ainda é preciso considerar tributos de outras esferas, como municipal, estadual e/ou federal.
Com a expansão das atividades do seu escritório de contabilidade, é importante contar com alguns recursos tecnológicos. Assim, além das planilhas, ainda é possível contar com softwares de gestão, que ajudarão você a fazer um acompanhamento criterioso do orçamento empresarial do seu negócio, com atualizações periódicas. Com isso, fica mais fácil controlar gastos e prever receitas.
Como vimos ao longo desta leitura, o budget empresarial é uma importante ferramenta de gestão, que pode ser utilizada para prever o crescimento do seu escritório de contabilidade de forma sustentável.
Se você gostou deste artigo sobre budget empresarial, compartilhe no Facebook e LinkedIn para que mais pessoas tenham acesso a conteúdos como este!
Sistemas de gestão completos, inovadores e conectados em tempo real. Há mais de trinta anos trazendo mais tecnologia à gestão do seu negócio.