O que é RH digital e como implementar em sua empresa

O que é RH digital e como implementar em sua empresa
4 minutos de leitura

Existe uma dúvida muito comum que aflige os profissionais que lidam com gestão de pessoas: o que é RH digital? Não para menos, nem sempre é fácil definir o conceito, visto que diferentes tecnologias surgem todos os dias e fica difícil saber quais delas são aplicadas em recursos humanos. No entanto, uma coisa é certa: todas as empresas que adotam o modelo alcançam elevados índices de produtividade.

Neste artigo, você poderá tirar grande parte de suas dúvidas. Será explicado como o novo modelo é aplicado nas empresas atualmente. Ao ler o texto, você saberá como aplicar o método em sua organização, além de acompanhar os benefícios conseguidos. Se é esse tipo de informação que você procura, está no local certo. Pronto para a leitura? Então, prossiga!

O que é RH digital?

A revolução tecnológica pela qual o planeta tem passado ultimamente impacta diretamente as organizações, independentemente do seu porte. Dessa forma, seus diversos departamentos também sentem essas mudanças e, no que concerne à tecnologia, é preciso se adaptar aos novos métodos de trabalho. Com o setor de recursos humanos, isso não poderia ser diferente, e é possível se beneficiar muito com a adoção do novo modelo.

Assim, surgiu um conceito inovador para a área de gestão de pessoas: o RH digital. Trata-se de uma nova forma de organizar rotinas e processos em que a aplicação da tecnologia se dá de maneira farta. A ideia é utilizar plataformas digitais que são capazes de dinamizar o trabalho, proporcionando maior integração entre os departamentos e mais celeridade na resolução das demandas.

Tudo isso é capaz de promover um significativo impacto positivo no planejamento estratégico das organizações. Isso é possível por meio da incorporação de novas práticas baseadas no uso de tecnologia. Um exemplo são os treinamentos promovidos por uma companhia que agora podem ser feitos usando ensino à distância. O colaborador decide o local e horário para fazer o curso e isso traz ganho de produtividade.

Como implementar o RH digital em uma empresa?

Acompanhe as principais recomendações para um processo de implantação de sucesso.

Determine as expectativas

Antes de fazer uma mudança radical na forma como o RH desempenha suas atividades, é altamente recomendável alinhar as expectativas. Ou seja, é preciso saber qual o objetivo que se deseja alcançar por meio da adoção de novos modelos de trabalho baseados fortemente em tecnologia. O ponto de partida dessa jornada é o mapeamento das condições atuais.

Nesse aspecto, convém frisar que a gestão exercerá forte influência em todo esse processo. Os colaboradores responsáveis pela tomada de decisão precisam guiar esse movimento rumo a procedimentos mais produtivos. De posse desse conhecimento, pode-se entrar em contato com possíveis fornecedores e explicar a todos do time o que está por vir.

Use muita tecnologia

O nome do modelo de trabalho já diz tudo: RH digital. Como era de se esperar, a implantação da modalidade precisa ser ancorada em forte uso de tecnologia. Isso quer dizer que serviços relacionados a essa alçada farão parte da rotina de todos, como armazenamento em nuvem e automação.

Não há como fugir dessa realidade, pois grande parte dos processos de todos os RHs já são baseados em plataformas digitais. Um bom exemplo disso é o processo de recrutamento e seleção. Os perfis são admitidos para análise por meio de sites e banco de dados com currículos dos candidatos.

Alinhe o time

Até bem pouco tempo, as contratações do RH eram baseadas muito mais em competências técnicas do que em outros aspectos. No entanto, é preciso reconsiderar essa orientação principalmente nos casos de uma migração para o RH digital.

A razão disso é que é necessário alinhamento da equipe para que a empreitada seja vitoriosa. Colaboradores pouco afeitos à tecnologia podem ter problemas na adoção do novo modelo. Por isso, é importante alinhar a visão dos membros atuais do time e contratar mão de obra que entenda o processo que será adotado como prática do RH.

Quais são os benefícios proporcionados por um RH digital?

Veja a seguir alguns dos benefícios conseguidos pela implementação do modelo digital.

Melhora da rotina

A troca do uso do papel em um setor de recursos humanos é capaz de melhorar bastante a rotina de todo o departamento. Essa afirmação remete à produtividade dos colaboradores da área, pois, ao adotar a tela de computadores e dispositivos móveis, alcança-se um resultado muito mais expressivo.

Um ponto importante de destaque diz respeito ao fato de que o trabalho pode ser exercido de forma remota com esse modelo. Isso traz muita dinamicidade para as tarefas executadas, pois, eventualmente, o serviço pode ser feito em um ambiente fora das dependências da empresa, trazendo comodidade ao time.

Dinamiza as atividades

Esse é um dos principais ganhos na adoção de estratégias digitais no trabalho executado. A possibilidade de acessar os arquivos em nuvem, por exemplo, dá liberdade ao time para poder fazer atividades de qualquer lugar do mundo.

Outro ponto é a integração das plataformas entre os diferentes departamentos. Estar conectado por meio dessas tecnologias ao setor financeiro, por exemplo, permite ter uma visualização melhor sobre os encargos incidentes sobre uma folha de pagamento. Essa velocidade na troca de informações produz elevado ganho financeiro.

Traz melhor organização

Existe um ponto de inegável ganho na adoção do modelo de trabalho baseado no RH digital e ele diz respeito à simplificação na execução das tarefas. Uma consequência direta desse fator é a possibilidade de exercer maior organização em todos os procedimentos feitos pela gestão de pessoas.

Assim, uma relação de benefício mútuo pode se estabelecer. Enquanto a organização proporciona melhores condições de trabalho, os membros das equipes podem realizar suas tarefas de modo mais tranquilo e confiante. Dessa forma, a empresa encontra as condições ideias para evoluir no mercado em que atua.

Sanar a dúvida sobre o que é RH digital é o primeiro passo para adotar um sistema de trabalho novo e revolucionário. Mais do que isso, significa elevar a produtividade a níveis de excelência. A mobilidade proporcionada pela adoção de tecnologia pode transformar o modo como o RH lida com suas questões. Para ter a eficiência garantida, conte com o sistema de gestão de pessoal da Fortes Tecnologia. Já são mais de 30 anos ajudando empresas de todos os tamanhos a melhorar seus processos de trabalho.

Gostou do conteúdo? Então, entre em contato e conheça nossa solução para dinamizar seu setor de recursos humanos!