Desenvolver estratégias para realizar uma gestão humanizada é fundamental para oferecer o apoio necessário para a equipe em um cenário pós-pandemia. Para lidar com um time que passou por várias dificuldades, perdas e medos durante o período pandêmico, é importante ajustar a forma de comandar os colaboradores, trazendo mais harmonia e equilíbrio para o ambiente de trabalho.
Seja para ajustar a exigência quanto às metas ou para reforçar uma comunicação não violenta, vale orientar os líderes e mostrar uma nova forma de trabalho. Por meio de pequenas mudanças no cotidiano, é possível melhorar o entrosamento da equipe e desenvolver um excelente clima organizacional.
Se você quer saber como implementar uma gestão humanizada em sua empresa e aproveitar os benefícios que ela oferece, continue a leitura e confira!
O que é uma gestão humanizada?
A gestão humanizada é uma forma de liderança que considera as necessidades humanas no centro de qualquer estratégia de gestão. Ela envolve o tratamento com dignidade para todos os colaboradores, o reconhecimento sobre suas contribuições e a capacidade de envolver toda a equipe no processo de decisão.
Essa estrutura permite criar feedbacks construtivos e motivadores, independentemente da hierarquia presente na empresa. Tal estratégia de gestão também oferece ao seu time um ambiente de trabalho mais seguro e saudável, promovendo a flexibilidade e a autonomia no estabelecimento da agenda de cada um.
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Qual a importância de uma gestão humanizada?
Como o período pandêmico foi traumático de diversas maneiras, os colaboradores que estão voltando para o ambiente de trabalho normalmente chegam mais fragilizados e sensíveis.
Seja por conta das perdas, da ansiedade em torno dos últimos anos ou pelo cenário de recessão econômica, é fundamental adotar uma postura humanizada e atenciosa na corporação. Assim, você consegue proteger a saúde mental dos colaboradores e contribui para que a experiência de trabalho seja edificante.
Por isso, vale alinhar as ideias de humanização com todos os líderes e evitar situações de estresse ou de grandes cobranças no ambiente interno da empresa. Isso traz mais segurança e conforto para toda a equipe.
Quais os pilares da gestão humanizada?
Existem alguns pilares importantes que devem ser observados para implementar a gestão humanizada na empresa. Por meio deles, fica mais fácil ter sucesso na hora de colocar em prática tudo o que você vai aprender ao longo deste texto. Confira, a seguir, quais são eles.
Necessidades dos colaboradores
O primeiro pilar da gestão humanizada diz respeito às necessidades dos colaboradores. É preciso entender as demandas deles para implementar as soluções para tornar o dia a dia mais tranquilo e harmonioso.
Para isso, vale implementar algumas práticas como pesquisa de satisfação, cultura de feedbacks e treinamentos corporativos que ajudem a suprir essas necessidades. Assim, as chances de obter sucesso são bem grandes.
Comunicação adequada
Outro pilar importante é ter uma boa comunicação. Por exemplo, é relevante que os líderes e liderados consigam ter um bom entendimento para que a gestão humanizada seja implementada com sucesso.
Além disso, uma comunicação não-violenta, com diálogo aberto entre as partes também é um passo importante para obter bons resultados. Vale ainda adotar bons canais de comunicação para evitar informações equivocadas.
Integração
Investir em integração entre as equipes também é um passo importante para melhorar os resultados e implementar a gestão humanizada. Por meio desse pilar, é possível ter um clima organizacional adequado na empresa.
Isso significa mais tranquilidade e menos estresse no dia a dia dos colaboradores. Além disso, o trabalho em equipe tende a fluir melhor e gerar ótimos retornos para a empresa. Portanto, vale utilizar ferramentas que ajudem na integração das equipes.
Adequação de processos
Ao observar os pilares anteriores, é possível que você identifique processos que precisam ser ajustados. Por exemplo, ao compreender as necessidades da sua equipe, fica mais simples ajustar os tipos de treinamentos que estão sendo oferecidos.
Também é possível incorporar novas práticas, como os feedbacks, ferramentas mais modernas e apropriadas e outras boas práticas. Além disso, ao acompanhar continuamente os resultados da empresa, fica mais fácil implementar melhorias contínuas para garantir uma gestão humanizada.
Qual é o papel do RH na gestão humanizada?
Dado que o RH é responsável por todo o apoio e gestão do capital humano da empresa, certamente esse setor cumpre um importante papel na implementação e manutenção de práticas humanizadas na empresa.
Também cabe ao time de RH preparar todos os colaboradores para esse tipo de mudança, dado que muitas empresas sempre mantiveram uma estrutura de liderança vertical e podem apresentar dificuldades para se adaptar a essa nova estrutura.
Para criar um processo de migração gradual, vale a pena optar por palestras informativas, cursos, workshops e demais formas de orientar seus colaboradores sobre cada etapa de transformação.
Como fazer uma gestão humanizada?
Ter uma gestão humanizada é cada vez mais importante nos dias atuais. Por meio dela, é possível encantar os colaboradores e, consequentemente, ter um ambiente mais motivador na empresa. Se deseja saber como implementar esse tipo de gestão, continue a leitura que mostramos para você!
Prepare a liderança
O primeiro passo para ter uma gestão humanizada é investir na preparação da liderança. Normalmente, são eles que estão em contato com os colaboradores e, dessa forma, ter sensibilidade e saber como tratar a equipe é fundamental para melhorar a performance.
Para isso, vale conversar com os seus líderes, conscientizá-los da importância da humanização durante a gestão na empresa e como ela pode ser aplicada na prática. Além disso, vale dar o exemplo e demonstrar de que forma aplicar esse conceito.
Olhe as necessidades dos colaboradores
Entender quais são as necessidades dos funcionários da empresa também é uma excelente maneira de tornar sua gestão mais humana e, dessa forma, aproximar os colaboradores de você e engajá-los em prol dos objetivos do negócio.
Portanto, vale a pena entender as particularidades de cada para oferecer o melhor ambiente de trabalho possível. Além disso, investir em equipamentos de qualidade, ter um local para que seu time se sinta à vontade e garantir que tenham prazer em desempenhar suas profissões junto a sua empresa é um bom passo para isso.
Tenha uma comunicação otimizada
A comunicação pode ser a chave para a humanização da gestão em sua instituição. Dessa maneira, se tornar acessível aos colaboradores é um bom primeiro passo. Além disso, ter recursos para otimizar esse aspecto em sua empresa também pode gerar bons resultados.
Por exemplo, ter um canal oficial para os comunicados mais importantes do negócio é uma saída inteligente. É necessário também que sua equipe se sinta à vontade para dar sugestões de melhorias, além de entender que você está na organização para ajudá-los.
Ofereça boas condições de trabalho
Garantir condições de trabalho adequadas é essencial para implementar uma gestão humanizada no negócio. Para isso, ter uma infraestrutura adequada para que as pessoas realizem o trabalho do cotidiano é primordial.
Além disso, é possível investir em diferenciação para atrair e reter talentos e garantir a motivação dos seus funcionários. Por exemplo, ter uma sala de jogos para os intervalos representa um grande diferencial. Um espaço para lanches também é uma boa ideia. Vale a pena investir nesses diferenciais.
Disponibilize oportunidades
Uma boa forma de se conectar com os liderados é oferecer oportunidades de crescimento e demonstrar que eles são importantes para o sucesso da empresa. Uma ação válida é criar um plano de carreira com metas a serem alcançadas para progredir dentro do negócio.
Outra ação possível é envolver os colaboradores nas decisões relacionadas a eles. Assim, você deixa claro que as opiniões deles são consideradas na organização e, consequentemente, consegue ter mais participação de todos.
Quais os benefícios desse tipo de gestão?
Ao implementar essas pequenas mudanças, você deve perceber uma sensível melhoria na dinâmica de trabalho da empresa, além de reforçar a união da equipe e melhorar o engajamento dos colaboradores. Confira a seguir, quais as outras vantagens que você pode esperar dessa nova metodologia.
Maior engajamento
Por meio de um ambiente seguro e estável de trabalho, é possível aumentar o interesse dos colaboradores, trazendo mais envolvimento e interesse para os projetos da empresa. Esse tipo de dedicação faz com que a produtividade seja aumentada e ainda contribui para que os produtos e serviços sejam entregues com mais qualidade.
Otimização de resultados
Quando sua corporação oferece o suporte necessário para que cada indivíduo lide com seus problemas no seu próprio tempo, você consegue criar um elo de confiança com toda a equipe. No longo prazo, esse comprometimento se traduz em eficiência na busca por melhores resultados e faz com que a empresa fature mais.
Melhora no clima organizacional
Outro ponto importante se refere às melhorias internas que afetam a cultura da empresa e, por consequência, seu clima organizacional. Ao trazer mais segurança para o time e compreensão por parte das lideranças, os colaboradores sentem que o ambiente de trabalho é um espaço mais tranquilo e agradável. Isso faz com que a empresa retenha seus talentos e reduza a taxa de rotatividade da corporação.
Entendeu como implementar uma gestão humanizada em sua organização e de que forma ela pode gerar benefícios para o negócio? Portanto, não deixe de incorporar cada dica que trouxemos ao longo do texto para maximizar seus resultados e contar com uma equipe engajada e preparada. Por meio dessas simples ações é factível otimizar a lucratividade da sua empresa.
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