Entrevista por competência: saiba como conduzi-la

Entrevista por competência: saiba como conduzi-la
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Os processos seletivos têm evoluído na tentativa de refinar as contratações nas empresas. Se antes, o conhecimento técnico era o principal fator decisivo, hoje, as soft skills podem ser determinantes na tomada de decisão. Neste contexto, surge o que chamamos de entrevista por competência.

A entrevista de competência é uma estratégia de seleção e recrutamento de alto valor para o setor de recursos humanos. Quando bem conduzida, permite a análise das vivências dos candidatos, trazendo à luz padrões comportamentais que podem ser decisivos na contratação.

Embora este tipo de entrevista seja altamente valorizado, é comum que o RH enfrente dificuldades na sua condução. Pensando nisso, desenvolvemos este conteúdo especial, abordando os principais conceitos e trazendo dicas de como conduzir e mensurar os resultados deste tipo de entrevista. Acompanhe!

O que é competência?

Antes de compreender o que é uma entrevista por competência, é fundamental que você entenda o significado do termo “competência”. A competência pode ser conceituada como um comportamento demonstrado por meio de uma ação. Neste sentido, a competência é composta por atitudes, habilidades e conhecimentos.

Assim, o indivíduo precisa ter conhecimento sobre um assunto, habilidade para desenvolver as atividades relacionadas àquele conhecimento e atividade para exercer os comportamentos.

Em outras palavras, podemos entender a competência como a união harmônica e executável de conhecimentos, habilidade e atitudes.

Vamos pensar em um exemplo prático? Imagine uma pessoa, com conhecimento na área contábil, esse conhecimento não é relevante se essa pessoa não reunir atitudes e habilidades que permitam a aplicação adequada do seu conhecimento.

O que é a entrevista por competência?

Compreendido o conceito de competência fica mais fácil entender o que é a entrevista por competência. Ela funciona como uma entrevista de emprego tradicional, porém, com uma abordagem direcionada a aplicação de perguntas que questionam o candidato acerca de vivências profissionais passadas.

Por meio de perguntas direcionadas a análise de situações e os respectivos comportamentos, o responsável pela entrevista consegue traçar um padrão comportamental.

Essas informações são relevantes, por auxiliarem na compreensão de como o indivíduo lida com dificuldades, hierarquia, prazos curtos, pressão e outras situações corriqueiras no dia a dia de uma empresa. As entrevistas por competência são ótimas estratégias para organizações que buscam selecionar candidatos alinhados com as demandas do negócio.

Porém, para alcançar resultados satisfatórios é fundamental estabelecer práticas adequadas de condução do processo seletivo.

Quais as vantagens da entrevista por competência?

Antes de descobrir como conduzir uma entrevista por competência, é interessante destacarmos algumas das vantagens que esse tipo de ferramenta pode trazer para o seu negócio. Confira!

Permite realizar uma avaliação mais completa do perfil do candidato

A entrevista por competência é direcionada para a análise das experiências do candidato, baseada principalmente nas informações do currículo e no seu histórico profissional.

A condução adequada da conversa poderá trazer ao recrutador informações relevantes e abrangentes do perfil do candidato entrevistado. Com isso, é possível aprofundar o conhecimento sobre as características e adequação do candidato à vaga que está sendo ofertada.

Facilita a obtenção de informações verdadeiras

A entrevista por competência é conduzida de maneira distinta das entrevistas tradicionais. Com perguntas menos previsíveis, o recrutador consegue extrair respostas mais espontâneas e honestas.

Reduz o índice de rotatividade

Com uma entrevista por competência bem aplicada a empresa consegue atrair os talentos certos para dentro da sua organização. Escolhas de candidatos alinhados, reduz o índice de desligamentos causados pela inadequação ao cargo.

Otimiza o processo seletivo

Os processos seletivos demandam tempo, energia e recursos. Quando a empresa consegue desenvolver boas entrevistas e atrair os candidatos certos para as suas vagas, consequentemente, se ganha em otimização dos processos.

Como conduzir uma entrevista por competência?

Agora que você já compreendeu o conceito e as vantagens, e hora de compreender como realizar este tipo de entrevista, na prática. A seguir, listamos as principais etapas e cuidados que devem ser considerados na condução de uma entrevista por competência. Confira!

Antes da entrevista

O primeiro passo é definir quais são as competências desejadas para o cargo que será ocupado. Parta dos princípios e da cultura da empresa e defina quais deles você espera que todos os candidatos a vaga tenham.

Com base nesses valores, transforme em ações esperadas dos futuros colaboradores que eventualmente componham o quadro de funcionários.

Imaginemos um exemplo prático, imagine que você considere o trabalho em equipe uma competência relevante para as suas operações. Partindo desse princípio, você deve ponderar incluir na entrevista questões como:

  • o que é o trabalho em equipe?
  • Quais são as ações que demonstram que um profissional trabalha bem em equipe?
  • Como essas ações podem ser interpretadas do ponto de vista das necessidades do seu negócio?

A partir daí, crie um roteiro de entrevista com perguntas que reflitam a experiência anterior do candidato e direcionem para as suas vivências com o trabalho em equipe.

Você deve partir dessa ideia para desenvolver todo o roteiro da entrevista. Este roteiro é o principal condutor do processo seletivo, sendo importante dar atenção a ele.

Durante a entrevista

Durante a entrevista, procure focar nas questões abordadas no roteiro, faça anotações e conduza o processo profissionalmente.

Caso surja alguma informação nova e relevante, considere registrá-la e, se for necessário, inclua na entrevista uma ou duas novas perguntas.

Aproveite esse processo para dialogar com o candidato e avaliar suas habilidades de comunicação e interação social.

Como mensurar os resultados das entrevistas e fazer as melhores escolhas?

Para mensurar os resultados das entrevistas e definir o melhor candidato pode ser interessante usar um sistema de pontuação para as perguntas.

Uma ótima maneira de fazer isso é definindo uma escala numérica de 1 a 5, atribuindo notas a cada competência seguindo o roteiro de perguntas pré-definido.

Existem alguns sistemas próprios para isso, mas também é possível realizar essa análise usando uma planilha.

Como você pode ver, a entrevista por competência é uma ótima opção para empresas que buscam otimizar os seus processos seletivos. Com um roteiro bem-planejado e uma análise acurada dos resultados é possível identificar e selecionar os melhores candidatos para ocupar as vagas que você divulga.

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