Como melhorar a experiência do candidato? Confira 13 formas

Como melhorar a experiência do candidato? Confira 13 formas
4 minutos de leitura

A expressão “experiência do candidato” é usada para se referir à maneira como os potenciais colaboradores da sua empresa se sentem ao entrar em contato com ela, sobretudo em um processo seletivo. Além disso, o termo é usado com relação aos esforços do time de RH para garantir que tal experiência seja positiva.

E há muito o que falar sobre esse assunto, já que o que é experimentado por um candidato a funcionário da sua empresa interessa tanto a ele quanto a própria companhia que decidirá contratá-lo ou não.

Por isso, criamos este artigo muito informativo sobre o assunto! Confira!

Qual a importância da experiência do candidato?

experiência do candidato é fundamental porque pode ajudar a equipe do Recursos Humanos em vários indicadores, como: 

  • elevar a satisfação dos clientes internos;
  • reduzir a rotatividade de colaboradores;
  • atrair talentos;
  • diminuir o tempo de contratação;
  • gerar funcionários mais engajados etc.

Segundo a McKinsey, os colaboradores que dizem ter experiências mais positivas enquanto eram candidatos para atuar na empresa são 16 vezes mais motivados do que aqueles que mencionam experiências negativas, além de ter oito vezes mais possibilidades de desejar continuar trabalhando na companhia.

Já um estudo publicado na Harvard Business Review, mostrou que empresas que propiciavam melhorias na experiência dos candidatos poderiam aumentar sua receita em até 50%.

Agora ficou evidente a grande importância da experiência do candidato e do papel do RH, certo?

Como criar a melhor experiência para o candidato?

Existem 13 ações do RH que são necessárias para melhorar a experiência do candidato. Confira qual é o papel do setor de Recursos Humanos nesse sentido e coloque em prática!

1. Use tecnologias para cadastrar a vaga

Infelizmente, mesmo na era da tecnologia, ainda há procedimentos capazes de dificultar o cadastro de candidatos a uma vaga na empresa, gerando frustração, sobretudo por parte dos candidatos mais habilitados para a vaga (já que podem ter outras oportunidades com acesso facilitado).

Assim, crie páginas de carreiras com informações relevantes sobre os cargos, mas evite excessos, ou seja, informe claramente ao mesmo tempo que seja sucinto. Para isso, use ferramentas próprias ou use sites que são desenvolvidos para candidaturas de empregos.

2. Anuncie as vagas de forma clara

É comum encontrar anúncios de vagas de emprego com informações bastante complexas. Por isso, ao preencher os dados sobre a oportunidade, há outros que são desnecessários e podem ser revelados no momento da entrevista. Isso acontece porque os talentos podem evitar se candidatar por acreditarem que a comunicação da empresa é muito.

3. Informe o propósito da sua empresa

Divulgar qual é o propósito da sua empresa aos possíveis candidatos é fundamental, pois esta é uma forma de garantir que os profissionais mais engajados continuem no processo seletivo.

Atualmente, as companhias que mostram estarem preocupadas com a qualidade de vida dos seus prováveis funcionários e que não pensam apenas no lucro, são mais respeitadas e fazem o candidato sentir que atuará em um ambiente que promova bem-estar.

4. Dê feedback em tempo hábil

Demorar para dar um retorno sobre a aprovação (ou não) de um candidato para uma vaga é bastante desagradável para a experiência do candidato. Por isso, quanto antes o time do Recursos Humanos puder dar o feedback aos que se candidataram à vaga, menos chances haverá de que essas pessoas fiquem decepcionadas.

Dessa forma, o ideal é se organizar para dar os retornos positivos e negativos em um prazo de aproximadamente uma semana. Assim, tenha e-mails prontos, deixando apenas para editar o nome do candidato e do processo seletivo do qual participou. 

5. Cumpra o horário da entrevista

No Brasil, se atrasar é algo cultural e “aceitável”. No entanto, esse é mais um motivo para você ser pontual nas entrevistas e dinâmicas. Isso porque, se alguns candidatos já estiverem esperando por um atraso e você (entrevistador) se adiantar, eles ficarão surpresos e terão uma boa impressão de antemão da sua empresa.

Contudo, imprevistos podem acontecer. Dessa forma, estabeleça um prazo para atrasos, para ambos os lados, de até 15 minutos, por exemplo. Mas se não puder comparecer, avise com antecedência e remarque a entrevista.

6. Acompanhe a experiência do candidato

Essa tarefa pode ser realizada com uma análise do número de candidatos que ainda permanecem no processo seletivo e os que desistiram e os motivos que os levaram a isso — como a falta (ou demora) de um feedback, pela demora no processo seletivo etc.

Esta é uma excelente maneira de melhorar a experiência do candidato e de fazer com que a empresa esteja em constante aprimoramento dos seus processos seletivos. 

11. Personalize a comunicação 

Os candidatos que estão participando do processo seletivo precisam ser comunicados de maneira personalizada, pois se receberem uma resposta que aparenta ter sido enviada a todos os outros candidatos pode ser desagradável, sobretudo com os melhores talentos. Isso porque essa pessoa se sentirá como sendo apenas mais um na empresa e você, definitivamente, não deseja isso. 

12. Mostre depoimentos de outros talentos

Para tornar os processos seletivos mais encantadores, vale a pena selecionar alguns depoimentos de alguns profissionais considerados “talentos” e que já trabalham na sua empresa. Em seguida, mostre-os aos candidatos para que eles se sintam ainda mais desejosos de atuar na companhia.

13. Aposte em uma plataforma de seleção

Como já vimos na primeira dica, a tecnologia é forte aliada dos processos de Recursos Humanos. Por isso, ao contar com o auxílio de uma boa plataforma de recrutamento e seleção é importantíssimo para que todo o processo ocorra de uma forma mais rápida e acertada.

Lembre-se de que a ferramenta ideal usa filtros que identificam os candidatos com as competências necessárias para ocupar a vaga, evitando desperdício de tempo — do seu e do dele! 

Neste artigo, você pôde conferir várias informações sobre como melhorar a experiência do candidato. Nesse sentido, você entendeu sua importância e, em seguida, passamos às dicas para que você consiga criar as melhores experiências possíveis àqueles que pretendem trabalhar na sua empresa.

E você percebeu que tanto a primeira quanto a última dica foram sobre o uso da tecnologia? Essa escolha foi proposital, para enfatizar a importância desses recursos para agilizar o processo de contratação, uma vez que facilita o envio e análise de currículos, permite entrevistas online entre outros benefícios, enfim, aposte nessa dica!

Agora, complemente sua leitura com o artigo: admissão digital: como fazer e quais os benefícios?

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