Admissão digital: como fazer e quais os benefícios?

Admissão digital: como fazer e quais os benefícios?
4 minutos de leitura

A admissão digital é um processo que inicia ainda durante a seleção e recrutamento dos candidatos mais indicados para ocupar os cargos disponíveis em uma empresa. Um sistema tecnológico é utilizado pelo departamento de Recursos Humanos (RH) e pelos demais líderes para encontrar os melhores talentos do mercado que se encaixem nas demandas do negócio.

A tecnologia ajuda no recebimento e envio de documentos que podem ser eletronicamente assinados. Com o uso das ferramentas adequadas, os procedimentos de contratação de novos colaboradores deixam de ser exaustivos e burocráticos. Por este motivo, a admissão digital está conquistando espaço e se tornando essencial para a maioria das empresas.

Deseja compreender os principais benefícios da admissão digital e por que é importante utilizar um sistema específico? Continue a leitura!

O que é a admissão digital?

Admissão digital, como já foi dito anteriormente, é um processo necessário à contratação de novos funcionários para atuar nas mais variadas áreas de uma empresa. Ela abrange todas as fases de seleção e recrutamento até que o profissional esteja inserido no cargo. Portanto, facilita a comunicação, a reunião de documentos, a elaboração do contrato de trabalho e muito mais.

Essa modalidade de admissão supera o modelo tradicional que costuma ser mais lento, economiza dinheiro e tempo dos gestores que recebem digitalmente todos os documentos necessários. Dessa maneira, dispensa a necessidade de fazer impressões, produzir cópias e realizar visitas pessoas na sede da organização para decidir a contratação de funcionários com mais assertividade.  

Continue sua leitura ????

Como funciona a admissão digital?

As questões burocráticas são solucionadas de forma remota na admissão digital. Os candidatos podem digitalizar as documentações solicitadas pelas empresas e enviá-las de modo online. Há algumas plataformas que ajudam a armazenar e organizar esses materiais recebidos pelos gestores. Diante disso, essa modalidade agiliza o processo e favorece a produtividade.

Os sistemas tecnológicos encurtaram o processo de recrutamento e admissão e agilizaram as rotinas de RH. Esse departamento consegue ter contato com os futuros colaboradores com tranquilidade e segurança ao realizar os processos seletivos de forma 100% digital. Os testes e entrevistas podem ser feitos por videoconferência caso o empregador esteja contratando para vagas em home office ou modalidade presencial.

Quais são as vantagens da admissão digital?

Os dispositivos eletrônicos otimizam esse processo com o auxílio de softwares especialmente planejados para fazer a admissão digital. Essa modalidade de contratação é interessante para quem se preocupa com o meio ambiente e pretende chamar a atenção de investidor, parceiros, fornecedores e clientes investindo em sustentabilidade. Observe abaixo os principais benefícios de aderir a esse tipo de admissões! 

Torna o processo mais ágil

A admissão digital torna os processos de seleção de talentos mais rápido e eficiente devido ao uso da tecnologia. As inovações tecnológicas são mais ágeis do que os métodos tradicionais e funcionam nas estratégias de RH de maneira muito eficaz. A velocidade nas contratações torna os negócios que utilizam essas soluções mais competitivos e motivadores. 

 Facilidade na gestão dos documentos

Com a admissão digital, fica mais fácil eliminar certas tarefas repetitivas realizadas pelo o profissional de RH que precisa procurar várias documentações em arquivos físicos. As informações são encontradas no sistema de forma simples e rápida com poucos cliques. A gestão dos documentos se torna mais segura e esses dados podem ser compartilhados com os gestores. 

Tempo disponível para ações estratégicas

Outra vantagem da admissão digital é a economia do tempo de quem trabalha com seleção e recrutamento de profissionais. Consequentemente, os gestores ficarão disponíveis para elaborar planos de ações estratégicas para elevar a produtividade e a lucratividade da empresa. O processo executado por meio de sistemas tecnológicos ajuda os colaboradores de RH a trabalhar para a valorização das pessoas. 

Experiência inovadora 

Um benefício interessante que provém da admissão digital é a impressão causada ao novo funcionário em relação ao departamento de RH. Os melhores talentos escolhem as empresas onde desejam trabalhar e podem ficar impressionados desde o seu primeiro contato. Afinal, eles terão uma experiência inovadora e se sentirão mais motivados a desempenhar suas funções. 

Redução nos desperdícios 

Uma das maiores vantagens da admissão digital é a redução dos desperdícios que ocorrem cada vez que a empresa utiliza papel. As tecnologias digitais eliminam a papelada de documentos que são colocados nas mesas, que ocupam espaço físico e que precisam ser conferidos periodicamente. As inovações tecnológicas reduzem os custos dos materiais de escritório e agregam valor a marca. 

Automatização das atividades operacionais

O setor de Recursos Humanos exerce diversas atribuições burocráticas e realiza várias atividades operacionais que consomem tempo e energia dos profissionais. Além de gerar valor financeiro para os negócios, a admissão digital facilita a automatização de muitas tarefas repetitivas que fazem parte do processo de recrutamento e seleção. Ela aumenta a produtividade do time que atua nesse departamento. 

Diminuição dos riscos trabalhistas

Outro benefício relevante que decorre da admissão digitação é a diminuição de riscos trabalhistas, tendo em vista que as documentações digitalizadas são dotadas de validade jurídica. A seleção realizada com ferramentas da web tem o mesmo valor de um recrutamento tradicional por que os seus documentos podem ser arquivados em meios eletromagnéticos.

Os riscos trabalhistas diminuem por que ocorrem menos falhas humanas no fechamento das contratações. A tecnologia oferece melhor controle e organização dos documentos que ficam armazenados em um único ambiente para serem gerenciados com eficiência. Em virtude disso, o gestor monitora tudo em tempo real e não perde prazos, bem como assegura a sincronização de dados no eSocial. 

Eliminação de custos

A admissão digital consegue eliminar vários custos originados pela realização presencial das etapas de seleção: dinâmicas, testes e entrevistas. Entretanto, o processo deve ser confortável para os candidatos selecionados para concretizar a nova parceria. Em pouco tempo, todos os documentos estarão acessíveis para o empregador que poderá iniciar as suas atividades em prol da empresa. 

Porque contar com sistema de admissão digital?

Como você pode ver, um sistema de admissão digital oferece muitos benefícios para as empresas. Um software especializado para o gerenciamento do RH consolida as demandas e protege as informações referentes às admissões realizadas. Sendo assim, há um aumento significativo da segurança da informação que é crucial para ter sucesso no universo corporativo.  

Entendeu como fazer e quais são os benefícios da admissão digital? Saiba que a Fortes Tecnologia tem mais de ao longo de mais de 30 anos de experiência nesse ramo. Essa parceira está consolidada e já impactou positivamente milhões de empresas e profissionais no país inteiro. Ela mantém o foco em inovação e no crescimento dos seus parceiros.

Gostaria de obter mais informações relevantes sobre as soluções tecnológicas da Fortes Tecnologia? Entre em contato conosco agora mesmo!

Super KIT do Recrutamento e Seleção 2024
Calendário do RH e DP 2024
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!