Essencial em qualquer negócio, o departamento pessoal é responsável por assegurar que a empresa se mantenha em dia com a legislação trabalhista vigente. Isso indica que, diferentemente do RH, o setor cuida de processos que, em princípio, são mais burocráticos. Em princípio porque os procedimentos ganham fluidez e dinamismo depois que você aprende a como aumentar a produtividade desse departamento.
A partir de algumas medidas pontuais, é possível destravar o ritmo de conclusão de praticamente todas as tarefas desempenhadas pelo departamento pessoal. Com isso, toda a organização só tem a ganhar.
Quer saber como aumentar a produtividade do departamento pessoal do seu negócio, deixando-o muito mais objetivo e eficaz? Continue a leitura e veja algumas dicas indispensáveis!
O departamento pessoal é uma daquelas partes da empresa que trabalham muito com gestão documental. Para não se perder em meio à papelada (física ou digital), uma das primeiras ações a serem tomadas consiste na padronização dos arquivos. Para tanto, organização é a palavra-chave, impedindo que a empresa sofra alguma ação trabalhista motivada pelo descumprimento de alguma obrigação, como o recolhimento de INSS.
A padronização dos documentos também facilita a localização de qualquer arquivo, o que é fundamental para agilizar a rotina de trabalho. Afinal, nada melhor do que saber exatamente onde algo está quando se precisa dele. Além disso, a probabilidade de perda de informações diminui consideravelmente. Em suma, a padronização faz com que você elimine a bagunça.
Difícil encontrar alguma empresa de vanguarda atualmente que não utilize alguma ferramenta de gestão. A automatização de processos está ligada à crescente necessidade de as companhias aprimorarem sua eficiência operacional.
Esse, por sinal, é o caminho para que seu negócio mantenha uma posição de destaque no mercado perante as concorrentes. Com uma solução tecnológica completa, as tarefas excessivamente mecânicas passam a ser efetuadas automaticamente.
Isso não só melhora bastante a qualidade do clima organizacional como eleva a dose de credibilidade perante os clientes. No primeiro caso, os colaboradores se sentem menos pressionados a cometer erros que, algumas vezes, podem custar fortunas às empresas. Como consequência, a carga de estresse que recai sobre eles é reduzida. Concomitantemente, os funcionários também se livram de atividades repetitivas e exaustivas. A partir daí o nível de produtividade de cada funcionário aumenta.
Na segunda situação, o público consumidor tende a ser fidelizado, já que a empresa se apresenta plenamente capaz de entregar serviços à prova de falhas humanas. Vale lembrar que a conquista das metas e objetivos previstos no planejamento estratégico da empresa depende desse grau de confiança dos clientes.
Alguns gestores deixam de investir em ferramentas tecnológicas de gestão e vivenciam grandes dificuldades devido à perda de clientes. Por essas e outras razões, você deve se certificar de criar uma reserva financeira voltada a reinvestimentos contínuos no negócio. Essa é a forma mais segura de manter sua empresa em sintonia com as inovações tecnológicas que proporcionam vantagem competitiva.
Outro aspecto decisivo na melhora da produtividade do departamento pessoal reside na eficácia do monitoramento do fluxo diário de entradas e saídas dos funcionários. Se há alguns anos esse controle era bem complicado, hoje ele é facilitado pela utilização de um sistema de gestão de ponto.
Um fato a ser observado, entretanto, é que não basta introduzir o ponto eletrônico na empresa: é preciso gerenciá-lo da maneira possível. Novamente, a solução do problema se baseia na implantação de um software de gestão, o qual fica integrado ao dispositivo de ponto em si. Desse modo, você garante que a contabilização exata da carga horária de cada funcionário ao longo do mês. A importância disso se reflete no pagamento dos salários e de eventuais horas extras ou criação de um banco de horas.
Portanto, a automatização do controle de ponto eletrônico é igualmente determinante para que a empresa cumpra todas as obrigações trabalhistas. Além disso, o gestor pode acompanhar relatórios detalhados, que facilitam a identificação de anormalidades, como os atrasos frequentes de funcionários.
Importante notar que o controle recai não só no horário de entrada e saída, mas igualmente nos intervalos da jornada de trabalho. Na prática, isso possibilita verificar desvios relacionados às pausas de descanso e almoço com máxima precisão. Com todo o precioso volume de dados gerados pelo programa, basta traçar uma estratégia para amenizar os índices de absenteísmo da empresa.
Anteriormente, falamos sobre a relevância de se informar a respeito das novas soluções disponíveis no mercado. Tal busca pela inovação de processos deve se tornar um hábito, a ponto de se transformar em uma cultura. No mundo corporativo atual, os gestores sempre devem estar abertos a formas diferentes de se realizar determinada tarefa. Naturalmente, o ideal é que eles instruam os funcionários a fazer o mesmo.
Uma das formas de incentivo para que funcionários procurem atualizações é criar os meios necessários para que eles participem de congressos. Internamente, vale a pena desenvolver um cronograma de palestras e oficinas que contribuam para o aprimoramento operacional.
Esse olhar conectado ao futuro acelera a descoberta de metodologias interessantes relacionadas ao departamento pessoal, como o lançamento de um novo sistema de gestão.
Por fim, faz-se igualmente necessário aperfeiçoar a comunicação interna adotada pela empresa. Nesse aspecto, um dos segredos consiste em priorizar a máxima transparência e objetividade das informações que circulam entre os setores da organização.
Desse modo, todos os colaboradores ficarão cientes das metas e objetivos organizacionais, além do tempo esperado para que isso aconteça. Para que os funcionários ajudem a empresa a eliminar os obstáculos que impedem um crescimento consistente, eles precisam ser atualizados constantemente sobre os resultados do negócio.
No entanto, só isso não basta. É aconselhável que você, como gestor, mantenha um canal direto de comunicação para receber o feedback dos colaboradores da equipe. Muitas vezes, um dos funcionários sabe como resolver um problema aparentemente complicado por meio de uma medida simples. Se não houver autonomia para efetuar o procedimento, ele necessitará de um caminho aberto para conversar com seu superior.
Além dessas dicas sobre como aumentar a produtividade do departamento pessoal da sua empresa, você também precisa atentar às melhores práticas de RH. Uma delas se refere ao processo de atração e contratação de novos talentos para o negócio.
Que tal contratar alguns dos melhores profissionais do mercado à disposição da sua empresa? Para isso, tudo o que precisa fazer é baixar nosso guia que reúne as melhores práticas do mercado sobre recrutamento e seleção!