Controle de caixa diário e mensal: entenda a diferença

Controle de caixa diário e mensal: entenda a diferença
4 minutos de leitura

Um controle de caixa diário mal feito pode levar sua empresa à falência. Ter boas ferramentas e garantir que seja monitorado é essencial para manter a saúde financeira do seu negócio em dia e assegurar melhores resultados a longo prazo. Além disso, ele pode proporcionar bons indicadores para otimizar a tomada de decisão.

Além disso, você sabia que o controle de caixa pode ser feito com periodicidade diferente? Sim, é possível fazer controle de caixa mensal ou diário. Se você quer aprender mais sobre esse tema e como aplicar no cotidiano financeiro da sua empresa, continue a leitura e confira o conteúdo que preparamos especialmente para você.

Qual é a importância do controle de fluxo de caixa?

Seja a sua empresa grande ou pequena e independentemente do setor que atua, é fundamental contar com um bom fluxo de caixa para definir qual a necessidade de capital que deve ser usada de modo a financiar as tarefas exercidas durante algum período. 

Por meio dele você entende se o seu negócio está financeiramente saudável e se as suas atividades são capazes de sustentar as operações inerentes à empresa. Ele também favorece a análise das movimentações financeiras ao longo do tempo e contribui para melhorar o processo de decisão no planejamento estratégico.

Assim, é possível compreender alguns pontos relevantes:

  • se haverá sobra ou falta de dinheiro;
  • qual o prazo máximo que você pode oferecer para que os clientes realizem o pagamento por produtos e serviços;
  • qual a necessidade de prazo para o pagamento das contas deve-se negociar com fornecedores;
  • quando é hora de solicitar empréstimos ou pedir injeção de caixa aos sócios.

Além desses pontos, elaborar o fluxo de caixa é importante para se entender as reais condições do negócio na atualidade. Isso significa que ele serve como um raio-x da realidade financeira vivida pela empresa.

Quais são os benefícios de integrar o controle de fluxo de caixa ao planejamento?

Para ter mais controle sobre as movimentações do negócio, é importante que todas as informações sejam detalhadas e listadas de maneira padronizada. Isso pode ser facilmente realizado por um software ERP na nuvem.

Por meio dessa tecnologia as informações do fluxo de caixa se tornam integradas a diversas áreas na empresa. Setores como financeiro, vendas e administrativo, por exemplo, alimentam os dados desse sistema e integram o planejamento. Confira, a seguir, quais os principais benefícios de realizar esse processo.

Maior precisão

Por meio desse amplo conjunto de dados o seu fluxo se torna mais preciso e capaz de entregar informações relevantes como quais as entradas e saídas dos próximos dias, montante total em conta-corrente e a necessidade de prazos para pagamento e recebimento de contas. Isso pode ser usado para fazer uma estimativa média capaz de melhorar a previsibilidade financeira do negócio.

Alinhamento de pagamento e processos

O processo de integração de dados também favorece a negociação de compras de maneira eficiente. Isso ocorre porque, ao visualizar com clareza qual a receita recorrente e os recebíveis do negócio, você alinha corretamente aos prazos e valores em caixa.

Melhor controle das despesas

Ao contar com um software de gestão, você pode ter mais controle sobre os gastos do negócio e identificar possíveis furos no orçamento. Por meio dele se organizam as contas a pagar conforme o prazo e categoria. Assim, quando o vencimento se aproximar, alguns recursos de alerta são acionados e não há risco de haver atrasos que levam a juros e multas.

Como fazer o controle de fluxo de caixa?

Ter um bom controle de fluxo de caixa é importante para otimizar os resultados da empresa. Mas como monitorar as entradas e saídas do seu negócio? Quais são os passos para isso? Abaixo separamos algumas dicas que podem lhe ajudar. Confira!

Controle diário

Existem passos importantes para fazer o fluxo de caixa diário em sua organização. Por exemplo, é essencial separar as saídas e entradas que acontecem em sua empresa em categorias. Assim, você tem uma visualização prática de tudo o que está acontecendo.

Outro ponto é que no fluxo com periodicidade diária, as movimentações devem ser atualizadas todos os dias. Assim, contar com soluções e sistemas tecnológicos pode ajudar no seu trabalho. Também é possível automatizar várias tarefas que precisam ser realizadas no fluxo de caixa.

Desse modo, você é capaz de diminuir erros e focar na parte estratégica de sua empresa. Ou seja, utilizando todas as informações que o controle diário lhe proporciona, você pode definir planos para aumentar a lucratividade do seu negócio. 

Controle mensal

No caso do controle mensal, também é necessário fazer uma categorização, mas seus lançamentos acumulam todos os dias do mês. Assim, você entende o que aconteceu durante esse prazo.

Além disso, é possível fazer projeções e comparar realizado e projetado. Dessa forma, você consegue entender se os planos da empresa estão sendo alcançados, como evoluem os custos fixos e variáveis do negócio e encontrar meios de reduzir e, consequentemente, otimizar o seu negócio.

Para assegurar que o controle mensal seja realizado de forma efetiva também pode-se contar com o uso da tecnologia. Com ela, seu controle fica mais simples e eficiente, possibilitando obter resultados cada vez mais expressivos.

Qual é o objetivo do controle de fluxo de caixa?

Ter um controle de caixa eficiente na empresa é fundamental para tomar melhores decisões. Mas qual é o objetivo de ter diferentes periodicidades nesse controle? Será que você precisa fazer ambos?

Ao optar pelo diário, você assegura que sua empresa tenha uma visão mais detalhista do andamento e da saúde financeira. Assim, é possível corrigir erros de modo ágil, evitando ter grandes prejuízos. Fazer tal acompanhamento é muito relevante para planejar os próximos passos.

Já com o controle mensal você obtém uma visão mais abrangente da saúde financeira de seu negócio, consegue identificar custos desnecessários, além de perceber questões sazonais que podem prejudicar o desempenho da empresa. Ou seja, enquanto o fluxo diário proporciona uma visão micro, o mensal traz uma visão macro do negócio.

Portanto, se você quer otimizar a saúde financeira de sua organização, é essencial utilizar ambos os períodos. Assim, você obtém detalhes importantes para tomar decisões inteligentes e produtivas na empresa. Além disso, ao utilizar a tecnologia, você consegue mais eficiência nessa tarefa tão importante para o seu negócio.

Viu como é essencial fazer o controle de caixa diário e mensal em sua empresa? Com eles é possível otimizar estratégias e direcionar seu negócio para lucros cada vez mais expressivos. Além disso, você pode contar com um software para lhe proporcionar mais agilidade nessa tarefa.

Quer ter todas as novidades para aumentar cada vez mais a saúde financeira da sua empresa? Continue a sua leitura como avaliar seu cenário atual e aplicar ainda mais melhorias.

Últimos conteúdos ????

Super Kit Financeiro
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!