A contabilidade disruptiva ocorre quando o escritório consegue oferecer um serviço diferenciado e, com isso, desestabilizar os concorrentes que estavam à sua frente. Geralmente, isso acontece quando a empresa oferece um trabalho de qualidade e com um preço acessível para um público que antes não era atendido.
Sendo assim, a inovação e ampliação do segmento de atividade é uma maneira de abordar um público do mercado de baixo valor, além daqueles clientes que não são atendidos pelas grandes corporações. Quer entender melhor como aplicar esse conceito? Acompanhe!
Neste post, vamos explicar:
O que é contabilidade disruptiva?
É a capacidade de oferecer serviços diferenciados e de qualidade para clientes que não são atendidos pelas grandes companhias. É sair do tradicional e pensar “fora da caixa”. Para isso, o escritório precisa se tornar um parceiro do cliente e entregar mais valor ao serviço, sem cobrar a mais por isso.
Por exemplo: um escritório contábil realiza trabalhos de crédito tributário para grandes empresas, pois elas dão um retorno financeiro maior. As organizações de médio e pequeno porte não recebem propostas para essa atividade, pois geram menor lucro para o negócio.
Contudo, essa pode ser a oportunidade de exercer uma contabilidade disruptiva, afinal, o empreendedor é capaz de estruturar sua equipe para atender a esse público das médias e pequenas empresas. Também é possível incluir serviços para MEI, a fim de atender a um nicho de mercado que só cresce no Brasil.
O importante, nesse caso, é criar uma estratégia para oferecer preços acessíveis e conseguir ampliar a produtividade da equipe para atender a mais clientes ao mesmo tempo.
Como aplicar o conceito na prática?
Depois de compreender o que significa a contabilidade disruptiva, é hora de saber como tirar a ideia do papel:
Propósito
Essa é a verdadeira definição dos valores da empresa e dos seus objetivos, reconhecendo qual é a diferença que o escritório gera para seus clientes. Identificar o verdadeiro propósito do negócio é o primeiro passo para conseguir utilizar as estratégias adequadas para promover uma contabilidade disruptiva.
A Apple, por exemplo, foi criada com o intuito de vender design, inovação e criatividade, e não apenas computadores e smartphones. Devido ao seu propósito como empresa, ela se transformou em um sucesso no mundo inteiro.
Normalmente, quando o propósito da empresa é bem definido, ela também será mais organizada. Consequentemente, o gestor busca maneiras diferenciadas para oferecer uma oferta de valor para o público-alvo.
A contabilidade disruptiva exige que os escritórios contábeis se adaptem cada vez mais rápido às tecnologias inovadoras para gerar ganho de produtividade e eficiência.
Atração de clientes com conteúdo de valor
Investir em publicidade tradicional pode sair muito caro. Por isso, é necessário utilizar outra metodologia para atrair a atenção de potenciais clientes. Uma estratégia que está em alta no mercado é a criação de conteúdos de valor no blog da empresa.
Nesse caso, o escritório pode dar dicas sobre os diferentes regimes tributários, técnicas para armazenar os documentos de forma adequada, mudanças recentes na legislação e outros temas que possam interessar aos empresários.
Também é importante utilizar as redes sociais para divulgar o conteúdo e transmitir dicas mais simples. Ao mostrar o domínio de conhecimento, os potenciais clientes começarão a seguir as suas páginas e realizar visitas mais frequentes no blog.
Então, é preciso dar sequência à estratégia de marketing e criar mecanismos para estimular a assinatura de newsletter. Dessa maneira, o empreendedor poderá enviar e-mails para os visitantes, links de vídeos e estimular a contratação dos serviços contábeis.
Fácil compreensão sobre o serviço
O uso cada vez maior de dispositivos móveis gerou uma facilidade para as pessoas pesquisarem informações sobre as empresas. Sendo assim, o escritório contábil precisa investir em técnicas de SEO (search engine optimization ou otimização para mecanismos de busca, português) para permitir que os potenciais clientes encontrem rapidamente o site nas buscas do Google.
Além disso, o gestor deve ter uma atenção ao atendimento disponibilizado na internet. Essa mobilidade trazida pelos smartphones faz com que as pessoas tenham menos paciência para esperar por uma resposta. Logo, é necessário direcionar uma pessoa para resolver as dúvidas dos potenciais clientes e evitar comentários de insatisfação na rede.
Previsão de sucesso
As tecnologias que funcionam na nuvem, somadas às estratégias de marketing online, permitem a coleta e integração de informações sobre os atuais e potenciais clientes da empresa.
Dessa maneira, o gestor consegue identificar melhor as necessidades dos clientes e criar serviços para esse público. Logo, o escritório passa a funcionar como uma empresa focada na gestão de processos de negócios.
As informações favorecem a oferta de consultorias especializadas em resolver os principais problemas dos clientes. Se uma pequena empresa tem dificuldade para gerar mais lucro, a equipe contábil pode fazer um planejamento anual, calcular a margem de lucro adequada para os produtos e apresentar uma perspectiva para ter mais controle financeiro.
Outra maneira de gerar ganhos para o cliente é a análise do regime tributário mais adequado. Muitas vezes, a troca do modelo pode gerar economia no pagamento de impostos, sem trazer prejuízos legais para o negócio.
Como a tecnologia favorece a aplicação da contabilidade disruptiva?
Os sistemas contábeis que operam na nuvem auxiliam o gestor a gerar mais produtividade no ambiente de trabalho, por meio da unificação das informações e automação de tarefas burocráticas.
Assim, é possível atender mais clientes sem aumentar o número de profissionais, o que gera mais lucratividade para o negócio. Além disso, os dados armazenados na plataforma são úteis para a tomada de decisões estratégicas como o desenvolvimento de uma nova campanha de marketing ou a oferta de outro serviço.
A tecnologia promove a inovação na empresa e agrega valor aos serviços oferecidos. O contador consegue exercer funções complementares e ir além das obrigações fiscais. A ferramenta ainda auxilia na organização dos processos diários, no planejamento das atividades e na ampliação do portfólio de serviços.
Para tanto, é fundamental aliar conhecimento técnico com a tecnologia. Quanto mais capacitados são os colaboradores, mais diferenciais a empresa conseguirá disponibilizar para seus clientes.
Portanto, a contabilidade disruptiva envolve o uso de tecnologia, inovação e oferta de trabalhos diferenciados para os consumidores.
Quer saber como inovar no negócio? Entenda como atuar com a contabilidade sob demanda!