O que é cloud computing e como ele impacta o seu negócio?

O que é cloud computing e como ele impacta o seu negócio?
4 minutos de leitura

Cloud Computing, ou computação em nuvem em português, é um conceito que diz respeito à coleta, ao armazenamento e ao compartilhamento de informações por meio da internet. Assim, os recursos utilizados como o uso de memória, por exemplo, são virtuais.

Você já ouviu falar em computação em nuvem ou Cloud Computing, seu termo relativo em inglês? Bom, mesmo que desconheça essas designações, certamente já fez uso desse recurso no seu dia a dia — a menos que seja uma pessoa totalmente avessa à tecnologia e, convenhamos, atualmente isso é quase impossível.

A nuvem a que nos referimos aqui é um conceito. Ele deriva da utilização de servidores virtuais que se interligam por meio da internet, ou seja, permitindo que dados, informações, arquivos, documentos, entre outros, fiquem armazenados no espaço virtual, como se estivessem “nas nuvens”.

Parece muito abstrato? Então, siga conosco e entenda melhor como essa ideia pode transformar a sua empresa.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

A Cloud Computing no seu dia a dia

Se você tem um smartphone, certamente faz uso da Cloud Computing. É ela que está por trás de aplicativos como o Google Drive, por exemplo, no qual você insere arquivos e não ocupa espaço no seu aparelho. Para onde vão esses documentos? E como é possível acessá-los se não estão na memória interna do dispositivo?

Na realidade, os arquivos são depositados em servidores remotos, disponíveis 24 horas por dia. Essa é a lógica da Cloud Computing: oferecer como serviço o acesso a toda uma infraestrutura virtual, que permite o armazenamento e a consulta de informações a partir de qualquer dispositivo, seja ele um computador, um tablet ou um aparelho de celular, desde que esteja conectado à internet.

A Cloud Computing na sua empresa

Agora fica mais fácil compreender como essa solução pode fazer a diferença na realidade empresarial, não é mesmo? Se a computação em nuvem permite redução de espaço e o fim da necessidade de se solicitar uma equipe para fazer, presencialmente, os ajustes necessários para o sistema continuar funcionando, quando pensamos do sob o ponto de vista empresarial, vemos o quanto essa alternativa pode representar ganhos para uma companhia.

Em comparação com a aquisição de um servidor tradicional, os gastos que envolvem não somente a contratação do serviço como também a sua manutenção são consideravelmente maiores do que quando você recorre a uma solução em nuvem.

O motivo? Com a Cloud Computing, os valores relativos ao custo do serviço são rateados entre os diferentes clientes, o que faz com que o preço fique menor e você tenha como economizar.

Da mesma forma, os ajustes necessários são feitos no sistema de uma forma que isso não interfira na produtividade da sua empresa. Mesmo quando atualizações mais importantes são necessárias, elas costumam ser realizadas em horários de menor demanda pelos serviços e com avisos antecipados.

E isso não tem a ver somente com os servidores. Ao longo do texto você verá como essa solução traz benefícios em diferentes setores de uma empresa.

A Cloud Computing e os novos negócios

E o que dizer dos negócios que já nascem digitais? Bom, nesse caso, a Cloud Computing permite benefícios que chamam ainda mais atenção pelo potencial de crescimento que oferecem.

Entre eles podemos citar o maior poder de análise e controle de investimentos, uma vez que esse tipo de tecnologia tem permitido o surgimento de novas formas de as empresas se organizarem no dia a dia, envolvendo o planejamento e a contabilidade.

Com recursos específicos você pode modernizar as ações de sua empresa tendo a nuvem como um diferencial.

Outro benefício: o acesso a serviços em nuvem integrados, que permitem otimização de tempo para os participantes de determinado projeto. Com a Cloud Computing, duas ou mais pessoas podem realizar uma mesma tarefa ao mesmo tempo, contribuindo com sua evolução.

Isso sem citar vantagens como a segurança da informação, tão valorizada em tempos em que boa parte dos processos acontecem em ambiente virtual. A criptografia, que impede que pessoas não autorizadas tenham acesso a documentos sigilosos, surge como a solução ideal para problemas como perdas de arquivos e roubos.

A Cloud Computing na realidade de clientes e fornecedores

O fato é que, se a sua empresa não se abrir a essa modernidade, certamente ela ficará para trás. Isso porque cada vez mais empresas têm enxergado na Cloud Computing a solução ideal para desenvolverem seus processos e assim oferecerem maior qualidade em seus serviços.

Pense da seguinte maneira: uma empresa que trabalha com a Cloud Computing consegue se organizar rapidamente para responder às exigências do mercado consumidor e simplificar o relacionamento com seus fornecedores, fazendo do dinamismo seu ponto forte, enquanto outra, ainda presa a práticas tradicionais leva mais tempo para agir em virtude de não ter os processos tão aperfeiçoados.

Nesse caso, não é difícil perceber quem ficará para trás, certo? Essa talvez seja a grande questão: se hoje a tecnologia em nuvem é uma possibilidade de diferenciação, em um futuro próximo ela será obrigatória para as empresas.

Mesmo na relação com os fornecedores esse conceito traz vantagens. Pense na perda de tempo que pode ser amenizada quando você troca processos manuais por recursos que respondem de imediato.

A Cloud Computing e a gestão estratégica da empresa

No fim, o que importa realmente é a companhia investir em soluções capazes de potencializar seus resultados, ou seja, é preciso que cada investimento feito tenha como foco a questão estratégica da empresa.

É preciso se planejar para alinhar a modernidade com os objetivos do empreendimento. Isso diz respeito a fazer com que executivos de negócios e de TI unam suas forças na busca por soluções concentradas nos objetivos da organização.

Para tanto, é fundamental que o departamento de tecnologia tenha uma atuação mais consultiva, assim como a direção da empresa dê maior abertura para que soluções baseadas na Cloud Computing sejam viáveis.

Com a tecnologia em nuvem, você transfere a especialistas a responsabilidade pelo suporte, manutenção preventiva e atualizações do sistema, dando à sua equipe disponibilidade para trabalhar com foco em questões estratégicas, algo fundamental para gerar resultados.

Por fim, vale a dica: comece a pensar na Cloud Computing como uma possibilidade para otimizar os processos dentro da sua empresa. Mais do que modernidade, esse conceito pode trazer resultados para o seu negócio.

Quer saber mais sobre Cloud Computing e outras soluções para o seu empreendimento? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter para conferir outros materiais do seu interesse!

ebook-difal
banner-artigos-carga-tributaria-brasileira
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!