Tecnologia na contabilidade: inimiga ou aliada?

Tecnologia na contabilidade: inimiga ou aliada?
2 minutos de leitura

Em diferentes ramos de atividade, a atenção dos clientes está cada vez mais concorrida. Para ganhar relevância é preciso gerar proximidade por meio de um serviço consultivo com agilidade, se possível, a qualquer hora e dia da semana.

A Era da Conectividade trouxe à população em geral a necessidade desse retorno imediato e isso já se refletiu nas relações de trabalho.

Imagine, por exemplo, se pudesse disponibilizar para seu cliente o acesso às informações contábeis da empresa dele, de qualquer lugar do mundo, no momento que surgisse a necessidade? Livre dessa demanda de fornecer pessoalmente os dados, você teria mais tempo para focar em ações estratégicas que agreguem mais valor ao seu trabalho, o diferencie da concorrência e gerem mais retorno ao negócio desse mesmo cliente. A tecnologia está aí para isso.

A tecnologia na contabilidade está avançando a passos largos, permitindo uma nova forma de atuação profissional: o “contador consultor”.

Agora, vamos entender melhor como esse avanço está batendo na porta dos escritórios de contabilidade.

5 perguntas que vão te fazer aplicar a tecnologia na contabilidade

Os contadores que não acompanharem essa evolução correm um sério risco de perder relevância e clientes, junto ao mercado. Aproveito a oportunidade para fazer alguns questionamentos.

1. Quanto tempo sua equipe dedica para processos manuais?

Quanto menor for a quantidade de processos manuais, maior será sua velocidade de execução e entrega. Se considerarmos que tempo é dinheiro, esse é um tópico a ser avaliado com atenção.

2. Você já pensou em ser um cientista de dados contábeis?

Confesso que essa nomenclatura ainda não está formalizada. Mas, o que quero dizer é que, além de ter habilidade com planilhas de Excel, você precisa buscar conhecimentos em ferramentas de gestão de dados – Business Intelligence (BI) -, elaborar painéis de análises e deles extraírem orientações de negócios para os clientes.

3. Quais são seus índices de retrabalho?

Ao automatizar as atividades, a tendência é de que as taxas de erros humanos tenham uma drástica queda. Ao apresentar menos falhas, seus clientes ficarão mais satisfeitos, podendo, inclusive, indicar seus serviços para outras empresas.

4. Por que você ainda não está na nuvem?

Permita que o seu cliente tenha acesso aos dados contábeis da empresa dele, sem intermediários. Isso vai gerar proximidade entre vocês, tendo em vista a sua oferta de agilidade, segurança e precisão das informações.

No mercado, a solução Fortes Contábil Web já permite esse processo. Trata-se de um software completo para a rotina contábil, aliando os módulos contábil, pessoal e fiscal.

5. Até quando você vai desperdiçar dinheiro?

Uma das principais vantagens da automação dos processos é a redução de custos, tendo em vista a otimização da produção.

Quando se utiliza soluções corretas, a tendência é de reflexos positivos no faturamento e na lucratividade.

Se você, contador, ainda não está engajado nos avanços tecnológicos, espero que as questões acima o estimulem a reflexões produtivas. Aos que já embarcaram nas tendências, eu deixo meus parabéns. Vocês estão no caminho certo!

25 de Abril – Dia do Contabilista

Hoje, dia 25 de Abril, comemoramos o Dia do Contabilista, eu e toda equipe da Fortes Tecnologia em Sistemas parabenizamos esses profissionais que aceitam diariamente o desafio de melhorar e impulsionar o mercado contábil.

Aproveitamos também para agradecer por todos esses anos de parceria e por ter deixado a Fortes participar de cada momento profissional ajudando no crescimento dos escritórios contábeis. O seu trabalho é sinônimo de ética e comprometimento.

Essa dedicação nos inspira a sempre encontrar novas soluções e as melhores experiências em software para você! Obrigado por marcar a nossa história.

ebook-difal
banner-artigos-carga-tributaria-brasileira
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!