Confira 4 dicas para ter sucesso com o empreendedorismo na contabilidade!

O contador sempre será um grande aliado das empresas. Por isso, empreender na contabilidade é tão importante para continuar contribuindo com a economia do país.

Confira 4 dicas para ter sucesso com o empreendedorismo na contabilidade!
4 minutos de leitura

Criar uma empresa no segmento contábil tem se mostrado uma excelente oportunidade para aproveitar habilidades técnicas e empresariais. O empreendedorismo na contabilidade está se tornando cada vez mais comum por conta dos benefícios e das oportunidades de desenvolvimento que o mercado oferece.

Para sair da sua zona de conforto e comandar um negócio de sucesso, é necessário compreender mais sobre o universo empreendedor e expandir as habilidades de contabilista, incluindo os conhecimentos inerentes aos empresários. Assim, se você quer iniciar um escritório próprio ou melhorar seu negócio atual, continue a leitura e confira nossas dicas!

Qual é a importância de empreender no setor contábil?

Comandar um negócio próprio pode ser muito atrativo e oferecer grandes benefícios, principalmente no setor contábil. Com a dificuldade de encontrar boas oportunidades no mercado de trabalho, vale mais a pena contar com alguns bons clientes, do que dedicar seu tempo e esforço para empresas de terceiros. Confira, a seguir, os principais motivos para você criar ou manter seu próprio escritório contábil.

Maior liberdade

Com um negócio próprio, você poderá ter controle e autonomia, a fim de definir horários, rotina e organização de tarefas. Claro que toda essa liberdade é acompanhada de muito trabalho e comprometimento com o que foi acordado com os clientes, mas você sempre pode ter em mente que esse esforço é dedicado apenas ao seu projeto e serve exclusivamente para o benefício de sua própria empresa.

Apesar de todos os compromissos, você pode definir uma agenda para otimizar seus horários, planejando as tarefas entre os membros da equipe e usando seu tempo para as atividades estratégicas.

Controle da própria rotina

Quando se assume o comando de um escritório, quem estabelece os horários de expediente é você mesmo. Logo, pode-se ter um tipo de controle que jamais teria se fosse colaborador de outra empresa.

Isso não significa, de forma alguma, trabalhar menos que os demais membros da equipe. Inclusive, é provável que o trabalho como líder demande mais tempo, mas a questão se refere à liberdade que esse cargo proporciona.

Você pode, por exemplo, sair cedo para buscar os filhos no colégio, chegar tarde em um dia preguiçoso ou simplesmente ir para casa sem precisar justificar uma saída durante o expediente.

Possibilidade de ganhar escala

Mesmo que o seu trabalho com contabilidade seja fantástico, você é apenas uma única pessoa. Isso significa que, como colaborador, os seus ganhos são limitados pelas horas de trabalho que estão disponíveis.

Já como empreendedor, é possível desenvolver um modelo de negócios eficiente, contratar novos funcionários, treiná-los para implementar sua metodologia e, assim, ampliar seus ganhos de escala.

Como ter sucesso com o empreendedorismo na contabilidade?

Empreender é um grande desafio para todos, principalmente quando se está em sua zona de conforto. Para que qualquer negócio tenha sucesso, é preciso ter empenho e dedicação, a fim de manter a empresa em constante crescimento. Veja, a seguir, as melhores práticas para atingir grandes resultados nesse setor.

1. Desenvolva competências gerenciais e comerciais

Mesmo que seu trabalho com contabilidade seja impecável, para o negócio decolar, é necessário muito mais do que conhecimentos técnicos específicos. Investir um tempo para ganhar habilidades gerenciais e comerciais é fundamental para conquistar uma visão de empreendedor e conseguir tomar decisões estratégicas para a empresa.

Um bom começo é iniciar a pesquisa por conteúdos gratuitos na internet. À medida que se aprofunda em determinadas áreas, você pode seguir para materiais pagos e focados em suas necessidades.

2. Identifique os desafios do setor

Você sabe por que as pessoas pagam por serviços? Existem várias teorias e definições para isso, mas a mais simples delas é que os indivíduos precisam de terceiros para atender às suas necessidades e as compensam por meio de pagamento.

Desse modo, identificar os desafios e demandas do seu setor permite estabelecer as soluções que seu negócio oferece e, assim, como você se diferencia dos concorrentes. Pensar no que seu nicho precisa significa estar com tudo pronto para atender às dores do seu público e ficar um passo à frente dos demais.

3. Busque diferenciação da concorrência

Criar soluções inovadoras não é a única forma de diferenciação. Geralmente, realizar um trabalho simples e bem feito já representa um grande diferencial. Isso significa ter um atendimento cordial, cumprir bem os prazos e prestar contas para os seus clientes quanto a tudo que foi realizado em prol de cada um deles.

O primeiro passo para a diferenciação é fidelizar os atuais consumidores com um trabalho de excelência. Depois, você pode pensar em buscar novos demandantes com o uso de publicidade digital, produção de conteúdo e presença online de sua marca.

4. Faça um planejamento financeiro

Contar com um bom planejamento financeiro pode ser um fator-chave para o sucesso do seu projeto. Saber onde o dinheiro está sendo aplicado, quais são as receitas disponíveis, no que é importante investir e como estão os custos do negócio é fundamental para que a empresa cresça no longo prazo.

Portanto, faça um planejamento financeiro claro e honesto das condições atuais. Contar com soluções tecnológicas para isso pode ser uma ótima ajuda nesse controle, principalmente por conta de relatórios e indicadores que ajudam no processo de decisão.

Como a tecnologia pode ajudar?

As mudanças causadas pela transformação digital fizeram com que toda a organização interna das empresas fosse reformada. Isso significa que agora os líderes contam com mais informação, atualizada em tempo real, para tomar decisões e avaliar o desempenho de toda a equipe, além de otimizar as tarefas diárias.

Sistemas mais eficientes

Não importa o quão bem treinada seja a sua equipe se o sistema não funciona. O trabalho em um escritório contábil depende diretamente do acesso às informações da empresa e do fluxo de dados mensal.

Além de lidar com sistemas e sites ineficientes, como na hora de declarar impostos e enviar dados ao governo, sua equipe não precisa de um software lento, que trava e atrapalha as atividades mais simples. Por isso, um sistema eficiente, com informações e módulos integrados, automatizando as tarefas, é fundamental para ganhar escala e conseguir atender todos os que confiam no seu negócio.

Maior organização de dados

Boa parte do trabalho contábil envolve registros, tributos, declaração e demais documentos importantes para os clientes. Por isso, conseguir organizar tudo e armazenar as informações é crucial, a fim de que o escritório conquiste respeito e confiabilidade.

A análise de dados também é essencial para a tomada de decisão interna, para criar métricas de desempenho e verificar as condições financeiras do negócio. Assim, contar com a tecnologia é indispensável para qualquer negócio obter um alto desempenho. 

Para atingir sucesso com o empreendedorismo na contabilidade, é preciso contar com parceiros de confiança, como a Fortes Tecnologia, para otimizar seus processos de gestão e relacionamento com o cliente. Além do sistema ser fácil de usar, ele permite a integração com outras plataformas e contribui para a automação contábil, bem como o aumento da produtividade de toda a equipe.

Viu como você pode melhorar o desempenho do seu escritório? Então, entre em contato conosco e confira como a Fortes Tecnologia pode ajudar!

Últimos posts ????

ebook-difal
banner-artigos-carga-tributaria-brasileira
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!