7 formas de empreender na contabilidade

7 formas de empreender na contabilidade
4 minutos de leitura

Se você pensa em ter o seu próprio escritório contábil, deve ter em mente que estar bem informado sobre as tendências do mercado é algo indispensável. Caso contrário, tudo o que vai conseguir é ficar para trás da concorrência — e, convenhamos, não é isso o que você quer, não é? Mas então, como empreender na contabilidade?

Neste artigo, vou te mostrar 7 formas para empreender que você poderá utilizar para aprimorar o seu negócio. Continue a leitura e entenda também a importância de acompanhar as tendências da contabilidade.

Por que acompanhar as tendências da contabilidade?

Para entender como empreender na contabilidade é preciso dar atenção para as tendências desse mercado. Ao compreender os pontos atuais e relevantes da área, será possível desenvolver estratégias eficazes e, assim, alcançar resultados que sejam mais vantajosos para o seu negócio.

A começar, você deve levar em conta que os clientes de hoje estão mais exigentes e buscam por serviços de contabilidade que sejam personalizados. Por isso, invista em encontrar diferenciais para a sua empresa contábil, como oferecer serviços de assessoria, apresentar novas formas de organizar e entregar os arquivos etc.

Também é importante marcar presença nas redes sociais para interagir e conquistar novos clientes. Para isso, crie um site ou um blog com o intuito de disponibilizar conteúdos de interesse para o seu público-alvo. Além disso, mantenha-se a par das novas ferramentas tecnológicas que você poderá usar para facilitar e agilizar o desenvolvimento do seu trabalho.

Como empreender na contabilidade?

Depois de conhecer as tendências da área da contabilidade, vou apresentar 7 dicas fundamentais para você definir um modelo contábil para a sua empresa. Continue a leitura e confira!

1.     Identifique oportunidades do mercado

Você é capaz de imaginar um empreendedor passivo, esperando tranquilamente uma ideia brilhante cair em seu colo? Isso não combina com o perfil de um empreendedor que se preze, não é? Para ter sucesso e crescer no mercado, o Contador que decidiu empreender deve manter ligado o seu radar e atentar-se ao que ocorre em seu entorno, inclusive analisando a concorrência direta e indireta.

Só com essa atitude será possível identificar as oportunidades do mercado e compreender as demandas que ainda não estão sendo atendidas na área. Enxergar as brechas e satisfazer necessidades específicas dos clientes pode ser o diferencial que o se escritório contábil precisa para crescer no setor.

2.      Tenha um plano de negócio

A competitividade na área contábil exige a necessidade de estruturar muito bem o seu empreendimento. Para isso, é essencial contar com um bom plano de negócio. Esse documento serve como uma espécie de roteiro, apresentando informações sobre:

  • público-alvo;
  • serviços oferecidos;
  • planejamento de marketing;
  • segmentação de atuação, entre outros.

Além disso, o plano de negócio deve responder outras questões importantes relacionadas ao seu empreendimento, como a prestação de serviços online ou de forma presencial, quantia necessária para o investimento inicial, meta mensal de lucro etc. Ter todos esses pontos definidos é fundamental para guiar o seu negócio no caminho certo.

3.     Especialize-se em um nicho

A segmentação é uma tendência que cresce no mundo. Definir um nicho específico para atuar permite que você seja visto como uma autoridade no assunto e ganhe mais pelo serviço prestado. Por isso, mesmo que você esteja atuando hoje como generalista, considere buscar um nicho de atuação para o seu escritório contábil. Para isso, reflita sobre:

  • conhecimento sobre determinado segmento;
  • interesses e paixão por um nicho específico;
  • desejo de aprender sobre certo assunto da sua área;
  • grupo de clientes predominantes que você atende em seu escritório;
  • problemas em comum dos clientes.

Quando você se torna um especialista em determinado nicho, os clientes que buscam a contabilidade vão pensar duas vezes entre escolher apenas quem oferece o menor preço ou quem tem autoridade sobre o assunto.

4.      Pense como empreendedor

Um erro comum para quem é um Contador que está começando seu próprio negócio é se esquecer da sua posição de empreendedor e dar uma atenção maior às suas habilidades técnicas. Além de executar as tarefas do seu escritório, é importante dedicar um tempo para cuidar de aspectos relacionados à gestão, planejamento e liderança. Ter uma atitude empreendedora pode ser o diferencial para alavancar a sua empresa e a empresa do seu cliente.

5.     Tenha bons parceiros

O primeiro passo para encontrar bons parceiros é pesquisar e estudar o mercado, pois assim será possível conhecer e identificar quais empresas que tem ideais e objetivos compatíveis com os seus. Para isso, avalie a cultura, as experiências, os conhecimentos e apresente a proposta para uma possível parceria.

Seja um prestador de serviço, seja um pequeno empreendedor, mostre as vantagens de tê-lo como Contador. Ressalte os benefícios de contar com a dedicação e um acompanhamento bem-feito das finanças, orientação especializada e ter menos burocracias.

6.     Seja comprometido com seus clientes

O comprometimento com o cliente é um aspecto muito importante para qualquer tipo de empreendimento. Na contabilidade, isso se traduz em prestar atenção aos acordos fechados na proposta de serviços, respeitando as regras e os prazos para fazer o envio de todos os documentos solicitados.

Afinal, o cliente também tem suas próprias demandas que precisa atender e ter esse comprometimento vai garantir que ele tenha confiança no serviço prestado. Outra vantagem em obedecer todos os acordos é evitar uma série de saias justas e receber de brinde uma má reputação.

7.     Crie bons relacionamentos

Diante das semelhanças entre os escritórios contábeis e os profissionais que neles atuam, o relacionamento com o cliente pode ser o diferencial competitivo para o seu negócio. Oferecer um atendimento humanizado, mostrar que conhece as necessidades do negócio do cliente e apresentar as melhores soluções para que ele possa superar os desafios do mercado pode ser encarado como uma maneira de personalização de serviço.

Gostou das dicas sobre como empreender na contabilidade? Para colocar em prática e ter um diferencial no seu escritório, lembre-se que é fundamental ter um planejamento estratégico que permita direcionar as suas ações, ok?

Para não ficar de fora das novidades do mundo da contabilidade, assine nossa newsletter e receba conteúdos úteis como este diretamente em seu e-mail!

Não perca mais nenhuma novidade!

Não perca mais nenhuma novidade!


Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo e marketing digital.