Como fazer a captação de clientes para empresas de contabilidade?

Como fazer a captação de clientes para empresas de contabilidade?
4 minutos de leitura

A tarefa de captação de clientes para contabilidade exige muita proximidade e entendimento do negócio de um cliente ou prospect. Conhecer o empreendimento alvo da prospecção aumentará as chances de conversão e de uma parceria duradoura. Um grande catalisador em todo esse processo certamente é o uso adequado da tecnologia em prol da intenção de trazer novos clientes.

Neste artigo, você verá exatamente quais são essas recomendações. Ao lê-lo, você entenderá a importância de estar atento às tendências do mercado de contabilidade. Saberá, ainda, as diferentes maneiras de executar um processo de captação de novos clientes e, assim, poderá traçar as melhores estratégias para o seu escritório. Pronto para a leitura? Então, vamos lá!

Qual é a importância de estar sintonizado com as tendências na área da contabilidade?

Todo escritório de contabilidade que deseja expandir sua carteira de clientes precisa estar sintonizado com as principais tendências de seu mercado. A razão para isso é que muita tecnologia está sendo inserida no processo e cada vez mais o mundo digital entra em cena. Ficar alheio a isso pode resultar em perda de competitividade mercadológica.

Nesse sentido, vale muito a pena que os contadores consigam utilizar esses recursos a seu favor. Em especial no ramo da contabilidade, a comunicação se faz necessária por um aspecto extremamente particular: a pluralidade dos clientes no escritório. Normalmente, um contador atende diversos ramos de atividades e estar a par de todos eles se torna um grande desafio.

É superando exatamente esses obstáculos que as chances de crescimento aparecem. Quanto mais próximo o profissional de contabilidade estiver de seu cliente, maiores serão as chances de retê-lo e de ser indicado por ele. Para isso, é essencial entender a atividade desempenhada pela empresa parceira e tentar contribuir ao máximo. A tecnologia pode ajudar nesse entendimento e na consequente aproximação.

Como efetuar uma captação de clientes para contabilidade de modo eficiente?

Acompanhe as principais dicas de como fazer um bom processo de captação.

Estude sua persona

Muitas pessoas confundem persona com público-alvo. Esse é um equívoco que deve ser desmistificado e prontamente esclarecido. Isso fará com que uma estratégia de captação tenha muito mais efeito em suas pretensões.

Quando se especifica uma faixa etária, por exemplo, define-se um público-alvo. A persona é diferente, pois ela representa um perfil semifictício de um cliente ideal. Tem nome, idade certa e, provavelmente, vários outros detalhes pertinentes ao processo de captação.

Assim, falar com a persona torna-se muito mais eficiente do que falar com o público-alvo. Comunicar-se com todos é quase a mesma coisa que falar com ninguém. Já uma comunicação direcionada pode ter resultados extremamente vantajosos. Portanto, trate logo de definir a persona do seu escritório de contabilidade.



Segmente seu mercado

Após definir sua persona, é importante saber em qual ramo seu escritório atuará. O nome desse procedimento é segmentação de mercado, que é referente a escolher um determinado nicho mercadológico.

Segmentar sua atuação é especialmente eficiente no processo de captação online. Escolhendo, por exemplo, unicamente pelo ramo de restaurantes, pode-se otimizar os procedimentos de trabalho no interior do escritório, ganhando muita eficiência. Processos redundantes podem se tornar automáticos e trazer uma produtividade muito maior.

Caso a segmentação se dê em mais um nível, o atendimento pode se tornar ainda melhor. Imagine atender somente pizzarias dentro do ramo de restaurantes. Toda vez que uma nova empresa for abordada, é possível recorrer a uma estratégia já usada e de comprovado sucesso. Além disso, podem ser apresentados cases de sucesso que ajudarão no processo de obtenção de um novo cliente.

Use o marketing digital

Ao falar sobre as captações de clientes de modo online, o marketing digital não pode ser deixado de lado. Ele é essencial nessa tarefa e poderá fazer com que muitos clientes novos façam parte do seu escritório.

Para que isso ocorra, é necessário ter conhecimento acerca das ferramentas disponíveis. Podem ser utilizadas as redes sociais, o e-mail marketing e as mídias pagas. O ideal é traçar uma estratégia inicial e executar ações de acordo com o planejado inicialmente.

O meio virtual oferece grandes oportunidades, e empreender nessa área pode tornar seu negócio escalável. Considere entrar em contato com profissionais desse ramo para fazer uma consultoria e, se fizer sentido para seu escritório, não hesite em contratá-los e traçar uma estratégia para efetuar a captação de clientes.

Mensure seus resultados

Essa etapa deve ser implementada em toda e qualquer iniciativa de captação de clientes. No entanto, o uso de métricas se revela especialmente útil no ambiente digital, pois as ferramentas usadas oferecem a possibilidade de medir toda e qualquer ação tomada. Tudo é metrificável!

Assim, foque em medir as estratégias para avaliar o seu desempenho. Somente dessa forma é possível reforçar as atividades que se mostram eficazes e corrigir (ou suspender) ações que não têm tanto retorno assim.

O significado desse tipo de atitude é valorizar as campanhas de aumento da base de clientes que apresentam maior retorno sobre o investimento (ROI). Isso permite tornar o direcionamento dos gastos muito mais eficientes. Assim, pode-se rebaixar cada vez mais o custo de aquisição de cada novo cliente que vier a fazer parte da carteira de seu escritório.

Agregue valor ao seu serviço

Esse é um dos pontos mais importantes, não só de uma estratégia de captação de clientes, mas também de sucesso no médio e longo prazo. Quando um prospect chega finalmente ao escritório, deve ser mostrado a ele todo o valor que seus serviços podem ser capazes de agregar ao negócio dele.

Isso pode ser feito por meio da demonstração do sucesso de outros clientes da carteira, pela exposição dos serviços ofertados e, por fim, como isso pode impactar positivamente seu negócio. Empenhe-se em fazer com que o possível cliente entenda o valor que você entrega e possivelmente mais uma parceria de longo prazo será firmada.

Escritórios de contabilidade que investem em novas tecnologias têm mais eficiência nos processos e se destacam diante dos concorrentes.

Assim, fazer a captação de clientes para contabilidade se torna um processo muito mais ágil, produtivo e eficiente. As ferramentas e técnicas de aumento de carteira de clientes estão disponíveis a todos. Certamente, aqueles escritórios que melhor a utilizarem terão larga vantagem competitiva no mercado.

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