Você já se perguntou como ter credibilidade profissional no segmento contábil, principalmente com as mudanças no mercado e o avanço da tecnologia e redes sociais?
O mundo dos negócios está cada vez mais competitivo e na área contábil não é diferente. A Contabilidade é uma profissão que vem sofrendo mudanças significativas ao longo dos anos, passando de uma contabilidade mais conservadora, estruturada e pragmática, para uma contabilidade mais disruptiva, inovadora e tecnológica.
Levando em consideração todas estas transformações sofridas pela sociedade em termos estruturais; na forma de fazer negócios; no processo de compras e vendas como um todo que ocasionaram na modificação da forma como se prestam os serviços contábeis, faz-se necessário que o profissional esteja em busca de sua credibilidade no mercado, o que não é uma tarefa fácil, principalmente no início da carreira.
Pensando nisso, eu propus mostrar neste artigo a importância da credibilidade profissional na contabilidade. Vamos entender no conteúdo se é possível conquistá-la nos momentos iniciais da profissão, bem como, algumas dicas e erros que podem auxiliar e atrapalhar, respectivamente, neste processo.
A importância da credibilidade profissional na contabilidade
Atualmente as compras dos serviços contábeis são mais voltadas para empresas disruptivas, inovadoras, tecnológicas e com padrão mais jovial, assimilando-se a cultura Google, LinkedIn etc. Estar acompanhando o movimento que o mercado vem realizando é essencial para que um serviço de qualidade e confiança possa ser oferecido.
Na hora de fechar o negócio, um dos principais aspectos que muitos clientes buscam é a credibilidade que aquele profissional ou escritório possui. Seja através de buscas nas redes sociais, em sites ou através de indicações de amigos (a famosa cultura boca a boca). O que o cliente precisa é de um profissional capacitado e que transmita confiabilidade.
Por isso, é de extrema importância que o contador se comprometa com a imagem que está sendo passada para os clientes de sua carteira, bem como aqueles potenciais. É indispensável que o profissional contábil entenda o novo perfil que vem sendo traçado pelas mudanças e avanços tecnológicos, para que assim, continue transmitindo a credibilidade técnica que a contabilidade exige, mas sem deixar de lado o atual posicionamento de inovação. O importante é manter sempre o equilíbrio entre ambos.
É possível ter credibilidade mesmo sendo iniciante?
Antigamente, para avaliar se determinadas empresas e profissionais contábeis possuíam credibilidade no mercado, levava-se em consideração o tempo e experiências na área. Contudo, a nova forma de consumir essa contabilidade mais disruptiva e inovadora, faz com que os profissionais, mesmo sendo iniciantes, consigam passar credibilidade, conquistar mais clientes e galgar mais espaços.
É completamente possível e necessário que os profissionais contábeis busquem ter crédito no mercado, para que dessa forma possam expandir seus negócios. Todavia, precisam munir-se de conhecimento técnico continuamente, construir uma boa rede de relacionamentos, desenvolver capacidade de comunicação e negociação, adotar visão estratégica, ter foco e disciplina, além de utilizar a tecnologia ao seu favor.
Os passos iniciais que serão percorridos pelo profissional serão cruciais para determinar o seu sucesso no futuro, e essa jornada deve ser atravessada aos poucos e de forma assertiva. Sendo assim, trouxe a seguir, 7 dicas para auxiliar no processo de conquista da credibilidade profissional na área contábil.
7 dicas para ter credibilidade profissional no início da carreira contábil
Você está interessado em saber como ter mais credibilidade no seu trabalho? Então confira essas dicas!
1 – Domínio generalista da técnica
Ter o domínio generalista é saber os assuntos básicos da área contábil, fiscal e trabalhista. Ou seja, ter noção das alíquotas dos principais impostos e contribuições, saber dos regimes de apuração, ter conhecimento dos encargos incidentes sobre folha de pagamento, saber das principais demonstrações contábeis, etc.
2 – Busca pela especialidade
Faz-se necessário que o profissional se posicione enquanto especialista em alguma área, para que obtenha destaque e autoridade no seu ramo de atuação, garantindo desta forma mais credibilidade no mercado.
3 – Clareza do planejamento de carreira
De nada adianta ter especializações em várias áreas se você não sabe o quanto aquilo agrega na sua construção enquanto profissional. Logo, ter um planejamento da carreira faz com que você tenha clareza dos passos que precisa seguir para ter mais credibilidade.
4 – Estruturação de um posicionamento
A estruturação do posicionamento pode vir através das redes sociais, da constituição de uma marca pessoal que transmita a segurança e credibilidade que o mercado exige, levando sempre em consideração a ideia do profissional disruptivo e inovador.
5 – Utilização das redes sociais
É notável a importância da utilização das redes sociais no mundo dos negócios nos dias atuais, independentemente da área de atuação.
Ferramentas como o Instagram, Facebook e LinkedIn, auxiliam na criação de visibilidade e atração de novos clientes, conseguindo desta forma fornecer mais credibilidade e autoridade para o seu discurso.
Sendo assim, é recomendável que este meio seja utilizado de forma estratégica através de um bom investimento em marketing.
6 – Parcerias com outros contadores e criação de rede de networking
Cultivar contatos e possuir uma rede de parcerias com outros profissionais da área contábil é essencial para suprir qualquer tipo de carência técnica que você possa ter momentaneamente.
Dessa forma, evita que potenciais clientes sejam perdidos, especialmente no início da carreira. Além disso, a criação de uma rede de networking confere confiabilidade, acesso às oportunidades e fortalecimento da rede de relacionamentos, contribuindo para a expansão dos negócios.
7- Aprimoramento constante
A busca constante pelo conhecimento é essencial para oferecer um serviço de qualidade. Portanto, buscar novos cursos e orientações de professores e mentores, se atualizar frente às legislações vigentes que mudam constantemente, dominar ferramentas tecnológicas e buscar novos assuntos e informações do mundo contábil, garante melhores resultados e práticas de mercado.
3 principais erros que fragilizam sua credibilidade profissional
Assim como algumas atitudes podem te trazer mais credibilidade profissional, outras podem arranhar sua imagem perante o mercado. Confira alguns erros que devem ser evitados!
1 – Fingir capacidade técnica para fechar contratos
O profissional contábil sempre deve conferir ética aos serviços oferecidos, avaliando seus limites e determinando o que está ou não ao seu alcance.
Quando o contador não possui capacidade técnica necessária para execução dos serviços solicitados pelo seu cliente, deve-se procurar uma rede de relacionamentos para auxiliar no processo, tendo em vista que a mesma permite a troca de experiências e conhecimento nos assuntos em que não há total domínio.
É antiético e desonesto aceitar oportunidades nas quais não se tem domínio técnico e meios para executá-las, sem falar que distancia o profissional da aquisição da tão sonhada credibilidade.
2 – Fechar os olhos para outros conhecimentos
Além da formação técnica, é indispensável que o profissional busque aprimoramento em outras áreas de conhecimento como: vendas, marketing, relacionamento pessoal e interpessoal, inteligência emocional, desenvolvimento de habilidades comportamentais, programação neurolinguística (PNL), etc.
O conhecimento nestas áreas vai se agregar a todo conhecimento técnico que você já possui enquanto profissional contábil, garantindo desta forma a oferta de um serviço de qualidade, inovador e confiável.
3 – Não trilhar um caminho que respeite a sua singularidade
No momento em que vivemos, no qual cada vez mais as pessoas buscam apenas reproduzir o que outras pessoas de sucesso fazem, buscar sua singularidade fará total diferença na sua carreira.
Os profissionais possuem diferentes formas de realizar seu trabalho, cada um com suas particularidades e especificidades. Buscar autenticidade e forma diferenciada de atuação, sem imitações e sem ultrapassar etapas respeitando o processo, permite que você conquiste seu espaço pautado nos seus sonhos e objetivos.
Lembre-se, se inspirar em alguém é diferente de copiá-lo!
Como vimos ao longo deste artigo, o profissional contábil iniciante deve estar sempre em busca contínua pela construção e manutenção da sua credibilidade no mercado, através de uma boa comunicação e posicionamento frente às mídias sociais.
É preciso se desenvolver e se aprimorar para além do conhecimento técnico, praticando networking, sendo proativo, determinado e focado, traçando plano de carreira e planejamento estratégico, sempre respeitando seu tempo nesta caminhada.
Portanto, o desenvolvimento destas habilidades nos momentos iniciais da carreira do contador são cruciais para conquistar a confiança no mercado, pois, mesmo sendo jovem no seu ramo de atuação, a confiança e qualidade dos serviços oferecidos contam muito mais do que quantidade e tempo de experiência.
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