Como elaborar um plano de carreira na contabilidade para 2022?

Como elaborar um plano de carreira na contabilidade para 2022?
4 minutos de leitura

Um novo ano traz sempre consigo aquele sentimento de recomeço, não é verdade? E considerando o contexto atual, além de um universo de possibilidades, é ainda mais natural desejarmos um novo projeto para a nossa carreira. Por isso, para que esse projeto se torne algo concreto e alinhado aos seus objetivos, é fundamental que seja criado um plano de carreira.

Quando você direciona e organiza os seus objetivos, consegue enxergá-los com muito mais clareza, se sentindo motivado(a) e comprometido(a) para alcançá-los. 

Então, vamos aproveitar esse clima de começo de ano e conversarmos mais sobre isso? Continue a leitura e entenda mais sobre esse planejamento.

O que é um plano de carreira?

O plano de carreira é um guia completo onde você coloca todos os seus objetivos e metas atuais, questões que irão te direcionar em todas as ações necessárias para a sua evolução e crescimento profissional.

Na Contabilidade não poderia ser diferente. Mesmo sendo empreendedor, celetista, estudante ou até mesmo um recém formado, elaborar o seu plano de carreira te trará inúmeros benefícios e te ajudará a construir uma carreira promissora na área.

E por onde você pode começar e como ele deverá ser feito? Elenquei alguns passos para você praticar e garantir que tudo dê certo. Vamos lá?

6 passos para fazer o plano de carreira na contabilidade

Fazer um plano de carreira na contabilidade não é algo difícil, aliás é bem parecido para qualquer área de atuação. Mas é importante ter disciplina, clareza, compreensão e até mesmo um pouco de investimento.

1. Compreender o cenário atual

Analisar o cenário atual é o primeiro passo para a construção do seu plano de carreira em 2022. Por isso, é importante avaliar os pontos principais da sua vida profissional, considerando: 

  • ocupação atual: como você se sente na organização e no cargo em que assume atualmente?
  • Você se sente feliz ou pelo menos satisfeito com ela?
  • O que você mais gosta de fazer no dia a dia do seu trabalho?
  • O que você menos gosta de fazer?
  • Como você se sente voltando para casa depois de um dia de trabalho?

Após responder essas perguntas, muitas reflexões podem vir à tona. É importante anotar tudo para que não deixe as idéias escaparem, isso trará clareza. 

2. Definir prazo

Todo sonho passa a ser um objetivo quando temos uma data definida para acontecer. É exatamente este passo que te guiará para os próximos passos.

Quando você define uma data, você acaba criando um senso de urgência que o ajudará a cumprir com as metas diárias. Essas metas podem ser estudos, reserva financeira, leituras, eventos, etc.

3. Definir  o seu projeto

Das diversas ideias que hoje você possui, chegou a hora de escolher quais desses projetos você vai dedicar energia e foco.

Estudos comprovam que ao dedicarmos energia, foco e concentração para uma única coisa, a probabilidade de que aconteça se torna ainda maior.

É comum almejarmos várias coisas durante a nossa trajetória, mas se dentro do seu tempo e rotina que é bastante intensa, você distribuir energia entre vários projetos distintos, correrá o grande risco do que acontece com uma grande parte dos profissionais: trabalhar dia após dia e não conseguir chegar no final de nenhum deles.

Além dessa perda de tempo, isso também gera um cansaço físico e mental ainda maior

Por isso, sempre se pergunte: – O que é importante e prioridade para mim neste momento?

Cumprido esta etapa tão importante, chegou o momento de se comprometer com o processo, afinal o maior desafio não é começar, mas sim manter uma continuidade e vivenciar toda a trajetória desse objetivo até ele se tornar real.

Você está comprometido(a)?!

4. Elimine hábitos ruins para esta nova etapa

Um aspecto essencial no sucesso da carreira e projeto de qualquer profissional é a rotina. E ela traz consigo uma série de hábitos, sejam eles ruins ou bons. Sempre que possível é importante avaliar quais hábitos te ajudam ou te afastam dos seus objetivos. 

Por exemplo, se você tem o objetivo de fazer um intercâmbio para aprender um novo idioma e assim conquistar um emprego melhor, seria interessante investir dinheiro em uma poupança ou um curso preparatório, ao invés de gastar com algo que não acrescentaria. 

O seu projeto depende da sua decisão para tornar-se real. 

5. Se comprometa com outra pessoa

Quando você se compromete com outra pessoa, o processo se torna mais leve e prazeroso, e ainda te ajuda a não desistir no caminho.

Pois assim você passa a ter um compromisso sério com outra pessoa.

Para que não fique confuso, não pense que se comprometer se trata exatamente de um relacionamento amoroso. Mas sim de qualquer pessoa que possa te ajudar a seguir seus sonhos: amigos, familiares, professor, líder, gerente, etc.

E aí? Com o quê você gostaria de se comprometer?

6. Tenha um mentor

Mas afinal, o que é um mentor?

Mentor é a pessoa que possui experiências e habilidades que te ajudarão a alcançar o seu objetivo atual, resultando em ações direcionadas e assertivas, te guiando ao resultado esperado e possibilitando que você faça menos esforços.

O mentor tem um papel fundamental na execução dos seus projetos. Tudo isso porque você passará a ter mais clareza sobre como chegar ao seu objetivo, errando menos e direcionando as ações de uma forma muito mais inteligente.

Quem poderá te guiar nesta jornada ou na área que você deseja se especializar? Escolha aquele mentor que você admira, confia e que você gostaria de compartilhar dos seus projetos.

Atitudes que você deve evitar para ter sucesso no plano de carreira em 2022

E se você almeja realmente ter sucesso em 2022 na sua carreira contábil, deve evitar algumas questões, como:

  • alimentar o medo do erro e do julgamento: prepare-se no bastidor e coloque o foco sempre no outro, isso evitará que você alimente o medo “do que as pessoas irão pensar”;
  • focar apenas no conhecimento técnico: quanto mais o mercado evolui nos aspectos voltados para tecnologia e automação, maior a necessidade de focarmos no relacionamento, exigindo assim mais domínio em habilidades comportamentais que complementam a sua atuação;
  • não se atualizar e se especializar: o mercado tem evoluído rapidamente. As empresas estão buscando cada vez mais profissionais especializados no segmento e área de atuação, aprenda e conheça todas as áreas, mas lembre-se de escolher aquela que você deseja se especializar, e foque em estudar. 

E então? Este conteúdo te ajudou? Agora é colocar a mão na massa e vivenciar um 2022 ainda mais próspero.

Vamos juntos nesta jornada?

Últimos posts ????

ebook-difal
banner-artigos-carga-tributaria-brasileira
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!