Comunicação assertiva para contadores: 7 dicas para desenvolvê-la

Comunicação assertiva para contadores: 7 dicas para desenvolvê-la
4 minutos de leitura

Quem se comunica bem vende mais, tende a construir boas relações, estabelecer parcerias e consequentemente gerar novos negócios. E é por isso que neste post vamos falar de comunicação assertiva.

Estudos realizados pela consultoria Accenture Brasil (2018) reforçam que 75% da nossa força de trabalho está relacionada às soft skills (habilidades comportamentais) e a comunicação é uma delas.

Mas como desenvolver essa habilidade tão desejada por muitos e utilizada por poucos de forma eficaz? Será que é uma habilidade nata ou ela pode ser desenvolvida?

Continue a leitura para saber mais!

O que é comunicação assertiva?

A comunicação assertiva pode ser definida como uma habilidade onde o emissor, ou seja, quem está emitindo a mensagem, consegue se direcionar ao receptor, nesse caso quem recebe a mensagem, de forma clara, direta e objetiva.

Desta forma, a mensagem é entregue com eficácia, minimizando ruídos na comunicação, garantindo a assertividade nas relações e outros benefícios que iremos falar um pouco mais adiante.

Qual a importância da comunicação assertiva para o contador?

Se pudéssemos analisar de uma forma mais específica e direcionada para o mercado contábil, de que forma a comunicação assertiva é necessária para os profissionais da área? Ou melhor! Em um escopo muitas vezes técnico e processual, se faz necessário desenvolver uma boa comunicação?

A resposta para estas perguntas muito provavelmente você já deve ter. A verdade é que olhando na perspectiva atual das nossas relações no mercado, tem-se exigido cada vez mais uma postura protagonista do contador ou contadora. 

Sendo dessa forma, espera-se mais segurança, posicionamento, domínio na sua área de atuação e principalmente habilidade para compartilhar as informações necessárias com o seu cliente, ofertar os seus serviços e conseguir demonstrar a sua proposta de valor, ampliando assim, a possibilidade de novos negócios.

5 dicas para desenvolver a comunicação assertiva

Ter uma comunicação eficiente, exige um pouco de treinamento comportamental, mas ao praticar todos os dias, logo se torna natural e transformador.

Algumas dicas importantes para esse processo, são:

1. Empatia 

Define-se empatia como a capacidade de colocar-se no lugar do outro, para isso é preciso conhecer os detalhes do universo do seu cliente para que cada vez mais possa estreitar laços nesta relação, falar a mesma linguagem e conseguir gerar muito mais conexão. 

Evitar usar termos técnicos durante uma conversa com o seu cliente é uma excelente forma de começar.

2. Escuta ativa

Muitos acreditam que comunicar-se bem é falar mais, mas pelo contrário, se comunicar é saber o momento certo para falar. A escuta ativa é uma estratégia fundamental para demonstrar valor, e respeito pelo próximo.

Existe uma frase que gosto muito de mencioná-la: damos valor às pessoas na mesma proporção que escutamos elas.

Você tem parado para ouvir o seu cliente?

3. Domínio sobre o assunto 

Como uma profunda amante do conhecimento, acredito que ele nos empodera, nos fortalece, nos mantém seguros para exercer aquilo que sabemos. E é exatamente isso que precisamos fazer para nos expressarmos bem. 

Segundo pesquisas da Universidade da Califórnia, conduzidas pelo professor Albert Mehrabian (L.A – EUA), existem três elementos fundamentais da comunicação, e um destes elementos é o conteúdo

Em torno de 7% do que você fala, está na estrutura e conteúdo da informação. Para que a sua comunicação seja cada vez mais assertiva você deve conhecer com profundidade o assunto que irá compartilhar, caso contrário, poderá demonstrar superficialidade no seu discurso, minimizando a conexão com quem está recebendo a mensagem, o receptor neste caso. 

4. Linguagem corporal 

Este é um dos elementos que mais influenciam na sua comunicação, correspondendo a mais da metade (55%) daquilo que você comunica. Incrível, não é?

Imagina só você sabendo que domina um determinado assunto, possui experiência na área, mas na hora de passar a informação para o cliente e falar em público ou expor o conteúdo nas redes sociais, você trava só de pensar?

Este aspecto está diretamente ligado à autoconfiança, um dos pilares da linguagem corporal que pode ser treinada e desenvolvida. Sem dúvidas fará uma grande diferença na sua comunicação.

5. Treinamentos e capacitação

Como falei anteriormente, a comunicação pode ser desenvolvida e treinada, porém, é fundamental observar a importância de associar a teoria (conteúdo adquirido) com a prática (experiências).

Apenas vivenciando o que você aprende sobre comunicação, é possível aprimorar tal habilidade. O melhor de tudo é que você pode aplicar nos pequenos detalhes do seu dia a dia:

  • Como você se posiciona frente ao seu cliente?
  • Como você se veste?
  • Qual a sua postura, gestos, entonação de voz, velocidade no seu discurso, etc?

Já deu para observar o universo que você pode começar a explorar sobre comunicação assertiva e o impacto que ela pode gerar na sua vida e carreira profissional, certo?

Por isso, gostaria de deixar algumas recomendações de leitura para você que deseja ampliar ainda mais o seu repertório acerca deste assunto.

Dicas de livros para melhorar a comunicação

fortes-tecnologia-dicas-de-livros-comunicacao-assertiva

Os livros são excelentes fontes de conhecimento para nos aprimorarmos em algo. Por isso, separei essas cinco dicas de leitura:

  • Como fazer amigos e influenciar as pessoas na era digital – Dale Carnegie;
  • O Poder da presença – Amy Cuddy;
  • As armas da persuasão – Robert Cialdini;
  • Persuasão – Maytê Carvalho;
  • TED – Falar, convencer e emocionar – Carmine Gallo.

Todos estes livros que recomendei, foram lidos, interpretados, e hoje trabalhados durante os meus programas de treinamentos e mentorias. Aprecie sem moderação! 

Para concluir, gostaria de destacar a importância de cada vez mais nos tornarmos profissionais multidisciplinares, aprimorando o nosso conhecimento técnico, como também o desenvolvimento de habilidades que complementam a nossa profissão como contador.

Espero que você tenha gostado do conteúdo. Até o próximo!

Últimos posts ????

ebook-difal
banner-artigos-carga-tributaria-brasileira
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!