Gestão financeira

Finanças empresariais: 5 passos para dominar na sua empresa

Fortes Tecnologia apresenta na imagem finanças empresariais
Publicado em: 02/05/2019 Tempo estimado de leitura: 4 minutos

02Independentemente do tamanho ou do segmento do seu negócio, dominar as finanças empresariais é um fator chave para o sucesso de qualquer empresa. 

Estou querendo dizer que, controlar o financeiro é basicamente verificar se o que foi estabelecido está sendo executado e quais as medidas necessárias para corrigir possíveis falhas.

Ter o controle financeiro também significa ter uma equipe capacitada, organizada, pois os dados repassados através dos relatórios é o que sinaliza os gestores a tomar decisões assertivas.

Dominar as finanças da sua empresa é um assunto que não pode ser negligenciado por nenhum empresário que deseja cada vez mais crescer sua empresa.

Quer saber as 5 dicas para dominar as finanças da sua empresa? Continue lendo e confira.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

1) Não misturar as contas pessoais com as contas da empresa

Não pense que essa situação é comum apenas nas pequenas empresas ou nos negócios que estão começando.
Um grande erro cometido por alguns empresários, é considerar o capital da sua empresa como um caixa para seus gastos pessoais. Isso não só prejudica o fluxo de caixa, como impacta no resultado financeiro da empresa.

Para resolver este impasse é importante definir um pró-labore e fazer a separação das contas da empresa das contas pessoais. Um exemplo de gasto da empresa seria: um almoço com o cliente para definir uma estratégia. Agora se você marcou um almoço em família, esse é um gasto pessoal.

Essa falha prejudica a contabilidade nas finanças empresariais

Você precisa ter bom senso. Somente em uma conta, os dados contábeis da sua empresa ficam violados, pois a contabilidade precisa dessas informações separadas. 

Você pode pedir ajuda ao seu contador e/ou ao seu gerente do banco, eles com certeza terão informações precisas para você separar as suas contas e trabalhar de forma correta.

Me diz uma coisa, você ainda está cometendo este erro primário de misturar suas finanças pessoais com as finanças da sua empresa? Então veja este artigo que escrevi e saiba como definir um pró-labore agora. Mas antes, continue esta leitura.

2) Faça um bom planejamento financeiro

Tenha certeza, tendo controle no planejamento você só tem a ganhar, o ganho vai desde a melhoria dos processos de gestão, e, com isso o aumento do lucro da empresa.

O controle e a eficiência das operações, é um fator fundamental para um bom planejamento financeiro. Todo dinheiro que entra e que sai da empresa deve ser registrado para que a análise do fluxo de caixa não leve a conclusões equivocadas.

Quando existe uma programação com antecedência, você terá um tempo hábil para executar suas ações de forma assertiva, estimar recursos e estudar como eles serão alocados. Sem um planejamento realista, a empresa pode ter dificuldades para investir o dinheiro na hora certa e do modo correto, alinhar preços e encontrar as melhores oportunidades para o seu negócio.

3) Use um software de gestão para te ajudar nas análises

Um software de gestão, simplifica as tarefas como contas a pagar, que é um processo que precisa de planejamento para gerar uma estimativa das obrigações que surgem durante o mês ou período, são elas:

  • Contas a receber, que contém todos os seus recebimentos;
  • Fluxo de caixa, que é um resumo do financeiro da sua empresa que mostra como ela está no momento e qual é a previsão para seu fluxo de caixa no final do mês;
  • Conciliação bancária, que é um espelho das movimentações bancárias;
  • Emissão de boletos que podem ser enviados diretamente do software para o e-mail do consumidor e gerados arquivos diretamente ao banco.

Enfim, um software de qualidade só tem a te ajudar no processo diário da sua equipe.

Software ajuda na tomada de decisão

O uso da ferramenta feito de forma correta, gera a criação de relatórios e o controle das operações. Ainda permite que os gestores tenham uma visão geral da situação financeira da empresa e saber qual decisão tomar.

É importante ter um sistema que permita confrontar as despesas e receitas em diferentes momentos para conseguir ter visão geral da situação financeira da empresa no curto, médio e longo prazo e, com isso, tomar decisões mais assertivas.

4) Acompanhe o fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma ferramenta financeira que serve para evidenciar o fluxo de entradas e saídas de recursos de uma empresa. Apesar do nome, ele é representado não só pelo caixa, mas por todas as contas bancárias, já todas essas contas representam os recursos financeiros da empresa.

Sua importância vai muito além de simplesmente alimentar, ele proporciona respostas sobre o estágio atual das finanças da empresa e seus resultados tornam viável tomar decisões e definir estratégias o negócio.

Quer saber mais sobre fluxo de caixa? Confira aqui neste artigo!

5) Equipe qualificada

Não é segredo para ninguém que uma equipe qualificada é um dos principais fatores de sucesso, independente do ramo de atividade da empresa. E quando pensamos em uma equipe de finanças competente, a questão pode ser ainda mais desafiadora.

Você precisa investir também no capital humano da sua empresa, não tem como você fazer este controle sozinho, é preciso ter uma equipe comprometida e capacitada para fazer as análises junto com você e te ajudar nas decisões.

Gostou do nosso artigo? Continue nos acompanhando e se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários abaixo! 

Fortes_Tecnologia_Banner_Fluxo_de_CaixaPowered by Rock Convert

Sobre o autor

Geordânia Oliveira

Graduada em Administração de Empresas; Especialização em Gestão de Pessoas; MBA em Controladoria e Finanças; Com experiência 14 anos na área financeira; Consultora de Conhecimento Financeiro e Gestão de Estoque na Fortes Tecnologia em Sistemas; Produtora de Conteúdo sobre assuntos Financeiros; Instrutora do Fortes na Prática Presencial e Web; Instrutora dos Treinamentos dos Sistemas Fortes Financeiro e Fortes Compras e Estoque para os Colaboradores Internos, Clientes e Unidades da Fortes Tecnologia.

Deixar comentário.

Compartilhar