Rotina contábil: conheça 7 verdades do profissional de contabilidade

A contabilidade é uma profissão apaixonante. Mas é sempre bom conhecer algumas verdades sobre a vida dos contadores.

Rotina contábil: conheça 7 verdades do profissional de contabilidade
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Diferentes clientes apresentam diferentes necessidades — sendo assim, quando um profissional ou um escritório não conta com a devida organização na sua rotina contábil, qualquer informação perdida pode exigir um esforço desnecessário na busca por sua recuperação.

Além de questões burocráticas, como o trabalho com relatórios e listas, é preciso considerar também a possibilidade que o especialista tem de oferecer soluções capazes de aperfeiçoar a tomada de decisão dos gestores. Para tanto, é preciso se organizar para agir de maneira mais estratégica.

A organização talvez esteja no cerne dos problemas do dia a dia do profissional contábil, mas não é o único. Por isso, conheça agora algumas verdades que fazem parte dessa realidade da área e saiba como lidar melhor com as situações apresentadas. Vamos lá?

1. Na rotina contábil tem sempre aquela correria no fim do mês

Um profissional contábil que nunca tenha enfrentado dificuldades para fazer o fechamento do mês de algum cliente talvez seja tão raro quanto água no deserto. O fato é que o trabalho do contador depende do cliente que, muitas vezes, não sabe como agilizar os processos.

Para esse problema, a solução está na modernização. Os órgãos fiscalizadores têm sofisticado seus procedimentos a cada ano, buscando maior precisão em suas ações. Consequentemente, as empresas também precisam se atualizar em relação à tecnologia, mesmo que seja somente para acompanhar essa evolução.

Trabalhar com um software de gestão para otimizar o trabalho com notas fiscais, por exemplo, além de criar ferramentas para um serviço contábil de qualidade, também permite à empresa controlar o seu estoque de maneira mais racional e lidar com a parte financeira com precisão, dando ao contador dados confiáveis para agir no dia a dia e fazer um trabalho melhor.

2. O contador é insatisfeito com a própria produtividade

A verdade é que sempre existe aquele sentimento de que algo mais poderia ser feito — ainda mais com a pressão do mercado por atuações mais precisas em relação aos objetivos do cliente. Nesse sentido, é natural que o contador se sinta como quem está “enxugando gelo”, ou seja, quanto mais trabalha, menos parece que está sendo produtivo.

A solução para esse problema é trabalhar com checklists para que você possa controlar suas atividades e dar prioridade para as mais relevantes. Além disso, considere também adotar métodos de produtividade. Alguns, como o GTD ou a gamificação, oferecem alternativas interessantes na busca por resultados que podem ser muito úteis para os seus interesses.

3. Os entraves burocráticos são de tirar o sono

Burocracia, carga tributária, dificuldade em compreender e acompanhar as constantes alterações legais: tudo isso costuma criar mais dificuldades para a contabilidade do que seria necessário. Não à toa, boa parte das empresas não resistem a essas questões e fecham suas portas muito cedo. Na maioria dos casos, isso acontece quando a contabilidade não fica sob responsabilidade de especialistas.

É então que o profissional contábil ganha em importância: cabe a ele calcular os riscos e encontrar soluções para que as empresas economizem. Nesse sentido, a busca por estratégias precisa ser racionalizada — e você só terá como oferecer soluções se tiver a devida capacitação para tanto.

Dessa forma você tenha acesso a novas possibilidades, algo essencial em um mercado em constante transformação. Cursos de especialização, cursos livres, participação em eventos, treinamentos, entre outros, são recomendados sempre.

4. É preciso se desprender do operacional para ser mais estratégico

Diferentemente do que acontecia anos atrás, hoje o contador não é visto pelos gestores somente como o responsável por lidar com questões contábeis, trabalhistas e de abertura de empresas. Seu papel estratégico tem sido cada vez mais valorizado no mercado, o que representa um avanço da profissão e que permite o acesso a vagas mais interessantes para os profissionais.



Entretanto, para oferecer uma visão crítica e determinante para o cliente, é preciso que o contador primeiro dê conta de questões essenciais na sua atividade e seja capaz de se desprender das tarefas operacionais.

A solução seria investir em tecnologia, em recursos capazes de simplificar ações e fazer você ganhar tempo no dia a dia. É nesse contexto que a tecnologia deve ser compreendida: em função daquilo que pode ser otimizado na sua ação diária.

5. É difícil manter o conhecimento sobre legislação atualizado

Se antes, dentro de um escritório de contabilidade, havia tempo para o profissional se debruçar sobre a questão legal, hoje, quando tudo precisa ser acelerado, isso parece quase impossível. Agora, as pessoas precisam de resultados imediatos, pois estão acostumadas à agilidade da internet, dos smartphones e da tecnologia em geral.

Poucos pensam que o profissional contábil, que precisa acompanhar as constantes alterações nas leis que regem as atividades municipais, estaduais e federais, é quem deve se desdobrar para se manter atualizado em relação a isso.

O que fazer? Delegue tarefas. Um profissional que concentra em suas mãos uma quantidade absurda de atividades dificilmente terá tempo para se manter atualizado. Nesse sentido, transfira responsabilidades menores entre a equipe e ganhe tempo para estudar. Também nesse aspecto, a tecnologia surge como um diferencial: com recursos capazes de simplificar tarefas, surge mais tempo para o profissional se qualificar.

6. Os clientes são complicados e dificultam a boa rotina contábil

O profissional contábil tem que lidar com a impaciência e, muitas vezes, com a total falta de colaboração por parte do cliente. Um cliente desorganizado, por exemplo, pode transmitir informações equivocadas e fazer com que você esteja constantemente tendo que lidar com um problema grave do ponto de vista produtivo para os escritórios: o retrabalho.

Em situações assim é preciso ter atenção especial a esse relacionamento. A solução começa com uma conversa franca, na qual você explica ao cliente a importância de alinhar os processos. Proponha a implantação de uma metodologia em comum e alerte a respeito dos riscos da desorganização para a parte contábil da empresa, destacando os impactos de penalizações e multas para o negócio.

7. Muitas vezes vira a madrugada trabalhando

Obviamente que diante de algumas situações relatadas nos tópicos anteriores, imaginamos que o contador acaba entrando pela madrugada para cumprir algumas obrigações.

Um dos grandes fatores que contribuem para esse cenário, são as entregas de informações atrasadas ou em cima da hora por parte do cliente. Isso acontece muito, por exemplo, em períodos de Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF. Nesses casos o volume de clientes e informações é muito grande, e como um bom brasileiro, quase tudo é enviado no último dia do prazo ou com atraso.

Fora essa situação, existem também as mudanças de prazos e alterações nas obrigações acessórias, quase sempre divulgadas de madrugada pelos governos federal, estadual ou municipal. Tudo isso, faz com que o contador tenha uma rotinha bastante complicada, muitas vezes sem hora para se alimentar ou dormir.

Analise sua rotina contábil e pontue o que precisa melhorar

Enfim, essas são somente algumas das verdades que fazem parte da rotina de um contador. Elas envolvem a realidade da profissão e representam também boas oportunidades. O fato é que, sabendo lidar com elas, dificilmente você deixa de encontrar espaço no mercado, uma vez que se tornará apto a resolver situações que dificultam muito a vida de outros profissionais menos preparados. Concentre-se nesses pontos e tenha como evoluir profissionalmente.

Ter atenção às ações e procedimentos que fazem parte da rotina contábil é fundamental para um contador. Compartilhe o texto nas redes sociais e mostre isso aos seus amigos também!

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