Gestão de pessoas

Pesquisa de clima: 7 dicas práticas para aplicar e definir estratégias transformadoras

Pesquisa de clima: 7 dicas práticas para aplicar e definir estratégias transformadoras 1
Escrito por Karina Souza
Atualizado em: 05/01/2018 Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Não há forma mais adequada e  democrática de medir o sucesso das ações e de estratégias organizacional de uma empresa, se não através da pesquisa de clima organizacional. Essa é a mais valiosa ferramenta de gestão estratégica, permitindo acompanhar o estado de satisfação e comprometimento dos colaboradores com a organização.

Segundo Luiz Eduardo Gasparetto, um dos maiores consultores da área de RH do Brasil e escritor do livro “Pesquisa de Clima Organizacional“, a empresa segue muito mais produtiva, com colaboradores comprometidos e satisfeitos, através do desenvolvimento das pessoas nas organizações.

Para isso, a pesquisa de clima organizacional precisa ser pensada em todas as suas etapas, desde o planejamento geral até a análise dos resultados e a comunicação aos colaboradores, passando pelos diversos modelos utilizados para levantar as opiniões a respeito das normas, procedimentos, usos e costumes mais utilizados na organização onde trabalham e qual o nível de concordância com os mesmos.

E o que é a Pesquisa de Clima?

A pesquisa de clima é um instrumento voltado para análise do ambiente interno, a empresa busca saber a opinião dos colaboradores em relação às variáveis organizacionais.  Tem o objetivo de mapear ou retratar os aspectos críticos que configuram o momento motivacional dos colaboradores da empresa através da apuração de seus pontos fortes, deficiências e expectativas.

A ferramenta visa mensurar gerar informações que ajudam a identificar oportunidades de melhoria no ambiente de trabalho. Por isso, vamos passar algumas dicas práticas para a pesquisa de clima de sua empresa ser bem planejada.

7 dicas práticas para uma pesquisa de clima estratégica

  • Objetivos e métricas 

Reúna as pessoas chaves (RH e gestores) para que definam o objetivo da pesquisa, bem como saibam quais pontos devem ser avaliados. O ideal é que as perguntas sejam claras, para que o formulário fique objetivo e intuitivo.

Exemplos de aspectos que podem ser avaliados: saúde, trabalho em equipe, gestor, benefícios, comunicação, ambiente, entre outros. As perguntas do formulário podem ser objetivas, múltipla escolha, subjetivas ou notas.  Lembrando que não existe um questionário padrão de pesquisa de clima organizacional. Cada empresa adapta o questionário à sua realidade, linguagem e cultura.

  • Participantes da pesquisa

Defina os participantes da pesquisa, ou seja, para quem será aplicada a pesquisa, que pode ser para todos os colaboradores ou somente para alguns setores da organização.

  • Comunicação interna

Comunique aos colaboradores que tem uma pesquisa à ser liberada, bem como informe a importância e benefícios que a ferramenta tratá para a organização como um todo. Lembre-se de informar que as respostas serão sigilosas, uma vez que o questionário será anônimo.

  • Aplicação da Pesquisa

As empresas podem utilizar softwares que ajudam na liberação do formulário e realizam a tabulação de forma automática, possibilitando a otimização do trabalho do DH.

  • Tabulação dos dados

Após todos responderem a pesquisa, é o momento de analisar os dados levantados. É hora de identificar os pontos corretos e os que precisam ser desenvolvidos, uma vez que apresentaram uma baixa performance. O resultado deve ser apresentado para o diretor da empresa para que seja realizado um plano de ação com os demais envolvidos.

  • Apresentação dos dados

Após finalizar o levantamento dos dados, os resultados devem ser apresentados para todos os colaboradores juntamente com as ações que a organização realizará de acordo com as informações levantadas pela pesquisa aplicada, resultando em maior produtividade e motivação. A realização de uma pesquisa possibilita um diálogo enriquecedor com seus colaboradores.

  • Sinceridade e credibilidade dos dados

Caso tenha algo que infelizmente não possa ser aplicado, mantenha os colaboradores cientes que a ação não será realizada e informe o motivo. Enquanto as que serão possíveis de serem realizadas, informe o período de realização de cada uma, nem que sejam de longo prazo.

Isso proporcionará maior credibilidade e segurança para os colaboradores. Por exemplo, se os funcionaram reclamam da instalação da copa, é necessário comunicá-los que a reforma será realizada em um determinado período.

Pesquisa de Clima com objetivo motivacional

A pesquisa além de um instrumento de diagnóstico é também um elemento motivador. Sugiro que a pesquisa seja realizada a cada ano, é bom prazo para se solidificarem ações implantadas.

No mais, deve-se acreditar que as pessoas constituem o principal ativo da organização. Sabemos que é essencial investir em atividades que visem à melhoria da qualidade de vida dos funcionários e atitudes que busquem o aperfeiçoamento do ambiente de trabalho.

O desenvolvimento de um plano de carreira também é um passo muito importante para uma empresa, pois ele permite dar continuidade ao trabalho com a valorização dos profissionais. Saiba como desenvolver um plano de carreira compatível com a empresa.

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Sobre o autor

Karina Souza

Graduada em Recursos Humanos, Coach e Especialista em Gestão Empresarial. Atualmente é gerente de produtos na área de Gestão de Pessoas do Grupo Fortes, instrutora na área de RH, gestão de pessoas e SST. Participa como membra da Associação Brasileira de Recursos Humanos e do grupo de SST das empresas piloto do eSocial. Cursando Técnico de Segurança do Trabalho.

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