O Team Building é uma técnica que tem como principal objetivo combater o desinteresse, desmotivação, falta de vontade e baixa produtividade nas empresas. A ferramenta de gestão de pessoas usada pelo RH, utiliza técnicas de fortalecimento dos times, buscando aprofundar as relações e melhorar a comunicação por meio de uma cultura colaborativa.
Quer saber mais sobre o assunto? Basta continuar a leitura!
O que é Team Building?
O Team Building pode ser definido como um conjunto de atividades e técnicas que são usadas para fortalecer as relações entre os colaboradores. Ele é aplicado para fortalecer os vínculos entre os colegas de trabalho, tornando a equipe mais colaborativa, comunicativa e coesa.
A ferramenta costuma ser empregada pelos profissionais que atuam no setor de recursos humanos, mas também pode ser coordenada pelos gestores e empreendedores. A ideia central aqui está em aproximar os profissionais, promovendo motivação e engajamento.
Além de aumentar o bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores, essa técnica favorece a melhora da produtividade e os resultados do negócio.
Por que aplicar o Team Building?
O Team Building é um mecanismo de integração de pessoas. Nas empresas é natural que as pessoas enfrentem dificuldades de relacionamento em razão das diferentes personalidades, comportamentos e posicionamentos.
Embora essas diferenças nunca deixem de existir, é importante que os gestores pensem em mecanismos que viabilizem uma convivência mais harmônica, reduzindo os conflitos e melhorando as relações.
Essa é uma das principais razões por que o Team Building é recomendado. Fortalecer as relações permite aos colaboradores conhecer melhor os seus colegas, suas visões e opiniões.
Aprender a conviver com esses diferentes pontos de vista torna os funcionários mais tolerantes e flexíveis, além de favorecer a comunicação, a criatividade e o trabalho em equipe.
Como aplicar o Team Building?
O Team Building contempla uma série de técnicas e atividades, a seguir, listamos um passo a passo com algumas ideias que podem ser implementadas na sua empresa. Confira!
- Defina o propósito: este é o ponto de partida em qualquer situação. Antes de criar um espaço de diálogo e colaboração é necessário definir os objetivos e propósito da empresa. A construção da cultura parte do pontapé inicial que é um propósito de negócio que precisa ser comum a todos.
- Invista em treinamentos: organize atividades ao ar livre, dinâmicas em grupo, palestras, treinamentos e workshops, esses momentos são oportunidades de incentivar o autodesenvolvimento e as relações interpessoais.
- Seja um líder exemplar: para que o Team Building faça sentido é necessário que as lideranças da empresa sejam inspiradoras. O profissional de referência deve ser uma pessoa confiável e comprometida com o propósito — lembra que falamos dele no início?
- Valorize a comunicação interpessoal, ou seja, aquela entre membros da equipe: em um local de trabalho no qual a comunicação é valorizada, cria-se um espaço mais criativo e saudável, favorecendo a produtividade e a qualidade dos serviços prestados.
- Implemente a gamificação: a gamificação é uma técnica que utiliza jogos e atividades diárias na empresa. Você pode criar atividades variadas com o propósito de engajar e motivar as pessoas.
Antes de colocar em prática o Team Building, conheça melhor o seu time, entenda quais são as suas necessidades e de que maneira você pode ampliar a comunicação e a eficiência no dia a dia destes profissionais.
Com dados concretos sobre a realidade da sua empresa é possível melhorar o clima organizacional, fortalecer a cultura e desenvolver um time sinérgico e alinhado.
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