O processo de recrutamento e seleção é uma das principais responsabilidades da área de Recursos Humanos das empresas. A fim de praticar um RH estratégico, os gestores sabem que precisam aprimorar continuamente a missão de encontrar os profissionais mais adequados para cada cargo. Nisso, a aplicação do chamado recrutamento preditivo é fundamental.
Afinal, estamos em uma época caracterizada pela rápida expansão do mundo digital. Em termos de mercado de trabalho, isso significa que os candidatos podem candidatar-se a dezenas de vagas de emprego em uma única semana. Do lado de quem recebe as candidaturas, analisar uma quantidade enorme de currículos da maneira apropriada passa a ser um desafio e tanto.
Fica fácil imaginar como a tarefa se torna inviável na maioria dos casos. Qual é a melhor solução? Recorrer ao recrutamento preditivo! Veja, a seguir, como colocá-lo em prática no seu negócio!
O que é recrutamento preditivo?
Basicamente, trata-se de um método totalmente amparado na utilização de algoritmos, desenvolvidos para mergulhar no vasto oceano do Big Data. Para tanto, os setores de RH utilizam o People Analytics, método usado no tratamento de dados.
Após coletar, analisar e explorar as possíveis combinações entre os elementos disponíveis, o People Analytics proporciona informações úteis e organizadas para os gestores de pessoas.
O recurso, inclusive, vale tanto para a contratação de novos colaboradores como para o desenvolvimento e a retenção de quem já integra alguma das equipes da empresa.
- Acidente de trabalho: conheça os direitos e procedimentos essenciais para empresas
- O que é salário-família e quais os direitos do trabalhador?
- Férias coletivas: o que são e quais as regras?
Como implementá-lo no RH?
Ao contrário do que possa parecer, a ideia por trás do recrutamento preditivo não se resume a esperar que a tecnologia faça tudo sozinha. Por sinal, esse é um equívoco frequente, o qual pode atrapalhar, em vez de facilitar as tomadas de decisão.
Para não cometer esse erro, vale a pena ficar atento a um conjunto de medidas importantes, como demonstraremos a partir de agora.
Conte com um software de RH
O fator humano é essencial para o sucesso da metodologia. No entanto, a base dela é, de fato, a presença de um software capaz de mapear, avaliar e filtrar os mais variados perfis técnicos e comportamentais.
Em suma, esse tipo de programa cumpre a função principal de detectar todos os requisitos exigidos pela empresa para determinada candidatura. De maneira automática, ele separa quem está apto a permanecer no processo das pessoas que ainda não têm os atributos requeridos para ocupar a posição de destaque.
Evidentemente, quanto melhor a tecnologia utilizada na criação e no aprimoramento desse software, maior será seu grau de precisão. Consequentemente, mais fácil será a vida do gestor de RH, ciente de que apenas profissionais preparados participarão das etapas decisivas do processo.
Tenha um RH bem-estruturado
Como sugerimos há pouco, entretanto, a eficácia da tecnologia depende de outros elementos, igualmente indispensáveis. Um deles, sem dúvida, se refere à própria estruturação do RH.
Nesse sentido, é essencial oferecer a melhor infraestrutura de trabalho possível. Ao mesmo tempo, é preciso mapear as competências dos colaboradores e alocá-los para efetuar as atividades nas quais eles se saem melhor.
Quer saber ter ferramentas e conteúdos que possam te ajudar nessa tarefa? Baixe nosso Super KIT RH Estratégico gratuitamente agora:
Considere os objetivos e a cultura da empresa
Uma das etapas iniciais do recrutamento preditivo visa detectar as pessoas candidatas que realmente estão em sintonia com a cultura organizacional da empresa. Isso é feito via aplicação de um fit cultural completo.
Por meio dele, fica bem mais fácil encontrar talentos que se identifiquem com o ambiente da organização e com os valores defendidos por seus colaboradores. Se uma empresa prioriza o trabalho colaborativo, em detrimento do competitivo (ainda mantido em certas instituições), por exemplo, ela deve focar na busca de profissionais com esse perfil.
Muitas vezes, o candidato apresenta um excelente nível técnico, mas destoa da cultura praticada pela marca. Logo, é provável que ele tenha uma grande dificuldade de adaptação, o que tende a comprometer a conquista dos objetivos da empresa.
Dito isso, você precisa garantir que o software escolhido aplique testes de fit cultural apropriados. Para tanto, a missão, a visão e, principalmente, o propósito da organização devem estar muito bem definidos.
Adote ações de employer branding
O employer branding diz respeito à forma como os talentos enxergam a empresa em si. Se o intuito é atrair os melhores profissionais, é necessário elaborar uma estratégia para que essas pessoas desejem trabalhar na empresa.
Um bom começo é verificar qual é a percepção que os funcionários já contratados têm da organização. Por falar nisso, lembre que os cuidados relacionados à reputação da marca também interferem na retenção de talentos.
Elabore as entrevistas
Tendo em vista que o recrutamento preditivo ainda contempla a jornada dos candidatos à vaga de emprego, as entrevistas devem ser repensadas. De fato, elas precisam funcionar como um complemento ou uma confirmação das primeiras conclusões, derivadas das informações iniciais fornecidas pelo software de RH.
No caso, uma forma eficaz de conduzir essa etapa é via preparação de uma entrevista comportamental. Isso porque ela é vital na hora de detectar quais são as características predominantes de cada indivíduo — por mais que ele tente ocultá-las.
Defina as dinâmicas
As dinâmicas de grupo servem como uma espécie de cereja do bolo. A ideia, aqui, é avaliar como o futuro colaborador lida com problemas e pessoas, nas mais variadas circunstâncias.
Na prática, é como se o recrutador tivesse uma visão mais nítida de como os traços do perfil comportamental obtidos anteriormente manifestam-se em situações reais. Desse modo, as dinâmicas são mais um trunfo para chegar aos profissionais mais desejados do mercado.
Ao seguir todas essas etapas, sua empresa já poderá usufruir de todas as vantagens proporcionadas pelo recrutamento preditivo. O método é imprescindível para que a área de RH consiga atrair pessoas engajadas, motivadas e comprometidas com a produtividade almejada pela organização.
De fato, o mundo digital aumentou e muito o volume de currículos a serem analisados pelo setor de Recursos Humanos. A boa notícia é que já existem ferramentas tecnológicas adequadas para realizar o recrutamento preditivo e, assim, otimizar a jornada em busca dos talentos que fazem a diferença.
À procura de uma alternativa tecnológica de gestão de pessoas para a sua empresa? Conheça agora as nossas soluções!