Planejamento Estratégico: 7 dicas para potencializar o seu RH

Planejamento Estratégico: 7 dicas para potencializar o seu RH
3 minutos de leitura

Planejamento estratégico é um conceito comum no âmbito da administração, que significa o ato de pensar e fazer planos de uma maneira estratégica.

A globalização vem acirrando cada vez mais a concorrência, obrigando as empresas a buscarem diferencial, alternativas e ações para se manterem no mercado.

O futuro pertencerá às organizações que melhor conseguir explorar seus processos, e para isto verifica-se a necessidade das empresas terem um RH Estratégico, visando alcançar um desempenho superior no mercado competitivo.

A organização que adota o planejamento estratégico em recursos humanos, são responsáveis por seu próprio comportamento e desempenho, utilizam o planejamento estratégico como vantagem competitiva no mercado.

A importância do RH elaborar um planejamento estratégico

O RH estratégico participa da elaboração do planejamento da organização para que, com base nesse planejamento, desenvolva o seu próprio planejamento.

Uma gestão estratégica de pessoas é aquela na qual o RH busca criar uma união entre as pessoas e a estratégia da organização.

O planejamento estratégico em recursos humanos forma  a sistemática de determinar a previsão de demanda futura que deve estar associada ao planejamento estratégico organizacional, o setor de Recursos Humanos pode planejar sua forma de acompanhar o desenvolvimento organizacional através das técnicas de recrutamento, seleção, capacitação (como a técnica da Carreira W e desenvolvimento de liderança estratégica), metodologias de avaliação dos colaboradores, entre outras.

Os processos de Recursos Humanos deverão colaborar com as organizações na obtenção ou ampliação de sua competitividade frente ao mercado.

Primeiros passos para o planejamento estratégico de RH

Antes de iniciar um planejamento estratégico é importante reconhecer as necessidades humanas, saber quais são os caminhos para se desenhar o futuro saudável e auto sustentado com resultados efetivos para o negócio.

É de suma importância que o planejamento de RH seja feito de conformidade com os objetivos organizacionais. Daí a necessidade de se saber o que acontecerá com a empresa a curto, médio e longo prazo para se poder planejar no campo dos recursos humanos coerentes com seus objetivos.

As percepções humanas são valiosas frente aos diversos fatores internos e externos presentes no dia a dia das pessoas da organização.

Forme um planejamento estratégico participativo, onde todos os colaboradores e gestores sejam peças principais.

Ferramentas essenciais 

Excelentes ferramentas para identificar as necessidades de sua empresa é pesquisa de clima organizacional e a avaliação de desempenho. Aplique – as e depois analise os resultados, elas lhe ajudarão a traçar o futuro de sua empresa e planejar ações.

É necessário também conhecer os Indicadores de performance do RH. Para ajudar você, deixo o conteúdo Conheça os 7 indicadores de desempenho que o RH deve estar de olho. Através desses indicadores é possível acompanhar resultados, verificar o que não está funcionando e agregar valor ao negócio por meio de ações.

7 Dicas para potencializar o seu RH

1. Planeje o orçamento (férias dos colaboradores, promoções, investimentos em treinamentos, futuros desligamentos e contratações, entre outros): Isso evitará com que ocorra impactos negativos financeiros para empresa;

2. Apresente indicadores x resultados: Não basta ter somente indicadores verdes, o importante é saber quais resultados eles proporcionaram para a organização;

3. Treine e desenvolva os colaboradores: A empresa precisa preocupar-se com o treinamento e desenvolvimento de seus membros a fim de alcançar objetivos com eficiência e eficácia;

4. Tenha um trabalho efetivo com a liderança: O gestor tem um papel fundamental para que o resultado esperado seja alcançado;

5. Aplique ferramentas que identifique as necessidades de sua empresa: Avaliação de desempenho, Pesquisa e LNT. Elas irão lhe ajudar a identificar os GAP’s da organização e com isso promover ações;

6. Aprimore o Recrutamento e Seleção: Utilize ferramentas estratégicas para identificar as competências dos candidatos. Exemplo: Seleção por competência;

7. Use tecnologia no seu cotidiano para que você tenha tempo em focar em atividades estratégicas: Utilize softwares que realizam tabulações de resultados de pesquisas e avaliações de forma automática, bem como monta indicadores estratégicos.

Lembre-se: as pessoas é que fazem a diferença! Não é possível as empresas atingirem os resultados esperados sem colaboradores satisfeitos e eficazes. 

Quando o planejamento estiver concluído, é preciso informar aos colaboradores sobre o que será feito e o motivo que fez com que a  empresa realizasse determinada ação. Assim, todos os colaboradores irão compreender os limites de atuação e tomarão conhecimento sobre o que será atingido em determinado período. Valorize o potencial humano de sua organização!

Espero que esse conteúdo tenha ajudado a entender a eficácia de um planejamento estratégico para o RH. Também indico a leitura do nosso eBook RH Estratégico: o Guia básico, com ele você vai tornar o setor ainda mais estratégico.

Super KIT do Recrutamento e Seleção 2024
Calendário do RH e DP 2024
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!