Os avanços tecnológicos estão presentes no mundo inteiro e nas empresas não é diferente. A tecnologia veio para ficar e está em todas as áreas de um negócio, inclusive no departamento de RH e DP. A partir das inovações é possível fazer uma gestão estratégica das pessoas. Uma delas é o People Analytics.
Por meio dessa novidade é possível analisar o comportamento das pessoas no ambiente de trabalho e em outros locais. Todas as informações são colhidas por um sistema inteligente que faz com que os gestores consigam ter um entendimento melhor sobre cada colaborador. Após ter posse dos dados, pode ser feito um estudo aprofundado.
Quer saber mais sobre essa estratégia? Continue a leitura!
Quando o People Analytics surgiu?
Os primeiros direcionamentos do People Analytics para o setor de RH e DP foram desenvolvidos pelo Google. Tal evento ocorreu entre os anos de 2006 e 2010. Seu foco principal era aumentar o desempenho da equipe do setor em questão, sem que houvesse a necessidade de contratar novos funcionários.
Nos momentos seguintes, passou a ser usado para aumentar o engajamento e reter talentos. Já que os indivíduos que trabalham nas empresas sendo considerados bons profissionais sempre recebem novas propostas de trabalho.
O reconhecimento e o uso dessa ferramenta é a comprovação de que os empreendedores notaram que as pessoas são o seu capital mais valioso. E, por saberem disso, desejam entender como melhorar ainda mais as condições de trabalho dentro de sua empresa.
Leia mais:
- Gestão de férias: planejamento eficiente para evitar erros
- Controle do banco de horas: saiba como fazer corretamente
- Contrato de experiência: como funciona, quais são os tipos e como evitar erros na gestão?
- Demissão no período de experiência é possível? Veja o que diz a lei
- Admissão e demissão remota: como funciona para o colaborador que trabalha home office?
O que é People Analytics e qual a sua importância nas empresas?
People Analytics, traduzido para o português, significa análise de pessoas. Trata-se de uma abordagem orientada feita por meio da coleta de dados, organização e elaboração de um diagnóstico das informações obtidas. Esses dados são referentes às equipes da empresa. E são obtidas por meio de softwares que cruzam informações recebidas de diversas fontes.
Se destaca no mercado por ser uma ótima ferramenta para otimizar o gerenciamento de recursos humanos. Também é conhecido como análise de talentos ou análise de RH. É importantíssimo para ajudar gerentes e executivos a tomarem decisões acertadas, no que diz respeito aos seus colaboradores. Com ele são avaliados alguns quesitos, tais como:
- o engajamento;
- a produtividade;
- satisfação das pessoas que trabalham na empresa.
Imagine conseguir calcular qual será o impacto que os treinamentos poderão trazer para a sua empresa. Ou, ter uma previsão sobre quais são os talentos contratados que terão o melhor desempenho em dois anos. Ter posse dessas informações pode e mudará os seus procedimentos e decisões do RH.
Como o People Analytics pode beneficiar os setores de DP e RH das empresas?
A análise do comportamento das pessoas torna o DP mais estratégico. Faz com que os processos sejam otimizados e ajuda a diminuir o tão temido turnover. Sem contar que aumenta a atração de talentos. Entre as análises que podem ser feitas, separamos algumas. Veja quais são!
Ajuda a fazer uma análise da empresa voltada para a folha e benefícios
A análise sempre permite melhorar vários aspectos voltados para a gestão, sendo que entre eles está a coleta de dados referentes aos pagamentos dos funcionários. É possível ver a folha de pagamento de cada um e verificar se os salários oferecidos estão sendo pagos conforme as funções.
A ferramenta também consegue avaliar o grau de satisfação dos colaboradores, podendo apontar conflitos que podem ser sanados com planos de ações efetivos. Quando forem elaboradas ações de melhoria e forem implantadas, será visível a melhora do engajamento e da motivação da equipe em questão.
Colhe informações sobre a idade dos colaboradores
O People Analytics coleta informações sobre a idade dos colaboradores. Os dados podem vir das redes sociais, de pesquisas feitas dentro da empresa e com os funcionários, dos currículos enviados para a empresa e dos sistemas de gestão da organização.
Tal ação serve para saber qual é a idade de todos os funcionários. Com isso, será possível adequar as condições de trabalho para cada colaborador de maneira individualizada.
Verifica quais são os hábitos dos funcionários
O cruzamento de todos os dados, números e pesquisas colhidos verifica todos os aspectos de cada talento da empresa. Entre as informações coletadas podem ser encontrados registros sobre os seus hábitos. Um bom exemplo é uma pessoa que está em constante aprimoramento.
Esses indivíduos costumam fazer cursos de aperfeiçoamento e isso pode ser incluído em suas fichas. Tais pessoas podem ganhar um aumento salarial ou, inclusive, receber uma promoção, indo para outro setor da empresa.
Como isso pode trazer melhorias no departamento pessoal?
O People Analytics é o responsável por muitas transformações dentro das empresas. Todas as modificações têm o intuito de alcançar um nível de maturidade mais alto. Tudo isso com o uso dessa ferramenta. Confira abaixo as principais vantagens!
Melhora na liderança
Uma boa liderança consegue aumentar o engajamento dos colaboradores e tornar a equipe de trabalho mais produtiva. Esse sistema, que ajuda a analisar dados, avalia também quais são as características que os líderes devem ter para conseguir alcançar bons resultados. Assim, esses profissionais podem ser orientados para conseguirem auxiliar a sua equipe.
Aumento da produtividade
Com o método é possível identificar quais são os pontos em comum dos melhores profissionais do RH da empresa. Além disso, também é possível perceber quais são os fatores que contribuem para o seu bom desempenho e produtividade. Podendo assim usar em outros setores da empresa técnicas parecidas.
Além desses benefícios, existem muitos outros, como o engajamento dos profissionais e a assertividade na gestão de desempenho.
Quais são os erros que devem ser evitados ao aplicar o People Analytics no DP?
Analisar e usar dados para analisar o perfil das pessoas no ambiente de trabalho, é algo benéfico para a saúde empresarial. Porém, é muito comum ver erros sendo cometidos e entre eles podemos citar:
- não ter um objetivo claro e previamente definido;
- pressa para ter os resultados;
- falta de preparo da equipe;
- não se atentar a questões legais;
- não humanizar o processo;
- não usar a ferramenta certa para implementar o People Analytics.
Esses são apenas alguns erros, mas existem muitos outros. Eles podem trazer malefícios para a empresa. Por isso, tome cuidado.
Então, agora que você já sabe o que é e como funciona o People Analytics, não deixe de implementar a ferramenta no setor de RH e DP de sua empresa. Assim o ambiente de trabalho se tornará melhor e a empresa alcançará o sucesso desejado.
Gostou do nosso post? Assine a nossa newsletter e receba e-mails com outras informações relevantes!