Inteligência Artificial no RH: confira 13 principais aplicações

Inteligência Artificial no RH: confira 13 principais aplicações
4 minutos de leitura

A utilização da Inteligência Artificial no RH pode proporcionar diversas aplicações para melhorar a interação e eficiência. Aliás, o avanço tecnológico conseguia impulsionar as operações organizacionais ao longo dos últimos anos.

Ou seja, o setor de Recursos Humanos não ficou de fora da transformação tecnológica no campo do processamento de palavras ocorrido nos últimos anos. Assim, os gestores de RH podem usufruir dos benefícios resultantes da adoção dessas inovações em prol da empresa, dos funcionários e do seu trabalho em si.

Continue lendo e veja um pouco da história da IA e as 13 principais aplicações da Inteligência Artificial no RH!

Como a Inteligência Artificial surgiu?

Ao contrário do que possa parecer, a história da Inteligência Artificial não é nada novo. Abaixo estão alguns marcos importantes:

  • 1940-1950 — O termo “Inteligência Artificial” foi cunhado em uma conferência em Dartmouth em 1956, quando pesquisadores como Alan Turing exploraram a ideia de máquinas que simulavam a inteligência humana;
  • 1950-1960 — O otimismo inicial sobre o desenvolvimento rápido dessa tecnologia deu lugar a um período conhecido como “Inverno da IA”, no qual o progresso foi mais lento do que inicialmente previsto;
  • 1980-1990 — Ocorreu um renascimento na pesquisa em IA, com avanços em algoritmos de aprendizado de máquina, redes neurais e lógica difusa;
  • 2010 — Se deu a explosão de interesse e avanços na área, especialmente com o uso de grandes conjuntos de dados e poder computacional aprimorado, impulsionando o desenvolvimento de modelos de linguagem como o GPT e suas variantes, incluindo o ChatGPT.

Como o ChatGPT surgiu?

O ChatGPT é um modelo de linguagem criado pela OpenAI com base na arquitetura GPT (Transformador Pré-treinado Generativo). Confira sua evolução:

  • GPT-2 (2019) — Lançado pela OpenAI, este modelo de linguagem com 1,5 bilhão de parâmetros, impressionou pela sua capacidade de gerar textos coerentes e contextualmente relevantes;
  • ChatGPT (2020) — A empresa lançou uma versão inicial do ChatGPT, permitindo aos usuários a interação com o modelo de linguagem de maneira conversacional;
  • ChatGPT-3 (2020) — tem 175 bilhões de parâmetros, tornando-se um dos maiores modelos de linguagens já criados, com uma capacidade impressionante de realizar uma variedade de tarefas linguísticas.

Quais são as principais aplicações da Inteligência Artificial no RH?

Como você poderá ver a seguir, a Inteligência Artificial veio mesmo para facilitar a vida dos gestores de RH, já que são muitas as suas aplicações!

1. Atendimento ao cliente e candidatos

Uso na assistência virtual e no suporte:

  • assistência virtual: visa lidar com consultas frequentes de candidatos, com dados sobre processos seletivos, requisitos de emprego etc.;
  • suporte Instantâneo: a Inteligência Artificial traz respostas rápidas a perguntas comuns, melhorando a experiência dos usuários.

2. Triagem de candidatos

Aplicação em entrevistas e avaliação de habilidades:

  • entrevistas virtuais: pode conduzir entrevistas virtuais, fazendo perguntas padrão aos candidatos e avaliando suas respostas com base em critérios preestabelecidos;
  • avaliação de habilidades: pode ser utilizado para avaliar as habilidades linguísticas e a comunicação dos candidatos.

3. Treinamento e desenvolvimento

Utilização em treinamentos e simulações:

  • assistência: se integrado a plataformas de treinamento, ele responde perguntas dos funcionários sobre materiais de treinamento, procedimentos internos etc.;
  • simulações Interativas: pode ser usado para criar simulações interativas que ajudam os funcionários a praticar habilidades e procedimentos.

4. Gestão de perguntas frequentes (FAQ)

No FAQ dinâmico, a implementação da Inteligência Artificial pode ser utilizada para gerenciar e atualizar dinamicamente uma base de conhecimento de perguntas frequentes, proporcionando respostas muito mais precisas e atualizadas.

5. Feedback e avaliação de desempenho

Uso para avaliar opiniões dos colaboradores e a performance dos mesmos:

  • coleta de Feedback: a Inteligência Artificial pode ser utilizada para coletar feedback dos funcionários de maneira mais eficiente e confidencial;
  • avaliação de Desempenho: pode auxiliar na análise de dados de desempenho e na sugestão de áreas de melhoria.

6. Engajamento do funcionário

Nas pesquisas de engajamento, a Inteligência Artificial no setor de Recursos Humanos também pode facilitar a coleta de experiência dos funcionários sobre seu ambiente de trabalho e, a partir de então, sugerir ações para melhorar o engajamento.

7. Apoio à tomada de decisão

Aplicação nas escolhas feitas pelo RH:

  • análise de dados: ajuda na análise de grande volume de dados relacionados a recursos humanos, fornecendo insights para apoiar a tomada de decisões estratégicas;
  • análise de sentimento: pode ser utilizado para analisar como os funcionários se sentem em relação às mudanças organizacionais, políticas internas etc.

8. Integração com sistemas de RH

A inteligência artificial também pode ser integrada aos sistemas de gestão de recursos humanos com o objetivo de facilitar a busca de informações, atualizações de status e execução de tarefas específicas.

9. Descrição de cargos

Com a inserção de parâmetros específicos, a Inteligência Artificial desempenha um papel fundamental na elaboração das descrições de vagas disponíveis, abordando detalhadamente as principais responsabilidades do cargo.

AInteligência Artificial no RH ainda permite uma comunicação precisa e alinhada com as expectativas da empresa, contribuindo para uma gestão de talentos mais eficaz no setor de Recursos Humanos.

10. Respostas padronizadas

A Inteligência Artificial oferece respostas consistentes para perguntas frequentes dos colaboradores como:

  • políticas da empresa;
  • datas de pagamento;
  • períodos de férias;
  • diversidade;
  • benefícios etc.

Uso da Inteligência Artificial na criação de e-mails:

  • geração de conteúdo;
  • aprimoramento da redação;
  • personalizar a comunicação;
  • adaptação a diferentes contextos;
  • agilidade na redação;
  • sugestões de encerramento.

11. Análise de currículos e palavras-chave

Ao analisar grandes volumes de currículos, com um comando simples, a Inteligência Artificial obtém uma lista abrangente de palavras-chave que facilitam a identificação de características alinhadas com os requisitos da vaga, além de auxiliar na compreensão das palavras essenciais para incluir em anúncios de vagas futuras.

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12. Elaboração de contratos

A Inteligência Artificial auxilia na formulação de cláusulas e na manutenção de uma linguagem jurídica adequada, agilizando o processo de documentação contratual. Essa aplicação não apenas economiza tempo, mas também contribui para a consistência e qualidade na redação de contratos, garantindo que as informações estejam alinhadas com as políticas e regulamentações pertinentes.

13. Métricas da empresa

Finalmente, a Inteligência Artificial contribui para o aprimoramento das métricas do setor de RH ao oferecer percepções valiosas. Com as suas análises significativas, a ferramenta apoia a tomada de decisões informadas, visando melhorar constantemente os indicadores-chave de desempenho da empresa. Essa capacidade contribui para a evolução e eficácia contínua das estratégias do setor.

E então, o que achou de aprender sobre as muitas aplicações da Inteligência Artificial no RH? Esperamos que você faça bom uso delas no seu dia a dia como gestor de Recursos Humanos.

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