O capital humano é um dos recursos mais importantes para o sucesso de uma empresa no seu mercado. Por meio dele, surgem soluções inovadoras, o atendimento é otimizado, e os processos internos fluem rapidamente. Logo, investir em inbound recruiting é uma excelente maneira de atrair e reter bons colaboradores no seu negócio.
Ao utilizar as técnicas do inbound marketing com enfoque na captação de funcionários, sua empresa consegue dispor de uma equipe engajada e orgulhosa de fazer parte da sua companhia. Portanto, siga com a leitura e conheça mais sobre essas estratégias, além de entender como elas podem ser aplicadas para o alcance dos seus objetivos!
- Pagamento de comissão: um guia para analistas e gestores de departamento pessoal
- Acidente de trabalho: conheça os direitos e procedimentos essenciais para empresas
- O que é salário-família e quais os direitos do trabalhador?
- Férias coletivas: o que são e quais as regras?
- Aviso prévio indenizado ou trabalhado: entenda a diferença
O que é inbound recruiting?
Inbound recruiting é uma aplicação das estratégias de marketing que se dedicam a atrair candidatos potenciais para um negócio. A ideia é que, em vez de apenas procurar pelos melhores colaboradores, a empresa se posicione de maneira suficiente para que os candidatos sejam atraídos para ela.
Desse modo, ao contar com tal metodologia, você consegue atrair pessoas alinhadas com a cultura organizacional da sua empresa, além de manter seu time fidelizado com a marca. Isso é essencial para reduzir a rotatividade dos colaboradores e melhorar o clima organizacional.
Quais são os seus benefícios do inbound recruiting?
Agora que você já sabe o que é o inbound recruiting, que tal aprender quais benefícios esse conceito pode proporcionar à empresa? Com a intenção de ajudar, separamos várias vantagens que ele promove. Vale a pena continuar a leitura e descobrir!
Engajamento da equipe
Investir no inbound recruiting pode aumentar o engajamento do seu time. E isso é uma grande vantagem. Manter os colaboradores motivados no cotidiano de trabalho não é fácil. Porém, ao usar esse conceito, isso fica mais viável.
Por exemplo, ao aplicar essa técnica, você consegue trazer para a empresa colaboradores que realmente desejam estar nela. Com isso, as chances de ter pessoas engajadas, visando a melhores resultados, é bem elevada.
Redução do turnover
Da mesma forma que aumenta o engajamento, também diminui o turnover na empresa. Uma alta taxa de saída de colaboradores pode prejudicar a produtividade e os resultados do negócio. Isso porque os novos colaboradores precisam de tempo para aprender as atividades, o que gera custos altos.
Ao usar o inbound recruiting, você diminui essa rotatividade. Isso porque as pessoas escolheram a sua empresa, mesmo tendo outras possibilidades de trabalho. Assim, vão se empenhar ao máximo para continuar no cotidiano da companhia.
Otimização do processo seletivo
Um processo seletivo otimizado é fundamental para poupar tempo na escolha dos colaboradores e conseguir melhorar a seleção, trazendo profissionais que realmente podem contribuir com o cotidiano da empresa.
Ao usar o inbound recruiting, é possível obter esse benefício, tendo em vista que você já está preparando os candidatos desde muito antes da seleção. Assim, chegam até o processo indivíduos conscientes e adequados para os cargos disponíveis.
Melhora na imagem da empresa
Construir uma imagem positiva no mercado em que você atua é essencial. Seja junto aos consumidores, seja com fornecedores, seja com possíveis colaboradores, esse fator é fundamental para o sucesso.
Por meio do inbound recruiting, você consegue apresentar os diferenciais do negócio para possíveis funcionários. Assim, sua reputação cresce, e as chances de atrair ótimos profissionais é bem grande. Portanto, se deseja diferenciar-se da concorrência e ter talentos no negócio, vale investir em inbound recruiting.
Como aplicar o inbound recruiting na empresa?
Agora que você já conhece as vantagens de utilizar essa estratégia no seu setor de RH, é hora de entender como implementar as estratégias de inbound recruiting. Veja, a seguir, quais são as principais etapas para isso.
Trace um perfil do colaborador ideal
Antes de sair em busca de novos candidatos, é necessário compreender qual o tipo de colaborador que sua empresa necessita – talvez pessoas com um perfil mais técnico, com grandes habilidades sociais, que conseguem comunicar-se com facilidade ou que apresentam traços de liderança.
Cada empresa conta com seus próprios desafios, demandando profissionais com habilidades diferentes para atender às demandas que aparecem. Por isso, é essencial avaliar o tipo de colaborador que você considera indispensável, além das habilidades que podem contribuir para o sucesso da corporação.
Crie estratégias para a captação dessas pessoas
Após identificar que tipo de pessoa a sua corporação deseja atrair, é hora de colocar as ideias em prática para buscar indivíduos com esse perfil. A captação envolve algumas práticas responsáveis por aumentar a visibilidade da empresa. Veja a seguir!
- Criar um blog corporativo: por meio dele, você consegue mostrar aos potenciais candidatos o que é a sua organização e o que ela pode oferecer. Além disso, o blog tem potencial para ser usado na divulgação das vagas e oportunidades de emprego, além de mostrar a infraestrutura disponível.
- Utilizar as mídias sociais: por meio das redes sociais, você pode compartilhar informações sobre sua empresa, vagas e oportunidades de emprego. Além disso, as mídias sociais também permitem que você interaja diretamente com os potenciais candidatos, o que pode aumentar a sua taxa de sucesso no inbound recruiting.
- Criar um site para a empresa: o site pode mostrar aos potenciais candidatos o que é a sua empresa e o que ela pode oferecer em termos de experiência e ambiente de trabalho.
- Utilizar o e-mail marketing: tal abordagem é uma excelente forma para enviar informações sobre sua empresa, vagas e oportunidades de emprego para um grande número de pessoas de uma só vez, sendo indicado para um contato inicial com os candidatos.
- Criar um vídeo institucional: um vídeo institucional é uma ótima maneira de mostrar aos potenciais candidatos o que a empresa tem de melhor. Além disso, ele também pode ser usado para apresentar benefícios e direitos exclusivos da sua equipe.
Quer mais dicas? Confira nosso webcast sobre o tema:
Mantenha um bom relacionamento com o público
Após captar as pessoas com interesse em trabalhar na sua empresa, é necessário manter um relacionamento com elas. Nesse sentido, você consegue mandar materiais que podem auxiliar no desenvolvimento pessoal delas e desenvolvê-las para contribuir futuramente com o seu negócio.
Além disso, com a interação dos candidatos com sua marca, é possível entender quais são os principais talentos que vão colaborar com o negócio em caso de contratação. Assim, você consegue agilizar sua seleção e manter a empresa competitiva no mercado.
Também é viável encaminhar aos indivíduos que interagem vagas adequadas para o perfil deles. Desse modo, as chances de ter colaboradores interessados e engajados com o seu negócio são elevadas.
Entendeu o que é o conceito de inbound recruiting, como ele pode gerar benefícios e quais são os passos para aplicá-lo em seu negócio? Por meio de nossas dicas, você consegue colocar em prática essa técnica e atrair colaboradores fantásticos para contribuir com o desenvolvimento do negócio. Portanto, vale a pena aplicar os aprendizados do texto.
Gostou do artigo e quer que outras pessoas tenham acesso ao material? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais agora mesmo!