Calendário do RH e DP: 5 dicas para planejar o ano de 2024

Calendário do RH e DP: 5 dicas para planejar o ano de 2024
4 minutos de leitura

O setor de recursos humanos tem várias demandas diárias. Algumas são mais burocráticas e outras são realizadas para promover campanhas e eventos de datas comemorativas. Por meio do calendário RH, os profissionais responsáveis conseguem planejar ações para o ano inteiro.

Fazer o planejamento de prazos e dadas importantes garante que nenhuma atividade será realizada em cima da hora e que todas as datas serão comemoradas. Além disso, ainda possibilita oportunidades para os colaboradores poderem realizar treinamentos de maneira pontual e criativa. Sem contar, que podem ser preparados eventos especiais.

Quer saber mais sobre o calendário de RH? Continue a leitura!

Qual é a importância do calendário de RH e DP?

Ter o calendário de todas as atividades do DP e RH sempre à mão é essencial para a realização do bom trabalho do profissional da área. São várias datas para se lembrar ao longo do ano, e quem trabalha no RH precisa tê-las bem-organizadas. Assim, o departamento conseguirá se preparar para cada tarefa que será realizada.

O que faz parte do calendário de RH?

O calendário de RH tem todas as datas de realizações de atividades, tais como:

  • data de entregar o malote para a contabilidade;
  • dia de realizar os pagamentos e de pagar o décimo terceiro dos funcionários;
  • datas comemorativas.

Essas e muitas outras atividades podem ser listadas no calendário no final de um ano, para o próximo ano ser mais tranquilo.

Quais são as principais datas comemorativas do calendário do RH e DP?

Nas leis brasileiras podemos encontrar datas comemorativas que são feriados nacionais. Essas comemorações precisam ser levadas a sério e devem estar no calendário do DP. Outras datas como os feriados municipais também podem ser lembradas e destacadas. Separamos abaixo as principais. Confira!

Dia do Trabalhador

Todos os anos, no dia 01/05 é realizada a comemoração do dia do trabalhador. Essa é uma data importantíssima para que os trabalhadores se sintam reconhecidos pelo seu empenho em auxiliar a empresa a crescer. Nessa data pode ser programada a distribuição de lembrancinhas, brindes, vales e podem ser feitas brincadeiras descontraídas.

Dia das Mães

O Dia das Mães, que será comemorado no dia 12/05 no ano de 2024 precisa ser celebrado de maneira especial. Nesta data, além dos presentes, considere fazer palestras e outras atividades que valorizem as mães trabalhadoras.

O RH pode organizar rodas de conversas sobre a jornada dupla de trabalho das mamães, rede de apoio, debates sobre os desafios da maternidade, programar comidas especiais e muito mais. Basta usar a criatividade e a data jamais será esquecida pelas mães que receberem os mimos.

Dia dos Pais

O Dia dos Pais em 2024 será festejado no dia 11 de agosto. E, na empresa, será a oportunidade de homenagear aqueles que são especiais para os filhos. Existem diversas maneiras de celebrar a data na empresa, e algumas ideias são:

  • fazer palestras educativas;
  • realizar dinâmicas de grupo;
  • preparar café da manhã ou almoço com mensagens;
  • criar um mural com fotos dos filhos dos colaboradores;
  • levar os filhos para conhecerem o local de trabalho.

Essas e muitas outras atividades podem ser planejadas, basta colocá-las no calendário empresarial.

Dia da Mulher

Dia das mulheres, comemorado no dia 08/03 de todos os anos, é uma data que não pode faltar no calendário do RH. Todas as mulheres trabalhadoras desejam ser reconhecidas nesse dia e é o momento de valorizar a equipe feminina e ir além do óbvio. Podem ser feitas ações como:

Calendário do RH e DP 2024
  • rodas de conversas sobre assédio e machismo;
  • treinamentos para crescimento profissional;
  • treinamentos para desenvolvimento pessoal.

Como planejar o calendário do próximo ano?

O planejamento estratégico do calendário do RH, tem como objetivo traçar as datas especiais e dos trabalhos que serão realizados na empresa durante um ano inteiro. O departamento pessoal desempenha uma função essencial nesse momento. Separamos abaixo dicas para fazer esse calendário. Veja!

1. Considere as metas da empresa

O primeiro passo para fazer um planejamento que seja eficiente é conhecer quais são as metas do negócio. Sabendo onde a empresa deseja chegar no próximo ano será mais fácil elaborar o calendário. E, todas as medidas mais apropriadas poderão ser usadas para um alinhamento entre o empreendimento e o capital humano do negócio.

2. Avalie o ambiente interno

Fique atento às situações que ocorrem no ambiente interno e saiba quais são as necessidades e gostos dos seus colaboradores. Para isto, tome algumas atitudes, tais como:

  • faça entrevistas;
  • selecione e use questionários;
  • monte painéis de sugestões;
  • realize seminários;
  • crie comitês.

Essas e outras ações podem te ajudar a levantar os dados sobre o público interno da empresa, possibilitando a criação de um calendário ideal.

3. Analise a cultura organizacional

A cultura organizacional nada mais é que um conjunto de crenças e valores das pessoas que trabalham no local. Estes são vistos como hábitos e objetivos das pessoas no ambiente de trabalho. E, para que o calendário seja montado de forma correta é preciso entender quais são os costumes, tradições e gostos das pessoas.

4. Pense no bem-estar e saúde mental dos colaboradores

O bem-estar está inteiramente ligado à saúde física e mental dos colaboradores. Coloque no calendário datas como:

  • Setembro Amarelo;
  • Janeiro Branco;
  • SIPAT.

Mas, fique atento a essa preocupação, pois ela não deve ser só nas datas especiais, mas durante o ano inteiro.

5. Promova eventos

Separe datas para fazer gincanas e outras atividades entre os colaboradores, para que todos se sintam cada vez mais parte do negócio. É como se fosse uma família da empresa. Portanto, atente para esse detalhe e use as ferramentas de marketing a seu favor.

Ao mesmo tempo em que existe a possibilidade de se alegrar com a interação dos colaboradores, a empresa poderá colher frutos dessa dinâmica na qual as pessoas irão se conhecer melhor.

Quais são os desafios a serem superados ao pensar no planejamento do calendário de RH e DP da empresa?

Existem muitas dificuldades que podem ser encontradas para montar o calendário, sobretudo a de lidar com a transformação digital, o controle de burocracias e as leis de trabalho.

Mas, todos eles podem ser superados com facilidade. Basta estar atento a todas as informações relevantes e colocar pessoas que trabalhem na área à frente da elaboração desse calendário.

Então, agora que você já sabe o que é o calendário RH, não deixe de fazer o da sua empresa. Separe todas as datas importantes e descreva-as em uma lista. Dessa forma, o ano de 2024 iniciará com o pé direito e com todas as atividades organizadas.

Gostou do nosso post? Leia o E-book “CALENDÁRIO DO RH e DP 2024” e tenha acesso às ricas informações deste material!

Continue sua leitura ⬇

Super KIT do Recrutamento e Seleção 2024
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!