Receita recorrente: Veja o que é e quais são os seus benefícios

Receita recorrente: Veja o que é e quais são os seus benefícios
4 minutos de leitura

Encontrar meios de engajar os clientes e criar um fluxo de receita recorrente é fundamental para o bem-estar financeiro de qualquer empresa. Além de fazer com que os estoques não se acumulem, um sistema que produz entradas de recurso de maneira recorrente contribui para elevar o nível de faturamento e melhorar a capacidade de previsão do seu negócio. 

A gestão eficiente de estoques é um dos grandes desafios da atualidade, afinal, você não pode permitir que sua loja fique com as prateleiras vazias, mas também não consegue sustentar um grande estoque por muito tempo. Para solucionar essa questão, continue a leitura e veja como um modelo de receita recorrente pode ser útil!

O que é a receita recorrente?

Um negócio que funciona com foco na empresa recorrente é aquele em que seus clientes realizam o pagamento por algum produto ou serviço em períodos previamente acordados e com uma frequência contínua, normalmente medida em meses. 

As corporações que adotam essa modalidade recebem mensalmente um valor previsto em contrato em troca da disponibilidade de certos produtos e serviços durante o período em que o contrato está vigente.

Tal cobrança é normalmente feita por meio do cartão de crédito, débito automático em conta ou até mesmo via boleto bancário. No caso de inadimplência, o acesso é interrompido até que tudo seja normalizado. 

Como funciona esse conceito?

Nessa metodologia, ao contrário das empresas que se concentram em vendas pontuais, a receita recorrente busca fidelizar o cliente e fazer o máximo de vendas para o mesmo indivíduo. Assim, a receita recorrente é focada em oferecer uma experiência de compra excelente e manter o consumidor fiel à marca.

Desse modo, sua corporação ganha mais controle sobre o fluxo de demanda, consegue fazer previsões assertivas para seus estoques e há mais segurança quanto a quantidade de receita que a empresa deve gerar. 

Como implementar a recorrência em seu negócio?

Agora que você já sabe o que é um modelo de receita recorrente e como ele funciona, que tal aprender um pouco sobre como é possível implementar esse tipo de metodologia em sua empresa? Pensando nisso, preparamos algumas dicas que podem ajudar nesse sentido. Confira!

Verifique se é cabível

A primeira etapa para adaptar o seu negócio e implementar esse tipo de modelo é verificar se o que você oferece pode ser encaixado como uma recorrência. Por exemplo, imagine que você é dono de uma loja de pet shop.

Negócios como esse podem ser facilmente moldados para tal padrão. Nesse sentido, basta fazer um plano ou assinatura para que as pessoas possam adquirir em sua empresa até certa quantidade de ração mensalmente. É só você analisar se algo nesse formato pode ser adaptado para sua organização. Se sim, é só passar para o próximo estágio.

Elabore planos e preços

A próxima fase para você ter um modelo de recorrência eficiente na empresa é planejar possíveis propostas para atrair diferentes tipos e perfis de clientes. Por exemplo, é viável criar um plano básico, oferecendo soluções mais simples, um intermediário, com um pequeno upgrade em relação à primeira opção e uma proposta de luxo, onde o cliente tem acesso às melhores soluções disponíveis em seu negócio.

Adapte a estrutura da empresa

Criar um sistema de vendas recorrente é bastante diferente de um modelo tradicional, afinal, é necessário oferecer um novo patamar de experiência do cliente. Para que essa ideia seja colocada em prática é importante contar com uma boa gestão de estoque e recursos para manter uma disponibilidade contínua dos itens negociados nesse formato. 

Isso significa que é necessário utilizar uma boa estrutura logística e manter um rigoroso controle de estoque. Além disso, é importante contar com um sistema de cobranças que consiga organizar todo o fluxo de entradas que ocorrem nessa modalidade.

Quais as vantagens de usar a receita recorrente na gestão de estoques?

Com uma maior previsibilidade dos fluxos que acontecem em um período em sua empresa, você consegue otimizar diferentes setores e um deles é o estoque necessário para atender a demanda. Entenda quais são os benefícios desse modelo para a gestão de estoque do negócio.

Melhora o controle

Ao adotar o modelo de receita recorrente em sua organização, você ganha previsibilidade no que vai precisar sair e entrar no estoque. Assim, fazer o controle de tudo fica muito mais fácil. Você pode realizar estimativas e estocar apenas o que é necessário para atender seus clientes.

Dessa forma, além de otimizar a gestão, você consegue reduzir os custos atrelados a ter um estoque enorme na empresa. Portanto, se deseja ter mais eficiência no monitoramento da armazenagem, essa metodologia pode ser uma aliada importante.

Permite gerar relatórios

Ao adotar esse conceito, você tem sua capacidade de gerar relatórios aumentadas e, dessa forma, melhora a tomada de decisão e o direcionamento que o seu negócio vai seguir. Nesse sentido, contar com um bom sistema tecnológico pode ajudar bastante também.

Assim, você controla o giro do estoque a partir de relatórios gerados com as informações dos clientes que estão em sua lista de recorrência e evita a necessidade de manter um armazenamento grande de produtos, ganhando eficiência na gestão de estoque da empresa.

Torna o faturamento previsível

Com um controle otimizado de estoque e uma previsibilidade maior da demanda existente pelos seus produtos e serviços, fica mais simples elaborar um fluxo de caixa para acompanhar e projetar o faturamento da empresa.

Também é viável otimizar o controle de custos que o negócio tem e encontrar algumas melhorias possíveis. Vale destacar que para fazer isso, é importante contar com soluções tecnológicas que auxiliem a tornar o modelo de recorrência eficiente que ajude a diminuir potenciais erros que possam dificultar esse tipo de metodologia.

Como a tecnologia pode ajudar a implementar a receita recorrente?

A tecnologia é essencial para otimizar o relacionamento com o cliente e melhorar os recursos de controle sobre a demanda. Com um sistema de gestão completo é possível registrar todos os dados de contato dos consumidores, enviar promoções exclusivas e acompanhar diversos indicadores importantes para a empresa. 

Por meio desses recursos é possível identificar quais os produtos e serviços de seu negócio são os mais requisitados, criando um modelo de receita recorrente sobre eles. Assim, seu controle de estoque é otimizado e a previsibilidade de receita também. 

Viu como é importante contar com as novas tecnologias para melhorar o planejamento estratégico do negócio? Criar um modelo de receita recorrente pode ser complexo de implementar, mas com um sistema completo de gestão é possível automatizar diversas tarefas e colocar essas ideias em prática. 

Gostou do nosso artigo? Então assine agora a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis diretamente na sua caixa de e-mail!

Últimos posts 👇