No mundo corporativo, algumas empresas vinculam ao valor de seus ativos os bens imóveis, itens dos estoques, recursos humanos, máquinas e equipamentos. Embora todos eles sejam uma parte importante das organizações empresariais, a falta de dinheiro pode ser catastrófica para todos os negócios. Uma reserva é fundamental para suprir necessidades repentinas que surgem no decorrer do tempo.
Mas a gestão da liquidez é essencial para compreender a rapidez com que um investimento pode ser vendido sem afetar negativamente o negócio. Quanto mais líquido for um ativo, mais fácil é vendê-lo pelo valor atual de mercado ou pelo preço justo, mais rapidamente ele pode ser comprado e vendido.
Deseja entender melhor a gestão de liquidez e por que ela é fundamental para o sucesso financeiro de uma empresa? Prossiga!
O que é gestão de liquidez?
A gestão da liquidez de uma empresa é uma medida importante da contabilidade que aponta quão facilmente ela pode cumprir suas obrigações financeiras. Esse gerenciamento mede a capacidade pagamento de uma organização empresarial em relação às suas dívidas. Normalmente, os gestores a expressam com números obtidos do passivo circulante para evitar crises nas finanças dos negócios.
O gerenciamento de liquidez é um processo separado com o qual as empresas bem-sucedidas precisam lidar diariamente. Esse é um dos procedimentos mais complexos que os gerentes enfrentam em suas rotinas, útil para definir os ativos líquidos disponíveis para pagar os débitos. Ele pode incluir comparações de valores registrados como passivo circulante.
As obrigações de curto prazo geralmente são aquelas que vencem no prazo de um ano. Diferentes índices podem ser usados para compreender a liquidez do fluxo de caixa, incluindo alguns indicadores atuais do mercado financeiro. Se a empresa tiver mais ativos líquidos do que passivos ou obrigações de curto prazo, significa que conseguirá cumprir suas obrigações antes do vencimento.
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Como funciona a gestão de liquidez?
A gestão da liquidez é realizada para identificar a capacidade de um negócio para saldar dívidas pendentes se elas vencerem utilizando os seus ativos financeiros. Essa atividade que é responsabilidade dos gestores ajuda a compreender se os valores são suficientes para satisfazer ou não as obrigações em curto e médio prazo.
Quais são as boas práticas da gestão de liquidez?
O gerenciamento da liquidez consiste na execução de etapas que requerem técnicas distintas para as empresas atingirem os seus objetivos. O primeiro passo é obter uma visão geral dos ativos passados e atuais. Em seguida, é necessário elaborar um plano para as metas serem atingidas. Observe abaixo algumas práticas desse processo!
1. Planejar as receitas e despesas
Os dados defluxo de caixa, receitas e despesas precisam ser coletados para a criação e o desenvolvimento de um planejamento capaz de abranger as próximas semanas e meses subsequentes. Os desembolsos recorrentes podem ser facilmente incluídos no planejamento das finanças, enquanto valores estimados são úteis para representar outras despesas e receitas.
É importante registrar o desenvolvimento do negócio da forma mais realista possível, se você quiser que as estimativas reflitam melhor a realidade financeira. Para fazer isso, você precisará entrar em contato com vários departamentos para saber sobre receitas futuras que poderão ser derivadas de análises de clientes e de mercado.
2. Manter um fluxo de caixa atualizado
O gestor pode obter uma visão geral dos fluxos de caixa anteriores para saber em que, onde e como a empresa gasta dinheiro regularmente. Os negócios têm despesas recorrentes, por exemplo, gastos operacionais, pagamentos de salários e aquisição de insumos. Compreenda-os, controle oscustos e obtenha um entendimento mais profundo da organização.
O pré-requisito básico para umagestão de liquidez confiável é o monitoramento contínuo do fluxo de caixa. Quanto mais de perto o gestor conseguir monitorar esses números, melhor. Avalie as entradas e saídas de valores em tempo real, ou seja, tenha ciência de quais receitas e despesas estão ocorrendo diariamente na sua empresa.
3. Ter uma reserva de emergência
A gestão da liquidez aponta quando o investimento será feito, a data que a empresa receberá um empréstimo e o valor das parcelas que deverão ser pagas mensalmente. Com o registro todos esses processos, você verá quanto dinheiro tem disponível. Os investimentos planejados e uma reserva de emergência também devem ser incluídos no planejamento.
A reserva de emergência é crucial para enfrentar períodos de escassez de dinheiro e para atingir os objetivos de negócios durante eventuais crises. Ela pode ser proveniente de várias fontes, como subsídios, restituições de impostos e investimentos. E pode ser utilizada para comprar matérias-primas, pagar o aluguel, cobrir despesas com marketing e muito mais.
4. Revisar os investimentos
As revisões de investimentos garantem que sejam feitos arranjos e negociações caso seja preciso efetuar a quitação de débitos pendentes. Com essa análise, um gestor planeja resgates para atender as estratégias de liderança. As boas práticas de gestão do risco de liquidez de fundos se aplicam continuamente e evitam prejuízos desnecessários.
As solicitações de resgate podem ser atendidas conforme as regras de cada investimento e as características de liquidez dos títulos. Uma revisão das negociações realizadas revela quais fundos podem ser sacados para criar estratégias de investimento, compor carteiras mais adequadas e cumprir os cronogramas estabelecidos pela liderança de um negócio.
5. Avaliar regularmente das demandas
As demandas de liquidez requerem uma avaliação de obrigações e garantias oferecidas. Essa análise não se limita ao desenvolvimento de um conjunto de cenários e riscos potenciais das atividades. Ela fornece uma base sólida para quem utiliza os históricos dos fluxos e experiências passadas para tomar decisões mais acertadas.
Uma avaliação contínua das demandas ajuda a definir futuras participações em carteiras de investimentos, títulos corporativos e que para encontrar estimativas confiáveis de liquidez. Nessas circunstâncias, essa é uma boa prática que as empresas usam para conhecer informações externas e internas antes de realizar negociações no mercado.
Essas são as 5 dicas para monitorar e controlar entradas e saídas em empresas que fazem a gestão de liquidez. É muito importante controlar as contas a pagar e receber para planejar o futuro dos negócios e pagar as suas dívidas no menor prazo possível. As suas análises serão úteis para avaliar o desempenho e a lucratividade da empresa.
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