ESG na contabilidade: confira seu papel na empresa

ESG na contabilidade: confira seu papel na empresa
4 minutos de leitura

Quanto mais as empresas são consultadas sobre as suas estratégias de Environmental, Social and Governance (ESG) ou ambiental, social e governança, mais o foco em práticas sustentáveis se intensifica no universo corporativo. O conceito surgiu nos anos 2000 como uma filosofia que impulsiona a sociedade a ter cuidados com o meio ambiente e a investir em sustentabilidade.

O ESG na contabilidade está presente em todas as partes do mundo, inclusive na Europa, Estados Unidos e Brasil. As suas metodologias resultam em oportunidades interessantes para contabilistas, auditores e outros profissionais especializados em ciências contábeis. Os regulamentos relacionados a esse conceito precisam ser respeitados, entretanto, essas regras possibilitam o aumento dos investimentos e trazem vários benefícios.

Gostaria de entender qual é o impacto do ESG na contabilidade das empresas? Acompanhe a leitura!

Saiba o que é ESG contábil

ESG contábil é um modo de executar atividades no setor de contabilidade com a finalidade de fomentar o cumprimento das leis vigentes e das medidas de governança social, ambiental e corporativa nas organizações empresariais. Enquanto uma empresa cresce, os contadores desempenham um papel muito importante para a adequação às normas e descobertas de iniciativas que tragam lucros.

As discussões ESG entre contabilistas geralmente se concentram em como aprimorar as técnicas e a atuação de uma empresa de modo que as responsabilidades fiscais e financeiras sejam atendidas.

Os profissionais desse departamento estudam e esclarecem questões inerentes às questões sociais, ambientais e de governança para garantir a conformidade em relação aos órgãos fiscalizadores.  

Entenda o impacto do ESG na contabilidade das empresas

Existem diversos impactos do ESG na contabilidade das organizações devido às mais variadas questões que podem afetar os valores divulgados e relatados nas demonstrações financeiras. O impacto pode abranger falhas na mensuração e o reconhecimento das despesas com remuneração ou então causar danos à reputação de um negócio e diminuir as suas vendas.

Análise contábil

Uma empresa pode considerar certos assuntos ESG como indispensáveis para uma análise contábil mais aprofundada. Por exemplo, a redução na demanda de um material durante certo período destacado em relatório pode ser fundamental para estimar os fluxos de caixa futuros ou de valores que poderão ser usados para avaliação de desvalorização de ágio ou criar para ativos de longa.

Demonstrações financeiras

Oportunidades e riscos inerentes aos aspectos de ESG podem ter um efeito favorável, desfavorável ou neutro nas demonstrações financeiras de um negócio. Os contadores conseguem perceber se houve ganhos ou prejuízos desde que acompanhem as implicações legais e os incentivos fiscais referentes a esse conceito e suas práticas cotidianas para pensar em novas abordagens mais lucrativas.

Créditos fiscais

Os profissionais de contabilidade podem analisar os incentivos do governo para as empresas que se relacionem com o meio ambiente para orientar os gestores a apostar em eficiência energética, investimento e produção de energia eólica ou solar, estações de carregamento de veículos elétricos e muito mais. No setor social, pode-se aproveitar créditos para investir na comunidade próxima ao negócio.

Gerenciamento de riscos potenciais

Os relatórios ESG fornecidos pelos contadores podem ser chamados de divulgações de sustentabilidade que podem se tornar conhecidas pelos clientes de uma organização. Isso demonstra que a empresa se responsabiliza pelas atividades realizadas em seu favor e que cumpre os requisitos exigidos pelas autoridades competentes de diversos setores, bem como realiza o gerenciamento de potenciais riscos de poluição e degradação ambiental.

Geração de valor para a marca

Os documentos de ESG permitem que os contabilistas comuniquem aos gestores as principais oportunidades e como elas podem ser gerenciadas. Com isso, fica mais fácil compreender a resiliência às mudanças no ambiente e na sociedade, organizar as estruturas físicas do negócio e seus impactos na sociedade. Consequentemente, os gestores poderão demonstrar credibilidade e gerar valor para os stakeholders.

Muitos investidores estão focados em informações ESG para definir quais serão seus novos investimentos e entender a abordagem de uma empresa para a criação de valor em curto, médio e longo prazo. As pesquisas e relatórios dos contadores podem mostrar para esses parceiros que o negócio dá importância ao atendimento de padrões consistentes e obrigatórios.

Portanto, ESG na contabilidade revela que os líderes financeiros de uma organização estão mais preparados para enfrentar períodos de crise e para se manter ativos se houver alterações no mercado econômico. Os relatórios contábeis fortalecem a confiança entre todas as partes interessadas, revela os propósitos das organizações corporativas e seus objetivos para as próximas décadas.

Alta qualidade e confiabilidade

As ferramentas de ESG transmitem para o público mais consciente a confiabilidade dos produtos colocados no mercado ou dos serviços prestados por uma empresa. O aumento da transparência e a realização de auditorias das demonstrações financeiras asseguram que os relatórios feitos pelos contadores de uma empresa são confiáveis e de alta qualidade.

As verificações de ESG dependem de um processo no qual um profissional independente obtém evidências e executa uma série de procedimentos. Depois de ter segurança sobre as informações coletadas, por exemplo, o auditor contábil poderá emitir uma conclusão destinada a aumentar o grau de confiança da tomada de decisão dos gerentes de todos os demais setores. 

Margens de lucro

Os componentes de ESG na contabilidade impactam as características financeiras, como a margem de lucro, o valor de uma empresa, as fusões e aquisições, a construção de ativos, entre outros. Há uma ligação entre governança, meio ambiente e cenário social capaz de propiciar o crescimento dos negócios, o aumento da lucratividade, a redução de gastos e a economia de recursos.

Os programas de responsabilidade social e corporativa (RSE) de uma empresa criados em conjunto com contadores e outros gestores conseguem interferir no desempenho financeiro e aumentar a eficácia das soluções utilizadas. Por esta razão, esse conceito está ganhando relevância nas organizações e exerce influência positiva direta em todos os setores organizacionais. 

Mais eficiência

As métricas contábeis mais usadas pelos contadores são o Retorno sobre o Ativo Médio, o Retorno sobre o Patrimônio Líquido Médio (ROAE) e o Cost-to-Income Índice (CIR) ou Custo/Receita. Os indicadores baseados na contabilidade medem a lucratividade e o ganho de eficiência com o uso das medidas de ESG, medidas de utilização, crescimento ou giro de ativos. 

Compreendeu o papel da ESG na contabilidade de uma empresa? A aplicação dessas práticas é necessária para obter sucesso financeiro de curto e longo prazo, desde que as ações sejam divulgadas nas mídias sociais e outros canais de comunicação. A exposição de dados e a divulgação de relatórios podem elevar os ganhos com agilidade se a temática for explorada corretamente. 

Quer continuar em sua jornada de aprendizado? Então, continue lendo e entenda o que é valor de mercado e como ele pode ser calculado!

Últimos posts

ebook-difal
banner-artigos-carga-tributaria-brasileira
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!