Para aproveitar 2024 e começar o ano com um bom faturamento na empresa, vale a pena entender quais são as datas comerciais e como elas podem ser usadas para alavancar seus resultados. Isso interfere diretamente no desempenho da marca, especialmente para equilibrar os momentos de baixa demanda.
Além de facilitar a criação de promoções, conhecer o calendário comercial de 2024 ajuda nas estratégias de marketing, no planejamento de estoque e na previsão de vendas para o período. Se você quer saber quais são as datas comerciais e como aproveitá-las para vender mais, continue a leitura e confira nosso post!
Qual a importância de conhecer as datas comerciais de 2024?
Ao compreender quando acontecem as datas festivas de 2024, você consegue estabelecer todo o planejamento de marketing e vendas para cada momento. Isso pode incluir a elaboração de promoções sazonais, descontos especiais e até mesmo eventos temáticos.
Saber sobre esses momentos em que as pessoas estão mais dispostas a comprar também ajuda na gestão eficiente dos estoques, evitando a escassez na véspera de datas especiais e o excesso de produtos após elas.
Pensar no calendário comercial também ajuda a melhorar a experiência do cliente, pois sua empresa consegue adiantar necessidades. Imagine, por exemplo, que o dia das mães se aproxima e sua loja conta com produtos ou serviços feitos especificamente para essa comemoração. Além de vender mais, você consegue realizar um atendimento personalizado e mais atencioso quanto a demanda do público.
Quais são as principais datas comerciais de 2024?
Após entender como essas festividades podem impactar o desempenho da sua marca, é hora de descobrir quando esses grandes eventos comerciais são comemorados. Veja, a seguir, quando cada um acontece.
- Carnaval — comemorado de 10 a 13 de fevereiro;
- Dia do Consumidor — celebrado dia 15 de março;
- Páscoa — celebrada em 31 de março;
- Dia das Mães — festejado dia 12 de maio;
- Dia dos Namorados — comemorado 12 de junho;
- Dia do Amigo — celebrado dia 30 de julho;
- Dia dos Pais — festejado dia 12 de agosto;
- Dia do Cliente — comemorado em 15 de setembro;
- Dia das Crianças — festejado em 12 de outubro;
- Black Friday — comemorado em 29 de novembro;
- Natal — celebrado em 25 de dezembro.
Como usar as datas comerciais de 2024 para melhorar o faturamento?
Após conferir o calendário, é possível verificar que quase todos os meses recebem alguma data festiva, permitindo a criação de uma programação específica. Além disso, você também pode incluir datas especiais para sua empresa, como o aniversário da marca, por exemplo. Veja, a seguir, como aproveitar cada um desses momentos para ampliar as vendas.
Faça um planejamento antecipado
Manter todas essas datas em mente é essencial para aproveitar as oportunidades de vendas que aparecem ao longo do ano. Ao trabalhar as festividades mais comuns, você consegue criar uma boa programação para ofertas e descontos de todo o ano.
Isso também contribui para elaborar com antecedência as campanhas de marketing, criando anúncios mais criativos, descontos atraentes e pacotes realmente ligados ao interesse da sua audiência.
Personalize as ofertas
O melhor dessas datas comemorativas é poder criar ofertas e descontos alinhados com cada tema diferente. Além de trazer dinamismo para toda a comunicação da marca, esse tipo de evento pode atrair novos consumidores.
A criatividade é um ponto-chave para destacar suas ofertas da concorrência. Portanto, pense em brindes, sorteios, vantagens e até mesmo experiências que possam agradar seu público. Todas essas ações contribuem para atrair e reter uma boa parte da audiência.
Invista em diferentes canais de divulgação
Para as pessoas poderem decidir se vão ou não aproveitar as ofertas, elas precisam estar ciente de que haverá algum movimento festivo em sua marca. Portanto, usar diversos canais de marketing é necessário na hora de fazer a divulgação.
Vale a pena aproveitar as redes sociais, o site e a própria loja para promover o evento. Além disso, recursos de publicidade, como os anúncios online, também podem ajudar a atrair mais pessoas.
Um último ponto de atenção se refere ao tempo de preparação para o evento. O trabalho de aquecer a audiência e engajar as pessoas deve ser feito de maneira bem antecipada, uns 12 ou 20 dias antes da data comemorativa.
Ofereça uma boa experiência ao cliente
Depois de tantos dias de preparação, também é preciso pensar na experiência do cliente durante as interações com a marca. Datas festivas são conhecidas pela agitação, longas filas e falta de produtos.
Por isso, vale convidar a audiência para se programar e realizar as compras de maneira antecipada. Além disso, vale incluir embalagens temáticas, brindes e cupons para sorteios. Isso tudo agrega valor e faz com que o cliente se sinta valorizado pela marca.
Faça campanhas temáticas
Na hora de explorar os benefícios da publicidade paga, é necessário pensar em campanhas criativas e atraentes. Como praticamente toda a concorrência está anunciando, é normal que o custo fique elevado. Por isso, vale a pena caprichar ainda mais nos vídeos, imagens e na própria mensagem veiculada nos seus anúncios.
Trazer conteúdos divertidos, criativos, mas que também conversam com os interesses da audiência, é uma ótima forma de atrair mais pessoas, mesmo com um orçamento limitado. Portanto, não deixe de verificar a biblioteca de anúncios do Facebook para ter referências na hora de anunciar.
Monitore métricas financeiras
Para verificar se suas estratégias estão indo bem, vale a pena recorrer aos dados e registros históricos da empresa. Por meio deles, a empresa consegue estimar a necessidade de estoque, o volume de vendas esperado e demais variáveis importantes durante as datas comemorativas.
Já no acompanhamento das campanhas, é preciso contar com recursos analíticos e algumas métricas como o ROI para verificar se a sua abordagem está correta. Fazer testes antes das datas comemorativas permite que você já entenda quais tipos de anúncios são mais ou menos eficientes para impactar o público.
Acompanhar todas as datas comerciais de 2024 permite que sua marca tenha um sólido planejamento para todo o ciclo. Tal cuidado ajuda a se destacar da concorrência e contribuir para ampliar o número de vendas. Portanto, não deixe de estruturar a empresa para que ela possa aproveitar cada uma dessas comemorações.
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