A importância do contador na gestão financeira das empresas

A importância do contador na gestão financeira das empresas
5 minutos de leitura

Você já parou pra pensar qual é a real função do contador na gestão financeira de uma empresa? Esse profissional é uma das peças mais fundamentais na gestão do seu negócio.

papel do contador vai muito além do auxílio prestado no pagamento de impostos. Na verdade, a atuação dele está intimamente relacionada à criação de uma visão estratégica focada em resultados. Com isso, esse profissional pode se tornar uma das ferramentas mais valiosas para que a sua gestão financeira tenha o sucesso desejado.

A seguir, você conhecerá como a parceria com um contador pode revitalizar os cofres da sua empresa. Descubra agora mesmo por que esse profissional é tão indispensável para o sucesso de qualquer organização!

Quais são as funções básicas da contabilidade em uma empresa?

Dentre as várias atribuições adotadas pelo profissional de contabilidade, as principais são:

  • escrituração dos fatos contábeis;

  • armazenamento e acompanhamento das documentações;

  • abertura e fechamento de empresas;

  • geração de demonstrações contábeis;

  • apresentação e esclarecimentos dos balancetes contábeis e balanços patrimoniais;

  • controle dos pagamentos de impostos;

  • entrega das obrigações acessórias.

O contador é, portanto, indispensável para o bom funcionamento de qualquer pessoa jurídica (empresa). O objetivo central das atribuições listadas consiste em zelar pela saúde do patrimônio da empresa.

Qual é o impacto do contador na gestão financeira das empresas?

Atualmente, o aprimoramento da gestão financeira das empresas depende de uma parceria consolidada com bons contadores. Uma das principais consequências dessa parceria é o aumento do grau de competitividade da organização perante as concorrentes do setor de atuação.

O mínimo que se espera dos gestores de uma empresa é que eles façam as melhores escolhas. Porém, para que o processo de tomada de decisão seja à prova de falhas, ele necessita de uma base de dados extremamente confiável.

Sem essa base informacional sólida, a organização corre o risco de arcar com os resultados de deliberações infelizes. Como resultado, a empresa pode comprometer o caixa ao ponto de ficar impossibilitada de reservar recursos para os próximos investimentos.

Nunca é demais reforçar que investir regularmente no negócio é essencial para sustentá-lo no mercado, além de expandi-lo, por exemplo. Ao ser exercida por profissionais especializados e experientes, a contabilidade é uma das engrenagens que mantêm o negócio em movimento.

Tamanho equilíbrio financeiro também está vinculado à organização do pagamento de tributos. Por sinal, devido ao nível de complexidade, a gestão tributária é um problema capaz de tirar o sono de muitos empreendedores. Como resolvê-lo? Com o suporte de contadores atualizados.

De fato, esses profissionais são encarregados de programar o pagamento de cada tributo imputado à empresa. Mas em se tratando de gestão tributária, o trabalho deles não para por aí. Afinal, existe todo o planejamento tributário, algo que remonta à definição do modelo de tributação a ser usado pela empresa.

Ao estudar bem as atividades exercidas pelo negócio, o contador pode indicar qual é o regime tributário mais adequado. Dessa maneira, ele proporciona uma grande economia aos cofres da empresa.

De um modo geral, também há um ganho com relação à organização do dinheiro destinado aos tributos. Isso significa que tudo estará muito bem detalhado no cronograma de recolhimentos. Os atrasos, se houver, serão eliminados.

Em resumo, o trabalho do contador é vital para que a empresa deixe de pagar tributos indevidos, além de ajudá-la a quitar os impostos necessários nas datas corretas. O resultado final de tudo isso é uma gestão financeira e tributária muito mais equilibrada.

Naturalmente, todos esses benefícios são possíveis se o contador estiver alinhado com as mudanças impostas pelo Governo. Somente um contador bem atualizado quanto à legislação tributária pode garantir que a sua empresa ficará livre de multas indesejadas e inesperadas.

Vale lembrar que essas leis sofrem alterações constantes. Ter ao lado parceiros especialistas é a melhor forma de assegurar que todos os detalhes serão interpretados corretamente.

Caso contrário, ocorre o de sempre: a empresa tende a ser penalizada com multas e outras autuações. Isso prejudica o trabalho dos gestores financeiros, que precisam encontrar soluções para os rombos que surgem no caixa da empresa. Já uma contabilidade bem executada evita que o negócio corra riscos desnecessários.

Faz-se primordial que você saiba como o fisco está solicitando as informações e como a sua empresa anda se comportando mediante as novas exigências. Nesses momentos, as respostas não podem ser encontradas por meio de uma singela busca na internet. Em vez disso, a organização precisa contar com a perícia de profissionais gabaritados.

O contador, através da sua habilidade de mensuração e o domínio da legislação vigente, é capaz de provisionar com certa precisão a situação financeira de uma empresa para os anos seguintes. Mais uma vez, o contador evita, assim, que tomadas de decisões equivocadas comprometam a situação financeira da empresa.

Como é possível notar, o impacto de uma contabilidade bem planejada e executada na gestão financeira é profundo. Isso explica por que o contador é indispensável no progresso do seu negócio.

Mas que tal falar um pouco sobre os principais tipos de contabilidade e como cada uma é imprescindível para qualquer empresa? Acompanhe!

Como funciona a contabilidade interna?

Não é à toa que essa contabilidade também é conhecida como contabilidade gerencial. Essa vertente reside em apresentar os dados contábeis a todos os colaboradores da empresa.

O grande objetivo é fazer com que as informações contábeis alcancem cada funcionário que precise trabalhar com elas. Mas mais do que isso, a contabilidade interna também está incumbida de fornecer essas informações de uma forma direta e facilmente compreensível.

Na prática, esse tipo de contabilidade realiza a identificação e organização dos dados de entrada e saída. Assim, o gestor financeiro tem à disposição um conjunto de informações úteis e bem alinhadas. Com isso, fica muito mais fácil gerenciá-las e cruzá-las.

Qual é a contribuição da contabilidade externa?

Enquanto isso, a contabilidade externa está mais diretamente ligada às finanças, em si, do negócio. Isso porque ela é a parte responsável por organizar todas as informações relacionadas aos demonstrativos financeiros.

Portanto, trata-se daquela contabilidade que estabelece um elo comunicativo entre a empresa e todos os stakeholders vinculados a ela. É a contabilidade externa que apresenta a verdadeira situação contábil das organizações.

Para que isso aconteça da maneira esperada, é imprescindível que o setor contábil da empresa siga à risca as orientações da legislação vigente. Some-a isso, evidentemente, o cumprimento de todas as práticas contidas nos princípios fundamentais da contabilidade.

Vale ainda frisar que também cabe à contabilidade externa realizar os cálculos contábeis atrelados aos custos das mercadorias. Para tanto, espera-se que o setor contábil:

  • atenda a todas às normas tributárias;

  • análise continuamente qual é o nível atual dos insumos estocados (usados na produção de mercadorias) pela empresa e dos lotes de produtos já fabricados;

  • apresente os dados necessários para o cálculo dos custos inerentes à produção de cada mercadoria. É com base nessa apuração que a empresa consegue chegar a um preço final do produto ou serviço prestado.

Como é possível perceber, existe uma contabilidade única. A divisão das funções entre a contabilidade interna e a externa visa tão somente facilitar a execução de tantos e complexos processos.

Essa separação é muito bem-vinda para os gestores financeiros, pois eles conseguem selecionar a informações das quais precisam com muito mais agilidade.

Contanto que o setor contábil da sua empresa desempenhe todas as funções elencadas com maestria, a gestão financeira do negócio será bem mais fluida. A quantidade de trabalho diminui, assim como o tempo normalmente gasto com determinadas decisões.

Como melhorar a gestão financeira da sua empresa?

Como você viu, inicialmente a gestão das finanças de um negócio é uma tarefa muito árdua e complicada. Isso se deve aos inúmeros fatores associados aos diversos processos relacionados a esse tipo de gestão. Desse modo, não basta ter boa vontade. Em se tratando de gestão empresarial, profissionalismo e expertise são atributos indispensáveis.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Portanto, o primeiro passo para transformar a gestão financeira do seu negócio consiste em ter um setor de contabilidade impecável. Como fazer isso? Por meio da assessoria de profissionais que entendem profundamente a respeito do tema, acostumados a estabelecer parcerias com empresas de diferentes setores.

Isso, entretanto, ainda é insuficiente. A concretização de todo esse esforço de melhoria depende — e muito — da adoção de um software de gestão moderno, intuitivo e eficaz.

Atualmente, o sucesso das empresas e o seu destaque no mercado perpassa pelo pleno desenvolvimento da tecnologia da informação. Acredite, o uso de um programa criado especificamente para a gestão da sua empresa faz toda a diferença.

Não é pura coincidência que os negócios mais bem desenvolvidos estão diretamente alinhados ao progresso tecnológico. Para que a sua empresa faça parte desse time, ela precisa de um processo de mudança humano e igualmente tecnológico.

Com essa união entre as melhores práticas contábeis e o melhor software, a sua empresa crescerá como nunca! Afinal, a gestão financeira será totalmente otimizada. O resultado de tudo isso será uma administração muito mais coesa, fluida e eficaz.

Então, não espere mais para entrar em contato conosco! Nós temos a melhor solução para a gestão financeira do seu negócio!

Super Kit Financeiro
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!