O que é mentoring? Saiba como prestar esse serviço na contabilidade!

O mentoring é o mesmo que coaching? O mentoring sempre é conduzido por uma pessoa mais velha? Entenda melhor sobre o assunto e enxergue esta oportunidade no seu negócio contábil.

O que é mentoring? Saiba como prestar esse serviço na contabilidade!
5 minutos de leitura

Provavelmente, você já ouviu falar sobre o processo de mentoring, ou mentoria, mas ainda não sabe exatamente o que significa. Os termos mentoring, coaching, são tendências de RH e estão relacionados ao desenvolvimento humano e profissional e têm crescido cada vez mais com o cenário competitivo das organizações.

As empresas estão percebendo que é preciso investir em recursos humanos de forma estratégica para obter melhores resultados. Mas, se você ainda não sabe o que é mentoring, este post chegou no momento certo!

Vamos explicar o conceito, a importância desse processo para as empresas, como pode ser aplicado na contabilidade e, por fim, vamos apresentar algumas dicas que vão lhe ajudar a se preparar para prestar esse serviço. Ficou curioso? Então continue a leitura!

O que é mentoring?

Mentoring é um termo da língua inglesa que significa mentoria, tutoria, ou apadrinhamento. De forma resumida, consiste em uma ferramenta de desenvolvimento profissional, na qual uma pessoa mais experiente ajuda outra menos experiente.

Mas, atenção! Isso nem sempre está relacionado à idade. O mentor não precisa ser necessariamente mais velho para orientar alguém mais jovem.

Os mentores são sempre mais velhos?

Devido aos anos de experiências, naturalmente, é isso que normalmente ocorre, entretanto, existem mentores mais jovens e mais preparados que também estão desempenhando esta função. Os mentores mais jovens são procurados por suas experiências em processos que envolvem a tecnologia e outras atualidades.

O foco do mentoring costuma ser o desenvolvimento na carreira, entretanto, pode ser voltado a aspectos mais amplos da vida cotidiana. Isso é uma das características que o diferenciam da prática de coaching.

Quais são as diferenças entre coaching e mentoring?

É comum confundir os termos coaching e mentoring. Mesmo sendo dois processos de desenvolvimento profissional, eles têm distanciamentos importantes.

No coaching o profissional será auxiliado a planejar, estabelecer metas, e prazos em busca de objetivos e resultados desejados e resultados desejados tanto dele quanto da empresa. O relacionamento entre ambos também tem a duração limitada, e o coach não sugere e nem intervém no processo de construção dessas metas, o que não ocorre com o mentor e mentorado.  

No caso da mentoria, os conhecimentos compartilhados têm uma visão mais ampla e global, visando o crescimento profissional. O relacionamento tem duração mais longa, sendo muitas vezes para o resto da vida. Isso porque o mentor se torna uma referência para o mentorado, pois é quem aconselha e orienta e troca experiências que já foram vivenciadas 

A importância de um mentor nas empresas

Até aqui, sabemos que o mentoring é um processo de transmissão de conhecimentos realizado com a ajuda de um mentor para estimular o desenvolvimento de alguém. Normalmente isso acontece dentro das empresas, quando o profissional assume um cargo novo ou precisa melhorar algumas competências para desempenhar melhor o seu trabalho.

O mentor precisa ter uma carga de experiências acumuladas para conseguir transmitir confiabilidade e segurança para o mentorado, para que ele consiga alcançar seus propósitos.

Normalmente, busca-se a ajuda de um mentor para melhorar o desempenho na gestão de relações humanas, e de assuntos relacionados a economia e mercado.



O mentor também é solicitado em ocasiões específicas de uma empresa, como, por exemplo, em casos de sucessão, fusões, desligamentos, e outras mudanças que impactam de forma mais intensa as empresas.

O trabalho do mentor nem sempre é voltado a orientar uma única pessoa. Ele também tem sido requisitado para aconselhar equipes inteiras, com o objetivo de torná-la mais estimulada e integrada. Esse serviço pode ser aplicado na contabilidade, o que vamos explicar agora!

Como aplicar o mentoring na contabilidade?

O mentor é convocado em momentos que a empresa precisa de ajuda para superar obstáculos e agir de forma mais segura e madura. O mentorado pode ser tornar para o contador uma nova opção de atuação com as empresas e esta no leque de serviços que essa empresa contábil pode oferecer. Essa é uma das ações que irá ressignificar a atuação desse profissional frente as diversas alterações e atualizações da função que envolve a contabilidade.   

Para você que é contador e quer expandir seu portfólio de serviços e ainda ganhar a confiança das empresas, pode investir em se tornar um mentor. Isso porque muitas empresas e pessoas, têm dificuldades com decisões que necessitam do conhecimento único que muitas vezes só uma pessoas como o contador possui essa expertise da melhor decisão frente a melhor tributação, atuação de produto x insenção, dentre outras ações.

Aproveite suas habilidades

Você pode aproveitar suas experiências e habilidades para fornecer esse serviço. Além disso, é importante estudar, se preparar e realizar cursos de aprimoramento para aumentar o seu leque de conhecimentos e se tornar uma pessoa ainda mais preparada para ser um mentor.

Quanto mais preparado e seguro, melhor será o processo de mentoring. Afinal, os anos de experiência na contabilidade favorecem a confiança que os clientes têm.

Quais as recomendações para ser um mentor?

Existem diferenças entre os tipos de funções que você pode desenvolver enquanto mentor. São elas:

  • trabalho e carreira: nesse caso, o mentor auxilia o mentorado compartilhando conhecimentos mais voltados ao desempenho de suas funções da melhor forma para crescer na carreira;
  • funções socioemocionais: esse tipo é mais voltado a inteligência emocional. Como a mentoria é um processo que ocorre em um relacionamento interpessoal, é preciso considerar a emoção e fazer com que o mentorado se sinta seguro e capaz. O mentor deve estar disposto a ouvir e aconselhar;
  • modelo/referência: Aqui o mentor tem o papel de espelho, um exemplo a ser seguido pelo mentorado. Alguns valores que resultam dessa função: admiração, inspiração, referência.

Em qualquer uma delas, é importante lembrar que o sucesso do mentoring depende da relação desenvolvida entre mentor e mentorado. É preciso estabelecer uma relação de confiança.

Em alguns casos, o mentoring é realizado por meio de conversas informais, em outros por meio de encontros mais formais, com reuniões periódicas. Isso depende do vínculo e das expectativas dos profissionais e pode ser definido em uma reunião de alinhamento, no início da prestação do serviço.

O mentor compartilha conhecimento

Outra recomendação é manter a postura de humildade. O mentoring é também uma troca de conhecimentos. Por isso, o mentor não deve assumir o posto de quem sabe tudo, mas sim de quem tem o interesse em compartilhar o que aprendeu ao longo da vida.

Isso é importante para fortalecer o vínculo e tornar o processo mais produtivo. O mentorado precisa sentir-se seguro para contar de suas incertezas, inseguranças e medos para que o mentor possa trabalhar em cima desses gaps. É uma relação de confiança e compromisso, e é fundamental o engajamento de ambos para que o objetivo seja alcançado.  

Com este post você entendeu o que é mentoring e a importância desse trabalho para as empresas. Assim, se você, contador deseja aumentar o nível de satisfação e a recomendação dos seus clientes atuais, você pode fornecer os serviços de mentoring e compartilhar os seus conhecimentos. Dessa forma, os seus clientes vão confiar mais em seu trabalho e isso pode funcionar como uma alavanca para o seu negócio.

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