Entenda a importância do networking empresarial na área contábil!

Entenda a importância do networking empresarial na área contábil!
banner-artigo-ebook-direito-de-ferias-material-rico
4 minutos de leitura

Manter um bom networking empresarial é importante em qualquer área profissional. Quando falamos do ramo contábil, uma rede de contatos eficiente ganha ainda mais relevância. Por se tratar de um meio essencialmente voltado para negócios e que reúne empresas de vários nichos, os contatos profissionais podem ser o ponto-chave entre o crescimento e a estagnação.

Neste artigo, vamos mostrar a você do que se trata esse tema de tão grande importância atualmente. Você saberá exatamente o que significa o conceito e aprenderá como ele é aplicado na área da contabilidade. Logo após, receberá dicas de como fazer um networking eficiente e, dessa forma, poderá amplificar sua atuação como profissional da área contábil. Confira!

O que é networking empresarial?

Existe uma diferença entre network e networking, e este é o momento certo para fazer a correta diferenciação. Network diz respeito à rede de contatos propriamente dita que uma pessoa tem. Já o networking é a capacidade que esse mesmo alguém possui de construir, manter e ampliar sua rede de relacionamento interpessoal.

Quando falamos de networking empresarial, estamos nos referindo àquela rede de contatos de cunho profissional. É exatamente ela que consegue expandir o número de clientes, projetos ou novos trabalhos no campo de atuação de determinada pessoa e empresa. Ter uma rede de relacionamentos de contatos qualificados pode aumentar bastante a oportunidade de sucesso nos negócios. É uma espécie de marketing contábil pessoal.

Como funciona o networking empresarial na área contábil?

O conceito de network é perfeitamente aplicável a escritórios de contabilidade. Na verdade, nada mais ideal que usar uma rede de contatos profissionais em um ambiente que reúne diversas categorias de negócios de ramos bastante variados.

Dessa forma, um networking empresarial também pode ser usado na contabilidade de forma a ajudar os clientes já existentes na carteira. Uma boa possibilidade é indicar serviços de uma empresa para outra, sendo ambas clientes contábeis. Como network significa gerar valor para outras pessoas de modo a ter retorno no futuro, nada melhor do que ajudar quem já faz parte da clientela, para que, no futuro, possa ser lembrado também.

Aliás, esse é um ponto de grande destaque quando se pretende expandir uma rede de relacionamentos eficaz: não faz sentido ter a intenção de se aproveitar de contatos que podem gerar oportunidades de negócios futuros. É preciso praticar o “dar e receber”. Um network eficiente é aquele no qual os envolvidos estão constantemente praticando ajuda mútua. É ouvir mais do que falar e ajudar quem realmente precisa em determinado momento.

Quais são as principais dicas para fortalecer o network na área contábil?

A seguir, são apresentadas importantes dicas de como você pode ter sucesso ao adotar a prática de ampliação de seu networking na vida profissional contábil. Acompanhe!

Frequente ambientes propícios para a formação de network

Uma ótima dica para formar uma rede de contatos contábil de modo mais eficiente é comparecer a eventos que têm como tema central a contabilidade. A razão disso está no fato que os frequentadores desse tipo de acontecimento têm uma intenção direcionada. É como se fossem contatos mais qualificados, e isso pode trazer vantagens de modo muito mais rápido.

Portanto, fique atento a fóruns, seminários, palestras e workshops do ramo contábil sempre que eles ocorrerem próximos a você. Não descarte os eventos online também, mas tenha mais atenção aos acontecimentos presenciais.

Quando se trata de expandir uma rede de contatos, geralmente, o corpo a corpo mostra-se mais eficiente. Conversar sobre o tema em questão que está sendo abordado, ouvir demandas e, até mesmo, distribuir cartões de visitas devem ser ações efetuadas durante a sua participação.

Procure ser seletivo

Fazer networking empresarial está muito mais relacionado à qualidade do que à quantidade. Dessa forma, procure estabelecer relações com contatos da mais alta eficácia possível. Isso significa escolher bem as pessoas do meio contábil que você dará atenção.

Isso não quer dizer que você estará fechado para quem não for do ramo ou que sua atenção não será dedicada a quem pede uma informação, por exemplo. A recomendação deste tópico apenas indica que o seu tempo no desenvolvimento de uma relação profissional deve ser dedicado a quem tem mais a ver com suas possibilidades de desenvolvimento de novos negócios e projetos, além de indicações de serviços, é claro. Lembre-se de que estamos falando de rede de contatos profissional, e não de um network amistoso.

Cultive os relacionamentos

No sentido do tópico apresentado anteriormente, é indicado que você mantenha seus relacionamentos sempre de modo “quente”. Ou seja, não basta ter as informações de contato de determinada pessoa, você deve interagir sempre que possível e de modo contributivo.

Por exemplo, caso faça parte de um grupo de WhatsApp do ramo contábil, pode ser interessante compartilhar o acesso a cursos de interesse nessa área, ou, ainda, prestar informações relevantes sobre determinada área de especialização, como auditoria contábil. Isso ajuda que outros contadores se lembrem de você quando um projeto surgir e a demanda por um profissional da área se fizer presente.

Quando se tratar de redes sociais, procure valorizar a conquista profissional de um colega que faz parte da sua rede. Comentários de reconhecimento ajudam muito a ser lembrado, além de causar boas sensações na pessoa que se apresenta com um novo avanço na carreira ou upgrade em sua auditoria contábil. Faça sua parte para ajudar na construção do outro e, certamente, será ajudado também. Praticar o “dar e receber” é uma lei natural da vida!

Encare como rotina

Sim, isso mesmo. Manter e ampliar o network na área contábil significa exercer a prática constantemente, se possível, desde a faculdade e para todo o sempre. Essa é uma forma saudável de se mostrar sempre em evidência e que seu desempenho pode ser superior ao dos concorrentes.

Procure utilizar as redes sociais como hábito para cultivar seu networking empresarial. Dessa forma, tome sempre cuidado com a forma pela qual se apresenta e esteja em constante atividade junto aos profissionais da contabilidade. Isso é importante para que você se destaque no médio e longo prazo, pois ninguém vive sozinho, e uma grande conquista é feita a partir de uma construção conjunta. Sozinho, você pode até ir mais rápido, mas, acompanhado, vai muito mais longe!

Gostou deste nosso conteúdo? Então, assine a newsletter e esteja sempre a par dos lançamentos em tempo real!

calendario obrigacoes fiscais