Branding para contabilidade: gestão de marca para promover seu escritório

Será que o seu escritório de contabilidade está fazendo a gestão da marca corretamente? Entenda melhor a importância do branding para seu escritório.

fortes-tecnologia-sobre-branding-para-contabilidade
4 minutos de leitura

Você já ouviu falar em branding, certo!? Esta estratégia é o trunfo da gestão de marca de grandes empresas, pois trabalha todos os aspectos de formação de identidade de uma marca e como os clientes a percebem. Neste post, vamos falar sobre branding para contabilidade.

Antes de mais nada, é importante ressaltar que esse conteúdo vai dar um norte do que se trata o branding. Mas é importante saber que esse tema é bastante amplo e abrange diversos pontos e estratégias. Por isso, não deixe de se aprofundar mais sobre o assunto e entender a importância dele para sua empresa.

O que é branding para contabilidade?

Em um cenário onde o mercado digital é cada vez mais forte, todos os segmentos de mercado precisam investir em branding para se destacar. Em especial, falaremos sobre estratégias de marca que escritórios de contabilidade podem utilizar não só para conseguir resultados a curto prazo, mas principalmente resultados duradouros a longo prazo. Afinal, gerir um negócio é traçar um bom plano, e para que o planejamento funcione, é sempre necessário que se dê tempo.

Entenda primeiramente o que é o branding e como esta estratégia pode elevar o seu escritório de contabilidade, a seguir.

Cenário da Contabilidade e o Mercado Digital

Nas últimas duas décadas, muito se falou sobre uma superoferta de contadores no mercado. O Conselho Federal de Contabilidade inclusive demonstra que neste exato momento existem mais de 300.000 brasileiros com formação em contabilidade. Número um pouco assustador, não é?

No entanto, o mercado vem se atualizando e exigindo, juntamente de seu crescimento, que os escritórios de contabilidade e empresas afins também se atualizem. Para atuar no mercado digital, o dono de um negócio precisa trabalhar a formação da identidade da sua empresa, entender de marketing digital e organizar um plano para se destacar.

Nesse sentido, podemos notar, através de testes empíricos como buscas nas ferramentas de pesquisa, que nem sempre conseguimos achar uma grande competição na internet. Ao procurarmos por termos como “contabilidade Santa Catarina”, “contabilidade São Paulo” ou “contador empresarial”, os resultados orgânicos das pesquisas são parecidos. De fato, os primeiros resultados pertencem às mesmas empresas digitais, que não atuam localmente, como a agilize. Além disso, muitos sites entre os resultados de pesquisa estão, na verdade, oferecendo vagas de emprego para contadores.

Um cenário como este indica que qualquer empresa do nicho pode se destacar ao construir um bom planejamento de branding, e empresários que estiverem também investindo em locais físicos possuem um bônus para se destacar localmente. Mesmo com um número alto de contadores formados, a migração para o mercado digital está abrindo espaços para que novas empresas se destaquem.

O que é Branding?

Branding é um planejamento de estratégias de marca que empresas usam para fazer com que seus clientes se lembrem delas frequentemente, precisando dos seus serviços ou não.

Alguns dos elementos de branding são as identidades:

  • Identidade Geral: Missão, posicionamento, valores, etc.
  • Identidade Visual: Nome, logo, cores, etc. 

O uso destas identidades está intrinsicamente atrelado ao sucesso da marca. Para exemplificar, pensemos: 

Qual o grupo que possui 17 objetivos globais para ajudar a erradicar a fome, a pobreza, entre outros problemas do mundo? Se você lembrou das Nações Unidas, acertou em cheio. Aqui podemos ver missão e valores muito claramente e perceber o quão relevante eles são para o sucesso deste grupo.

Powered by Rock Convert

Agora, que empresa possui dois círculos, um vermelho e outro laranja, e recentemente retirou até mesmo seu nome do logo? Difícil? 

Existem coisas que o dinheiro não compra, para todas as outras existe Mastercard!

Percebe como logo e slogan são relevantes para que você seja capaz de deixar seu legado? Hoje em dia a Mastercard nem precisa de seu nome para ser reconhecida, tendo toda sua credibilidade depositada em seu logo. 

Qual a importância da identidade visual para o branding?

Por si, a identidade visual serve para transmitir valores. Como no exemplo da MasterCard, através de poucas palavras, um nome marcante e um logo minimalista, mas único, você já é capaz de reconhecer uma marca e atribuir todo o significado que ela possui a um elemento visual. Em palavras mais simples, a identidade visual será o depósito da credibilidade do seu negócio.

Hoje em dia, o número de empresas em cada área de atuação é gigantesco, então a necessidade de criar uma identidade visual única é ainda mais alto. Logo, slogan e cores são os elementos principais para a identidade visual, e você pode utilizar a plataforma Zyro para construir esses aspectos da sua empresa gratuitamente.

Se você quer ter uma estratégia de branding de sucesso, você precisa trabalhar para que a sua identidade visual seja bem definida.

Como as grandes empresas de contabilidade estão se destacando?

Primeiramente, você notou a identidade visual da empresa que mencionei acima? A Agilize. Seu nome e slogan estão relacionados a tecnologia, automação e modernização de serviços. Somente por essa leitura, já conseguimos ter uma ideia de onde começar: redefinir nossa identidade visual.

Além desses aspectos, a apresentação de ambas as empresas é impecável. Seus focos estão em transmitir ao cliente a sensação de um serviço que irá aliviá-lo de responsabilidades burocráticas (as quais muitos empreendedores não fazem a mínima ideia do que são) de maneira simples; automatizada. Isso significa que você deve tentar oferecer um serviço o mais multidisciplinar possível, como contabilidade empresarial, contabilidade comercial e gestão financeira, por exemplo.  

Questões de confiabilidade e transparência no serviço também são muito relevantes: O contador deve conhecer o negócio de um cliente como a palma da mão, então deve ser ético e responsável com estas informações. Também, ao realizar qualquer serviço, devem emitir notas, relatar situações com apresentações simples e constantemente convencer o cliente que seu negócio está sob controle. Isso pode parecer até “óbvio” para você, mas esses valores estão sendo transmitidos na apresentação da sua empresa?

Por fim, o grande segredo do sucesso na internet: o marketing digital. As empresas que estão no topo dos resultados de pesquisa não necessariamente oferecem os melhores serviços. No entanto, elas são as empresas do nicho que melhor conseguiram descrever e apresentar seus serviços online. Estude estratégias de marketing e reserve um espaço do seu planejamento para elas.

Use Branding para promover seu escritório de contabilidade

Agora que você já sabe que ainda há muito espaço no mercado digital para que escritórios de contabilidade se destaquem e compreende as melhores práticas para atualizar seu negócio, basta traçar o planejamento. Elabore bem as suas estratégias de marca, reflita sobre a identidade do seu negócio, revitalize sua identidade visual e ofereça os mais diversos serviços da área.

O branding para contabilidade é crucial para atingir seus objetivos, principalmente em ambientes digitais. Portanto, realize as melhores práticas de marca e amplie o alcance do seu negócio. Boa sorte!

Conteúdo escrito por: Geisa Ribeiro da SDK Marketing

Você também vai gostar destes conteúdos 👇

cta-guia-completo-para-digitalizar-o-seu-escritorio-de-contabilidadePowered by Rock Convert
Não perca mais nenhuma novidade!

Não perca mais nenhuma novidade!


Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo e marketing digital.