Entenda a importância dos relatórios contábeis

Entenda a importância dos relatórios contábeis
3 minutos de leitura

No universo da contabilidade, é notório que relatórios fazem parte da rotina de trabalhos e se constituem elementos essenciais a essa área. Eles são capazes de descrever, com precisão, todas as informações referentes ao departamento de contabilidade de determinada organização. Por isso é necessário reconhecer a importância dos relatórios contábeis.

Neste artigo, daremos alguns exemplos e apresentaremos algumas soluções para você elaborá-los melhor. Veja a seguir!

O que são relatórios contábeis?

Um relatório contábil é um documento que descreve com dados técnicos todas as informações coletadas pelo departamento de contabilidade de uma empresa. Esses registros incluem todas as taxas, custos e impostos devidos ou pagos.

Normalmente, os relatórios são feitos de modo mensal, trimestral ou anual — dependendo do acordo com as normas estabelecidas pelo órgão. Essas informações podem ser impressas ou salvas em um arquivo digital, para que possam ser acessadas quando necessário.

Quais benefícios eles trazem para o negócio?

Como podemos perceber até aqui, os relatórios constituem documentos essenciais para uma empresa. Além disso, a sua elaboração pode trazer inúmeras vantagens. Veja algumas delas a seguir.

Estratégias mais eficientes

O mercado está repleto de diferentes gestões, com inúmeras metas e objetivos de trabalho. Cada uma das empresas tem que desenvolver estratégias específicas para obter os resultados que deseja. Não adianta tentar replicar o plano de um concorrente se o negócio não estiver pronto.

Nesse contexto, a criação de relatórios deixa os gestores a par da situação real da empresa, identificando as potencialidades e fragilidades para, então, tomar decisões mais acertadas.

Acesso a crédito

Atualmente, a maioria dos bancos ainda não obriga às pequenas e médias empresas a entrega de relatórios contábeis. No entanto, essas instituições estão se preparando para exigir esses tipos de documentos antes de aprovar pequenos empréstimos.

Nesse contexto, o aumento do crédito disponível depende da análise dos relatórios contábeis entregues. Portanto, eles devem ser atualizados para demonstrar a saúde financeira do negócio.

Melhores decisões

Aqueles que gerenciam uma empresa sofrem pressão de todos os lados para alcançar seus objetivos e metas. Qualquer decisão equivocada pode comprometer a obtenção de resultados positivos, abrindo espaço de mercado para concorrentes. No entanto, a análise de relatórios ajuda a ter uma visão global da situação empresarial, auxiliando nas decisões.

Quais são os principais tipos de relatórios contábeis existentes?

Agora que sabemos o conceito e importância dos relatórios para as empresas de contabilidade, citaremos alguns dos seus principais tipos. Confira abaixo.

Balanço Patrimonial

É um relatório contábil que descreve a condição financeira geral de uma empresa. Entendê-lo é a melhor maneira de realizar uma investigação abrangente de todos os ativos e direitos de uma companhia, além de identificar a fonte de seus recursos e investimentos.

Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)

Tem como objetivo comparar os resultados apurados nas transações realizadas em um determinado período, que, geralmente, corresponde a 12 meses.

Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL)

Esse é um relatório muito importante porque aponta a evolução do patrimônio da empresa em uma apresentação objetiva e simples. Devem ser incluídos os seguintes dados: lucro, prejuízo, capital, reserva de capital, margem de lucro, prejuízo acumulado.

Por que um sistema de gestão contábil pode ser útil?

A tecnologia sempre pode ser uma aliada nos processos de trabalho, pois oferece recursos que automatizam processos, otimizando o tempo da execução das atividades e reduzindo os custos. Então, é essencial que possamos contar com softwares de gestão contábil, que nos oferecerão as seguintes vantagens:

  • redução de custos;
  • agilidade nos procedimentos;
  • maior segurança dos dados;
  • integração de sistemas;
  • aumento da produtividade.

E, para que seus relatórios tenham um alto grau de precisão, é preciso contar com parceiros como a Fortes Tecnologia, que é comprometida em oferecer soluções inovadoras para facilitar a rotina de trabalho da sua empresa. Entre em contato e saiba mais!

Últimos posts

ebook-difal
banner-artigos-carga-tributaria-brasileira
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!