Gestão contábil

Auditoria contábil: qual a importância e como fazer?

fortes-tecnologia-auditoria-contabil-qual-a-importancia-e-como-fazer
Escrito por Fortes Tecnologia
Atualizado em: 03/01/2019 Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Talvez você ainda não saiba, mas realizar auditoria contábil é essencial para a sua empresa. O processo assegura a precisão dos seus registros e documentos contábeis, prevenindo problemas relacionados a fraudes ou a irregularidades fiscais.

Quando a ação se torna uma prática constante você consegue atuar com mais tranquilidade e o melhor: passa a conhecer profundamente a situação financeira do seu negócio.

A auditoria contábil pode trazer com maior exatidão qualquer problema regulamentar da empresa, além de identificar sobre a real situação financeira e econômica da empresa.

No texto de hoje, falaremos sobre o assunto para que você entenda o que é auditoria contábil, quais as vantagens que ela oferece e quais os melhores passos a serem dados para alcançar resultados satisfatórios. Confira:

O que é auditoria contábil?

A auditoria contábil é o procedimento que tem a finalidade de examinar minuciosamente os registros e documentos da empresa para verificar se as informações estão corretas e se existe alguma alteração a ser feita ou alguma correção a ser providenciada. 

Os objetivos da auditoria, além de analisar os dados contábeis e financeiros, também verifica os procedimentos administrativos, técnicos e éticos. Isso significa que será realizado um levantamento completo das práticas internas do seu negócio.

A realização do procedimento pode ocorrer em qualquer empresa, mesmo nas de médio ou pequeno porte. O interessante é que ao conhecer de forma profunda o negócio, você terá mais facilidade para realizar uma gestão eficiente para fazer investimentos com mais segurança.

Entre as informações que podem ser auditadas temos o balanço patrimonial, a demonstração de fluxo de caixa, os resultadas dos exercícios financeiros anteriores, os processos internos etc. Basta determinar bem as normas de auditoria, realizando bem seu teste de controle e seguindo a risca todas ações para que a empresa tenha situação patrimonial em plena regularidade.

Quais as vantagens?

Entre as vantagens de realizar uma auditoria contábil está a possibilidade de conhecer de forma detalhada e segura a realidade da sua empresa, o que permite um maior controle das finanças e também do patrimônio.

Além disso, você consegue evitar problemas com a fiscalização, já que toda a documentação ficará em ordem e todas as transações financeiras também.

Convém ressaltar que em alguns casos, quando a empresa não toma a iniciativa de realizar a própria auditoria, o Fisco, mediante suspeita de fraude ou irregularidade, determina que o procedimento seja realizado e indica profissionais para o exercício da função.

Com uma boa auditoria contábil, você conseguirá encontrar as falhas no controle interno e na organização administrativa, o que possibilitará um estudo sobre novas estratégias e novas formas de ação.

Isso significa otimização de resultados e melhoria na qualidade do serviço.

Como obter resultados satisfatórios?

Para obter resultados satisfatórios com as auditorias contábeis é importante contar com o apoio de um contador que tenha conhecimento das normas nacionais e internacionais. Procure um profissional competente e atualizado, porque as mudanças são frequentes.

Além disso, temos algumas dicas que com certeza podem contribuir:

Faça um estudo dos processos internos da empresa

O controle interno visa garantir a segurança das informações e dos procedimentos realizados dentro da sua empresa, contudo, mesmo que realizado com todo cuidado e por profissionais competentes, alguns erros podem passar.

Então, para começar a auditoria contábil, é interessante reunir todas as informações do controle interno e repassar ao auditor para que ele faça um levantamento e uma conferência.

Além de possibilitar a identificação de eventuais problemas, a medida é essencial para que o profissional conheça mais sobre as atividades internas do seu negócio e entenda como todas as transações acontecem.

Só assim ele poderá sugerir mudanças e adequações que tragam melhorias e que facilitem a rotina da equipe.

Providencie um levantamento de riscos

A partir de uma análise acerca das ações da empresa e da forma de atuação, identifique onde estão os erros e quais deles podem colocar o negócio em risco.

É importante considerar tanto aspectos fiscais como também aqueles relacionados à documentação, à organização de pagamentos, ao cumprimento das obrigações e dos encargos trabalhistas etc.

Isso porque, diferente do que parece, qualquer erro pode gerar prejuízos contábeis e prejudicar a estabilidade financeira da empresa.

Compare registros internos e externos

É importante realizar uma comparação entre os registros internos da empresa com os registros externos. Para isso, verifique os recibos dos seus fornecedores e faça uma análise entre eles e as informações registradas por você em cada operação.

Isso é importante para que se certifique de que não existem erros de cálculo ou de indicação de CNPJ ou dados pessoais.

Estabeleça os procedimentos a serem adotados para testes e evidências

Também é importante definir qual o procedimento a ser adotado durante a auditoria e quais os testes serão realizado pelo auditor para que ele chegue a uma evidência.

A evidência, caso você não saiba, é o conjunto de informações utilizadas pelo auditor para que ele possa chegar a uma conclusão sobre a situação da empresa e fundamentar a decisão de forma clara e direta.

Então, definir o passo a passo é muito importante, já que sem ele o resultado não será concreto e seguro.

Utilize um software de gestão contábil

A tecnologia trouxe inúmeros recursos que facilitaram a vida dos empresários e gestores, e modernizaram a rotina dos trabalhos. Então, uma questão que contribui de forma considerável para o procedimento de auditoria contábil é a utilização de um software de gestão contábil.

Por meio deles você consegue integrar todas as informações contábeis em um só lugar, o que facilita o controle, aumenta a segurança, agiliza as ações internas e o principal: permite mais exatidão dos resultados.

Enquanto os cálculos realizados por funcionários podem conter erros, esses sistemas são precisos e estão sempre atualizados, podendo ser administrados com o formato que melhor convier à sua equipe.

Além disso, é possível analisar resultados e conhecer bem as despesas, o faturamento, as movimentações de contas etc.

Isso sem contar que quando a empresa opta pela utilização desse tipo de software ela encontra mais facilidade para a execução das tarefas diárias e, ainda, conta com suporte técnico 24 horas, além de treinamentos especializados.

A auditoria contábil vai transformar a sua rotina e trazer segurança e estabilidade para o seu negócio. Com certeza, isso vai contribuir para o crescimento da empresa e para o aumento da credibilidade no mercado.

O texto te ajudou? Então siga as nossas redes sociais e continue acompanhando as nossas postagens, estamos no Facebook, Twitter e no Youtube.

Baixe o checklist e saiba como ser um consultor contador!Powered by Rock Convert

Sobre o autor

Fortes Tecnologia

Deixar comentário.

Compartilhar