Gestão contábil

Conheça as principais normas brasileiras de contabilidade e como funcionam

fortes-tecnologia-principais-normas-brasileiras-de-contabilidade.png
Escrito por Fortes Tecnologia
Atualizado em: 18/04/2019 Tempo estimado de leitura: 5 minutos
Webinar Fortes Tecnologia e Exact SalesPowered by Rock Convert

As normas brasileiras de contabilidade são importantes ferramentas responsáveis por regulamentar esse setor no país. Os parâmetros criados por elas servem para determinar as diretrizes de conduta ética e ainda são usadas para nortear tecnicamente todos os procedimentos contábeis.

Esse conjunto de regras pode ser dividido em duas categorias: técnica e profissional. No caso das normas técnicas, elas envolvem todos os detalhes relacionados aos conceitos e procedimentos da área. Já as normas profissionais servem para regulamentar as ações dos contadores em seu exercício.

No artigo a seguir, explicaremos mais sobre as normas brasileiras de contabilidade, bem como a sua importância para esse setor. Descubra ainda quais são as principais normas brasileiras de contabilidade e saiba também como elas funcionam. Não perca!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

O que são as normas brasileiras de contabilidade

Também conhecidas como NBCs, as normas brasileiras de contabilidade são um conjunto de regras regulamentadas pelo Conselho Federal de Contabilidade – o CFC. Seu propósito central é nortear os conceitos e procedimentos que todos os profissionais desse segmento devem cumprir.

De modo geral, as NBCs são diretrizes importantes para manter o padrão ético da profissão e sua desobediência pode até ocasionar penalidades.

Outro propósito que fundamenta essas normas é fazer com que as ações relacionadas ao setor contábil sejam compreensíveis mesmo para aqueles que não atuam na área.

Entenda a sua importância

Atuar em consonância com as normas brasileiras de contabilidade é uma importante forma de ajudar o desenvolvimento das empresas, sabia? Isso porque, esse tipo de medida é usada para trazer mais transparência aos processos contábeis.

Outro aspecto positivo de atuar segundo as determinações das NBCs é que seu negócio estará contabilmente de acordo com os regimentos internacionais. Essa prática pode, além de facilitar processos como o de entrada em mercados internacionais, atrair o interesse de investidores estrangeiros para seu negócio!

Esse tipo de normas também ajuda as empresas a tornarem seus departamentos de contabilidade mais eficientes, definindo padrões de trabalho e melhorando a rotina do setor.

Conheça as principais normas e como funcionam

Criadas em 1976, as normas brasileiras passaram por uma transformação em 2006 para se adaptarem aos padrões internacionais de contabilidade. Com essas mudanças, as NBCs foram divididas em dois grupos: as Normas Profissionais e as Normas Técnicas.

Normas Profissionais

As chamadas normas profissionais são aquelas usadas para regulamentar todo o exercício da profissão. Ainda segundo determinações do Conselho Federal de Contabilidade elas estão divididas em três categorias:

  • NBC PG – Geral – esse conjunto diz respeito às normas aplicadas a todos os tipos de profissionais que atuem na área contábil. Outras quatro regras estão vinculadas à norma geral, que são: NBC PG 100 de aplicação geral aos contadores; NBC PG 200 usadas para regulamentar as ações de contadores externos e prestadores de serviço; NBC PG 300 voltada para os contadores internos; e NBC PG 12 – R3 essa contém as regras para a educação continuada.

  • NBC PA – do Auditor Independente – essas normas são usadas para regular o trabalho de profissionais que atuam na área de Auditoria Independente. Estão vinculadas a essa NBC outros cinco tópicos relacionados a questões como qualidade, independência do trabalho, qualificação técnica, revisão externa de qualidade, entre outros fatores.

  • NBC PB – Perito Contábil – essas regras são voltadas para os profissionais que atuam com a Perícia Contábil e estão ligadas a elas normas que fundamentam a função de perito contábil bem como seu exame de qualificação técnica.

Normas Técnicas

Também conhecida como NBC T, as normas técnicas abrangem questões ligadas às ações formais que pertencem ao trabalho executado pelos profissionais da área.

Essas NBCs são usadas para regularizar assuntos mais específicos do cotidiano contábil, como os procedimentos e conceitos que devem ser aplicados pelos especialistas.

  • Normas completas: elas contemplam mais de 70 regras que estabelecem as diretrizes para os relatórios e demonstrações contábeis, contratos para seguro, distribuição de lucros, transferência de ativos e outros processos.

  • Normas simplificadas para Pequenas Empresas: esse conjunto de determinações contábeis são aplicados para as chamadas PMEs.

  • Normas específicas: com total de 12 regras, essas são usadas para regimento dos temas ligados às entidades desportivas, cooperativas, sistema público de escrituração digital e outros.

  • NBC TSP: esse conjunto de normas abrange o setor público, regulamentando desde contratos de concessão até sistemas de informação de custos.

  • NBC TA: essas regras são voltadas para auditoria independente, totalizando um apanhado de 60 normas.

  • NBC TR: ao todo são 4 normas que integram esse grupo e trata de pontos ligados à revisão das informações contábeis históricas.

  • NBC TO: neste caso são 6 regras elas tratam das informações não históricas.

  • NBC TSC: esse grupo possui 3 regras vinculadas e são usadas para normatizar assuntos ligados aos serviços correlatos como os demonstrativos contábeis.

  • NBC TI: regras usadas para organizar procedimentos de auditoria interna.

  • NBC TP: essas normas tangem o trabalho dos peritos contábeis.

Normas internacionais de contabilidade

As regras internacionais do setor também são chamadas de Normas Internacionais de Informação Financeira e sua padronização vem do Comitê Internacional de Normas de Contabilidade (IASB). Seu principal foco é manter uniformes os processos contábeis realizados entre diferentes países.

Com um padrão global de normas, por exemplo, é possível facilitar a compreensão de demonstrativos financeiros em qualquer lugar do mundo.

Para multinacionais ou empresas que desejam expandir suas operações para o mercado internacional, seguir às normas mundiais é essencial para que todas as informações contábeis sejam entendidas por qualquer especialista da área e até mesmo por investidores em potencial.

Sem contar que para as empresas que se adequam aos padrões estabelecidos pelo IASB têm um ganho em confiabilidade, oferecendo informações de qualidade e eficiência nos processos

As normas brasileiras de contabilidade são essenciais para todos os profissionais da área atuarem de acordo com as determinações dos órgãos reguladores.

E para oferecer serviços cada vez mais eficientes, estudo e informação é imprescindível aos profissionais da área, sobretudo a respeito das diretrizes usadas para regulamentar assuntos relacionados ao seu espaço de trabalho!

E você, gostou das nossas dicas de contabilidade? Quer saber tudo sobre o assunto? Então assine a nossa newsletter e conheça as principais novidades desse setor!

Conheça as principais normas brasileiras de contabilidade e como funcionam 1Powered by Rock Convert

Sobre o autor

Fortes Tecnologia

Deixar comentário.

Compartilhar