No mundo da era digital, a informação digital é um fator poderoso no mercado atual. Diariamente as empresas recebem todo tipo de dado e informação, de fontes variadas e de dispositivos diferentes. Nesse cenário se torna cada vez mais importante as empresas investirem na gestão de dados.
As empresas dos mais variados nichos e tamanhos precisam gerir as informações que recebem e que fornecem, para garantir privacidade e obter a segurança de dados em nuvem.
Todo esse processo se intensificou ainda mais com a pandemia do Coronavírus e a ascensão ao modelo de home office.
Esses dois fatores se tornaram a nova realidade de empresas independente do porte. E, com essa alteração, os dados e informações da empresa passaram a ser consumidos de uma nova forma.
Por isso, as empresas precisam gerir as informações que recebem e que fornecem, para garantir a segurança e privacidade dos dados.
Gestão de dados é um disciplina que se relaciona com o campo dos negócios, que tem como objetivo gerenciar e administrar os dados das empresas.
Ela se utiliza de processos, profissionais, metodologias e ferramentas para conduzir as informações.
De forma resumida, a gestão de dados confere a identificação, armazenamento, acesso, compilação e proteção de qualquer informação que perpassa pela empresa, seja ela interna ou externa.
Todos os dados das empresas devem ser considerados como recursos valiosos, pois elas geram valor e conhecimento para a empresa, além de auxiliar na tomada de decisões estratégicas.
Por exemplo, ao ter acesso a grandes insights a partir de ações de marketing ao longo da história da empresa, é possível identificar a melhor forma de divulgar um novo produto ou de um teste de MVP.
E, é para casos assim que a gestão de dados se torna importante: ela repassa por todos os pontos de uma empresa, sendo relevante para a comunicação interna e também para o pós-venda.
Dados bem geridos, nutridos e compartilhados ajudam qualquer funcionário a tomar uma decisão e se basear para uma nova deliberação.
Assim, com uma gestão de dados estruturada é propiciado uma comunicação interna eficaz entre todos os departamentos da empresa, pois pode-se compartilhar dados.
Os dados passam a ser democráticos entre os usuários e não apenas focados em um departamento.
Com os dados estruturados e bem definidos, todo o time fica informado sobre os status dos consumidores e atinge o sucesso do cliente. E isso auxilia o time de cobrança, que consegue garantir os pagamentos e geração de boletos e também auxilia a equipe de relacionamento com o cliente, que pode ser efetivo na fidelização de um consumidor.
Além de tudo, essa gestão garante principalmente a proteção e segurança de dados da empresa.
Essa segurança se torna muito necessária principalmente pelo contexto em que estamos vivendo. Segundo o relatório “O Grande Problema dos Bots Maliciosos 2020”, feito pela multinacional israelense Radware, houve um crescimento expressivo dos bots nocivos. A pesquisa descobriu que, em 2019, eles chegaram a 24,5% do tráfego total da Internet, um aumento de 20% em relação a 2018.
A pesquisa também identificou que em 2019, 15,4% do tráfego total foi feito por robôs mal intencionados em aplicativos para dispositivos móveis, ultrapassando os 13,4% de 2018.
Com a expansão de números negativos sobre a pauta de segurança digital, o tema está chegando ao status de item indispensável nas empresas.
Cada vez mais somos impactados pelas transformações digitais e as revoluções da tecnologia. Os modelos de negócios e os softwares internos de comunicação também sofrem grandes impactos com a tecnologia.
Para estar alinhado às tendências de mercado, é importante as empresas se estruturarem internamente e se viabilizarem para atenderem aos novos processos organizacionais.
Assim, vamos apontar 3 motivos para adotar a Gestão de Dados em sua empresa:
Silos de dados são considerados os “estoques” de informação, que são isolados dos outros sistemas de informação das empresas.
Com a instalação da gestão de dados, as empresas vão conhecer e integrar todos os dados que são gerados online e offline em uma organização.
Além de transformações tecnológicas exteriores, é crescente a troca de dados e o recebimento de informações digitais. Os dados são desde documentações internas de funcionários até transações financeiras nas contas digitais de compradores e empresas.
Assim, quanto mais dados de diversas fontes, maior a necessidade de gestão. As empresas, principalmente as que estão em desenvolvimento, precisam se atentar para poderem crescer em vendas e também em estrutura de funcionamento.
Ao implementarem a gestão de dados, as empresas conseguem identificar e caracterizar os dados necessários para cada departamento e para a gestão do negócio como um todo.
Assim, é possível otimizar os processos de captação, tratamento e desenvolvimento dos dados, para propiciar a gerar informações de valor para toda a empresa.
A gestão de dados é um ponto de atenção para pequenas, médias e grandes empresas. Elas devem se atentar e valorizar seus dados, pois estes são recursos poderosos para a tomada de decisão.
Uma empresa que investe em gestão de dados, melhora sua competitividade no mercado, pois tem um processo de tomada de decisão mais assertivo e eficiente. Já para as pequenas e médias empresas, a gestão de dados também ajuda a alavancar os negócios e fidelizar seus clientes.
Com a transformação digital e a rapidez com que as coisas evoluem, as empresas precisam acompanhar as tendências do mercado para saberem como conduzir e adaptar essa realidade no seu negócio.
Dentro desse contexto inovador, as empresas têm oportunidades diversas de modernização, por exemplo: como abrir um banco digital, protegerem seus dados com a interferência da tecnologia, oferecem soluções de pagamentos pelos modos tradicionais e também com a novidade do Pix, oferecerem soluções e softwares de proteção interna e entre outros.
As opções são diversas e cada empresa pode avaliar o que é válido para seu modelo de negócio.
Espero que tenha gostado do conteúdo, aproveite para compartilhar com seus colegas para que eles também possam entender um pouco mais sobre o assunto.
Até a próxima!
Este conteúdo foi produzido em parceria com a redatora Paula Moraes, para o blog Fortes Tecnologia.