O setor logístico de uma organização envolve uma parte bastante relevante dos seus custos. Isso gera a necessidade dos administradores de estudar a gestão de custos logísticos para exercê-la de forma mais vantajosa, aumentando o faturamento, a produtividade e a competitividade da empresa.
Se você quer saber o que exatamente é a gestão de custos logísticos, qual a sua finalidade e quais são os passos mais importantes para deixá-la eficiente, confira a leitura deste post. Com as informações deste artigo, você saberá como tornar essa gestão mais vantajosa para sua empresa!
Os custos logísticos são todos os gastos relacionados à movimentação de mercadorias e insumos dentro de um negócio, como a armazenagem e transporte produto e bens. A gestão desses processos envolve desde a negociação da matéria-prima até suas entrega ao destinatário final.
Investir na gestão de custos logísticos é excepcionalmente importante para o futuro do seu negócio, pois quando ela é feita de forma eficiente permitira que sua empresa:
O gestor responsável deverá criar um plano de ação com a finalidade de aumentar o controle dessa gestão, assim ele poderá controlar os processos, identificar custos e direcionar investimentos. Veja como fazê-lo nos tópicos abaixo.
O primeiro passo é conhecer a fundo todos os gastos que envolvam o setor, assim você saberá quais contas deve controlar. Os principais são:
As metodologias de custeio consistem na forma como a empresa determina o preço de venda dos serviços. Resumidamente, existem três métodos de custeio:
Também é possível aplicar a metodologia ABC (Custo Baseado em Atividade), que identifica, analisa e separa os custos dos processos de uma empresa. Ela traz uma visão ampla do direcionamento dos recursos, identifica e elimina atividades desnecessários, além de permitir calcular o custo de cada cliente, fornecedor e produto.
O mapeamento de processos consiste em estudar as operações logísticas, definir os processos e padronizá-los com o objetivo de aumentar sua eficiência, evitar gargalos e restrições. Quando você entende melhor o fluxo de atividades, o gestor desenham o layout de produção e toma as medidas para encurtar tarefas e otimizar o uso de recursos.
Sem essa etapa, cada colaborador agirá da maneira que ele acredita ser mais vantajosa, mas sem um método embasado e padronizado surgirão muitas falhas e desperdícios. é importante que o planejamento seja revisado periodicamente em busca de constantes melhorias.
Há vários indicadores-chave de desempenho (KPI) que podem ser aplicados na gestão de custos logísticos. Tratam-se de métricas aplicadas por um sistema de gestão com a finalidade de medir os resultados dos negócios.
Ao aplicá-las, você saberá em qual fase logística suas decisões estão surtindo efeitos, bem como se eles negativos ou positivos. Alguns exemplos de KPIs logísticos são:
Você também pode reduzir os custos ao fechar melhores negócios com seus fornecedores. Quando você mantém uma relação mais segura e transparente com eles, pode negociar as formas de pagamento, os prazos e até os preços.
Além disso, diversifique a quantidade de fornecedores para que seu negócio não dependa exclusivamente de apenas um deles. Assim seus processos não sofrerão com paralisação caso ocorra algum problema com um deles.
[rock-convert-pdf id="22602"]
Há ferramentas tecnológicas que aperfeiçoam sua gestão logística de diferentes formas. Uma boa plataforma como a Fortes Compras e Estoque automatiza diversas tarefas burocráticas, faz o acompanhamento de entradas e saídas, gera relatórios de gestão que são atualizados automaticamente e muito mais. Alguns exemplos de funcionalidades úteis ao seu negócio são:
Com as dicas aqui explicadas você conseguirá elaborar um bom plano de ação para fazer a gestão de custos logísticos de forma eficiente. Mas é imprescindível usar a tecnologia para auxiliar os processos e contar com a ajuda de uma empresa especializada, como a Fortes Tecnologia.
Quer aproveitar dos benefícios da tecnologia na gestão logística? Entre em contato conosco agora mesmo e conheça os sistemas que satisfarão as necessidades do seu negócio!