Você já ouviu falar em Employer Branding? Cada vez mais as empresas tem se preocupado com sua marca para o mercado, mas para os colaboradores ainda estamos iniciando. Mas o que significa esse termo e como as ações voltadas a marca podem ajudar as organizações no tocante a gestão de pessoas ?
Quando falamos em KPIs como, reduzir turnover, aumentar produtividade, realizar um recrutamento e seleção de forma a atrair os melhores profissionais, oferecer uma ambiente interno com uma cultura organizacional e um ambiente de trabalho amistosos e relacionais, estamos também fazendo relacionamento com a marca, que é deixar a empresa atrativa, onde todos os candidatos querem estar.
É importante entender que, para cuidar da marca não envolve só o setor de marketing ou só o RH, pois cada setor possui suas atribuições principais de forma distintas. O marketing atuando para atrair novos clientes, o RH atuando como propiciador do engajamento dos colaboradores.
Só que, para ter consumidores engajados em torno das nossas marcas, precisamos em primeiro lugar garantir o engajamento dos nossos colaboradores com as propostas de valor da empresa. Afinal, são esses colaboradores que estão na linha de frente, traduzindo e vivendo os valores da sua empresa para os seus clientes.
Se você ficou curioso em saber se é possível já iniciar esse trabalho em sua empresa, e começar a trabalhar a marca da sua empresa como um lugar bom para se trabalhar, tornando-a em algo tão atrativo para colaboradores e candidatos, então continue lendo esse artigo que falarei mais sobre o que é e como aplicar em sua empresa.
[rock-convert-pdf id="21349"]
Em tradução livre, significa "marca do empregador". Essa expressão é usada para descrever a reputação de uma empresa como empregadora. Sabe aquela percepção comum que as pessoas tem sobre como a empresa é, e se ela é boa para se trabalhar, se é inovadora, como são as políticas internas, quais tipos de benefícios para quem trabalha lá.
Então, poderíamos dizer que essa estratégia são várias ações que visam à construção e a manutenção da imagem positiva da empresa. A diferença é que as estratégias de employer branding tem como alvo não o cliente externo, mas sim os colaboradores.
Para que você entenda melhor sobre o que é trabalhar a marca da empresa para atrair colaboradores excelentes, eu poderia te dar vários exemplos como: Netshoes, Loreal, Microsoft, Starbucks, mas nesse artigo escolhi falar sobre a Google e como ela estruturou ações reais para atração e retenção de talentos.
Para o diretor de Recursos Humanos da Google na América Latina, tudo é pensado para que os colaboradores sintam-se em casa.
“Os benefícios existem para que os funcionários se sintam cuidados e em casa. Aqui, seu chefe não vai brigar por você estar jogando no expediente, mas sim por não tê-lo chamado [...] Com tantas mentes brilhantes, é preciso ter menos regras”, brinca o diretor de Recursos Humanos da empresa para a América Latina em 2009, Sr. Deli Matsuo.
Mas ai você deve pensar que é muito marketing em torno da marca e maximinizar a percepção de valor em torno dela, mas será mesmo que é só isso ? As políticas de benefícios da empresa têm se mostrado eficientes:
Toda essa estrutura é trabalhada em parceria entre as áreas de RH e Marketing com objetivo muito específico, aumentar o nível de satisfação dos colaboradores e claro que não pode ser apenas ações isoladas, tudo nesse processo é pensado exatamente com esse proposito e todas as ações são estruturadas desde o início de cada etapa e processo.
Com tantos benefícios é claro que a empresa consegue se posicionar no mercado como uma empresa dos sonhos para se trabalhar, ganhando ao longo dos anos vários prêmios por causa disso. Mas o que muitas vezes esquecemos de olhar ou de pensar sobre isso é o fato de que tudo tem um objetivo principal, o de atrair e reter os melhores talentos.
Não custa nada eu reforçar aqui que, para se ter êxito num projeto como este, todas as áreas e líderes precisam estar completamente envolvidos além de comprarem a ideia e o propósito de tudo isso. De nada adiantará um RH super estratégico e um Marketing super competente se as ideias dessa estrutura não se transformarem em clima organizacional e na cultura da empresa.
Quando envolvemos ações estruturais relacionadas a cultura as mudanças chegam a longo prazo, mas alguns resultados já podem ser percebidos em médio prazo, quando as ações estão sendo implantadas.
Na prática para realizar esse trabalho de "encantamento com a sua marca" precisa-se que o marketing exerça o papel de analisar e promover estratégias que facilitem a tomada de decisão do consumidor, para que isso aconteça é necessário analisar o mercado e utilizar a comunicação para colocar as ações de compra e venda em prática. E quando falamos dessa atuação entre RH e Marketing, deve-se saber que é preciso entender também o comportamento do seu cliente interno, nesse caso os colaboradores.
Poderíamos dizer que essas duas áreas Marketing e RH trabalharão para encantar o cliente interno, sempre com foco na estratégia do negócio. Nesse novo contexto, o marketing não pode mais se resumir apenas a campanhas de divulgação da marca e de produtos, assim como o trabalho do profissional de RH não termina após a contratação e a execução das principais tarefas do setor.
Nesse contexto de mudanças comportamentais e por busca de propósito, é super importante acompanhar a experiência desse novo colaborador e oferecer bons motivos para que ele permaneça na empresa, como:
Esse exemplos acima, podem ser ações alinhadas entre RH e Marketing no objetivo de trazer impactos significativos nos resultados da empresa.
Todo o desenho dessas ações precisa estar baseado na estratégia da empresa, entendendo e analisando o quadro atual da organização, identificando o perfil comportamental dos seus colaboradores e estipular resultados que quererão ser atingidos em curto, médio e longo prazo.
Em um cenário onde as mudanças acontecem muito rápido e os concorrentes oferecem produtos e serviços muito similares ao seu, os valores intangíveis e o amor pelo que faz podem fazer a diferença para o seu negócio e ajudar a difundir o seu diferencial para o mercado.
Num mercado globalizado e competitivo, focar em uma estratégia conhecida como marketing de defensores internos pode fazer seu negócio dar um salto significativo, pois o defensor de marca é uma pessoa que não só fala positivamente sobre a sua empresa como é capaz de defendê-la diante de qualquer crítica. A missão principal dessa estratégia é ajudar a identificar quem são essas pessoas com valores similares e ajudar na criação de estratégias de motivação para que eles passem a defender e se engajar mais ainda.
Já conseguiu vislumbrar algumas ideias depois dessa dica? Que tal começar a envolver a sua área de marketing na seleção e retenção de talentos, trabalhar a imagem da empresa e do que se faz de bom internamente nas redes sociais, dentre várias outras ações?
Quando os colaboradores estão mais satisfeitos com o trabalho e este tem orgulho da empresa, comportamentalmente falando, ele se redobra em esforços e todos querem corresponder às expectativas do empregador.
Quando as pessoas estão felizes com o que fazem e onde fazem, é perceptível a melhoria nos KPIs como turnorver e absenteísmo por exemplo.
Nesse sentido podemos apontar outros benefícios com a utilização de um employer branding mais atuante, tais como: manter a diferenciação da sua empresa frente aos concorrentes; diminuir custos nos processos de seleção e contratação que são altos e por último, mas não menos importante, a atração de profissionais competentes.
Lembram o caso do Google que falei no início? A marca é tão bem vendida que os melhores candidatos serão atraídos para participarem do processo. Com uma boa reputação, a atração de pessoas mais qualificadas se torna mais fácil, reduzindo o tempo e o volume de recursos geralmente demandado nesse tipo de processo.
Quanto melhor a imagem da empresa, mais fácil estabelecer boas negociações, uma vez que os fornecedores entendem que podem agregar valor à sua operação quando se associam à empresas que têm boa reputação.
Para que possa começar a planejar na sua empresa algumas ações, vou listar estratégias importantes. São elas:
Implementar o employer branding em sua empresa irá exigir planejamento e propósito. Não adianta de nada ter iniciativa mas não concluir, isso é, iniciativa implantada com entusiasmo e abandonada por não produzir o efeito esperado. Confira os 5 passos que são primordiais para que você trabalhe a marca da sua empresa:
Encare essa ação como um projeto para que você possa estruturar de forma estratégica, como entregáveis, definição de objetivos e personas, etc. Essa organização te ajudará a definir foco e investimento, tudo isso irá te ajudar a definir se será uma ação pontual ou se você iniciará por várias ações, tais como:
Prepare todas as lideranças com definição de papeis e responsabilidades de cada um, especifique os indicadores para acompanhar a eficiência e eficácia das suas estratégias e tenha um time preparado para se envolver em uma das ações mais importantes.
Todo projeto para ter sucesso precisa de um bom diagnóstico. Então realize um levantamento sobre a percepção das pessoas em relação ao ambiente de trabalho, dica que posso te dar é ouvir as pessoas e pegar os dados que foram colocados na pesquisa de clima.
Analise todos esses fatores, com base em frequência e importância e defina quais são os fatores mais críticos.
Já que estamos falando sobre melhorar a percepção de valor da empresa para os colaboradores, outra importante ação que você deve buscar fazer é eleger quais são os cargos que podem elevar a produtividade e a competitividade da empresa a um patamar de excelência.
Comece elencando um grupo para que você possa trabalhar nas ações de atração, seleção, retenção, definição de hard skill e soft skill que são itens imprescindíveis nesse processo.
Depois que você eleger o grupo, é preciso pensar em quais são os atrativos que responderão os anseios desses grupos. Uma pergunta que sempre devemos fazer é: o que minha empresa pode entregar para atender às necessidades desse público?”
Uma dica bacana que pode te ajudar nesse norteamento seria levar no processo seletivo o que atraiu aqueles candidatos a vaga. De acordo com o perfil, as respostas podem ser bem menos óbvias. Considerar indicadores demográficos como sexo, faixa etária e indicadores geracionais poderá te ajudar nesse momento.
Se a predominância em sua organização for de pessoas mais jovens da geração Y, por exemplo, devo lhe alertar que salários e cargos somente não serão os principais diferenciais. Esses jovens procuram empresas em que possam crescer, sentir-se engajados com os valores da empresa e buscam um propósito para o que fazem. Eles são intrépidos, não tem medo de sair da empresa se perceber que esses anseios não foram supridos.
Já sabemos que há muito tempo já é discutido que nem só de salário vive o homem moderno, existe uma busca por qualidade de vida, clima e cultura organizacional que propicie relacionamentos saudáveis, dentre outros fatores.
Dessa forma a visão da empresa quanto à contratação e valorização dos funcionários é expressa por meio da Proposta de Valor ao Empregado, que seria o Employee Value Proposition. Esse termo se trata do valor capaz de atrair e engajar profissionais alinhados ao perfil da empresa. Capaz de estimular a produtividade e o bom desempenho das pessoas.
Não adiantará a empresa montar um pacote de valores e benefícios para compor seu EVP se tudo isso não estiver presente no seu cotidiano, nas suas práticas e na sua cultura. Não dá pra fazer Ctrl C + Ctrl V nos modelos que vemos por aí e que deu certo para aquela realidade organizacional.
Por mais que achemos o máximo a proposta de EVP do Google, precisamos analisar a cultura interna para validar se haverá aderência.
Para que sua empresa se diferencie você precisará ir além do óbvio como festas, prêmios e horários flexíveis. É preciso pensar além e vislumbrar valor e benefícios que não sejam facilmente reproduzidos e que tenham a sua identidade. Assim como a Google criou sua identidade visual como um "grande espaço colorido e de muita descontração", você precisará encontrar a sua identidade.
Espero que você tenha gostado desse material. Deixe sua opinião ou sua dúvida nos cometários.