O projeto desenvolvido pelo Governo Federal vem implantando desde janeiro de 2018 o novo sistema que visa unificar todas as informações trabalhistas e previdenciárias (eSocial). Por isso vem aumentando também o número de pessoas que buscam suporte e os canais de atendimento do eSocial.
O sistema é totalmente online e exige informações relacionadas a empresa e seus trabalhadores de acordo com a legislação vigente. Nesse sentido, é necessário conhecer a legislação trabalhista e também as regras aplicadas ao eSocial, pois sem isso, as empresas correm grande risco de pagar multas e sofrer penalidades.
Devido a isso, as dúvidas relacionadas ao eSocial são das mais diversas e infelizmente muitos empregadores não estão preparados.
Com certeza você já deve ter passado pela situação de esperar pelo atendimento telefônico para esclarecer dúvidas em relação ao eSocial.
No entanto, além do aumento da demanda (o que é muito natural neste momento de implantação), muitas são as ocasiões em que o atendimento precisa de fato dar consultoria aos clientes sobre todas as regras do eSocial, porém, essa consultoria não é principal o objetivo do suporte.
Contudo, para que o eSocial seja implantado em sua empresa com o máximo de tranquilidade possível, é necessário um trabalho na cooperação e a prática de várias ações. Nesse sentido, é fundamental que os profissionais que estejam trabalhando diretamente com o eSocial conheçam suas regras e também a legislação trabalhista.
Pensando nesse momento de implantação que estamos vivendo, vou passar algumas dicas de como esclarecer essas dúvidas de forma mais eficaz.
Geralmente as pessoas sorriem quando digo que meu café do amanhã, é olhar o portal do eSocial e outros sites do governo como, por exemplo, da Receita Federal.
Essa prática precisa virar rotina no seu dia a dia, pois as mudanças no eSocial são constantes, ou seja, a notícia de ontem rapidamente pode se tornar obsoleta.
No portal do eSocial você pode encontrar o manual de orientação do eSocial (MOS) onde você pode esclarecer muitas dúvidas. É necessário ler todo o manual? Bem, se você conseguir fazer isso vai ser ótimo, agora se você não gosta muito de ler, tente escolher um tema e aprender um pouco a cada dia.
Para quem já está habituado com uma linguagem mais técnica, é interessante também a leitura dos layouts, pois neles há várias regras de validação das informações.
A Fortes Tecnologia apresenta várias medidas para ajudar aqueles que utilizam as nossas soluções, visando o sucesso de todos na implantação do eSocial.
A seguir, você vai conhecer agora todos os canais que podem te ajudar nessa empreitada.
São treinamentos gratuitos para clientes da Fortes Tecnologia, cujo objetivo é para tirar dúvidas sobre diversos assuntos sobre o eSocial, que é o assunto do momento. Você encontra o Fortes na Prática na modalidade EAD (à distância) e presencial.
Para falar sobre regras e legislação aplicada ao eSocial temos o Agenda Fortes, que são palestras oferecidas pela Fortes Tecnologia para clientes e não clientes com o objetivo de disseminar conhecimento. Por isso, fique de olho nas nossas redes sociais onde divulgamos todas as datas dos próximos.
No menu superior da página inicial do nosso sistema, você pode encontrar todos os vídeos de treinamentos e conteúdos. Eles também estão disponíveis em nosso canal no YouTube, onde você pode aproveitar para se inscrever no canal e receber notificações de novos vídeos.
São eventos online e gratuitos, dos quais você também pode participar tirando suas dúvidas sobre temas relevantes, como por exemplo, o eSocial. E como dito anteriormente, fique de olho na divulgação destes eventos. Você pode fazer sua inscrição no site da Academia Fortes.
Programa que apresenta a rotina das empresas com casos práticos e tira-dúvidas. O objetivo é descomplicar o processo de envio dos dados ao eSocial. Para fazer a sua inscrição é muito simples, basta acessar o Bom dia eSocial na Academia Fortes.
Você pode também tirar suas dúvidas por e-mail. Basta acessar os canais de atendimento da Fortes Tecnologia e localizar todos os contatos que precisa de acordo com a sua cidade de origem. O prazo de resposta é de até 24h úteis.
Converse com nossos especialistas e esclareça todas as suas dúvidas sobre nossas soluções. Esse canal você pode acessar no próprio sistema na tela principal na aba "ajuda".
O atendimento telefônico tem por objetivo sanar dúvidas pontuais e resolver possíveis problemas relacionados ao sistema, por isso, é importante lembrar que este canal não é voltado para treinamentos. Dessa forma, você estará contribuindo para um atendimento eficaz.
Agora que você conhece todos os canais de atendimento, não esqueça! É necessário planejamento e revisão de todas as informações que devem ser enviadas ao eSocial.
Por isso, não deixe para enviar os dados exigidos no último dia do prazo, pois muitos caíram nesse erro (na primeira fase) e o resultado qual foi? Perderam os prazos, estando sujeitos a multas e penalidades.
Quer saber como a Expresso Guanabara implantou o eSocial com sucesso? Veja aqui!