Já ouviu falar sobre BPO Financeiro? Atualmente muito se fala sobre novas oportunidades que o contador tem em seu escritório contábil. Diversas formas de consultorias empresariais são mais visadas na hora de ofertar outros serviços que não sejam inerentes a contabilidade.
Contudo, ofertar como serviço, uma atividade que é feita pelo cliente do escritório na parte administrativa de seu negócio, tem sido um conceito mais recente de elevar o ticket do cliente do contador ou gerar oportunidades de novos negócios para o escritório contábil.
Encontrar a melhor maneira de dirigir uma empresa é parte fundamental de fazer tudo acontecer, por isso é preciso que: os processos sejam desempenhados conforme o escopo, as operações sejam executadas no prazo certo, e, sem sombra de dúvidas, com o orçamento sendo respeitado.
Não é fácil, mesmo para os empresários. Mas, a ideia de que ganhar tempo na gestão financeira e investir mais tempo na gestão das atividades do negócio, tem sido uma excelente troca para muitos empreendedores.
Com isso, tem-se praticado bastante o chamado BPO financeiro de empresas, principalmente de serviços para escritórios de contabilidade.
É um acrônimo para Business Process Outsourcing que em português significa, terceirização dos processos de negócios. Na prática, nada mais é do que a contratação de empresas e equipes externas para a realização de atividades e funções de negócios que não fazem parte do core business de um empreendimento voltadas para a área financeira.
Nesse cenário, a contratação de serviços de BPO que viabilizam a execução de todo fluxo de processos com excelência é a solução para o setor financeiro das empresas.
Para definir os melhores processos dentro dos serviços de BPO, uma equipe de profissionais assume as rotinas administrativas, no caso estamos falando do escritório de contabilidade, incluindo faturamento, cobrança, contas a pagar, conciliação bancária e gestão de contratos, entre outros.
Essa equipe, que pode ser interna ou externa, fica responsável pelos controles gerenciais e financeiros, propiciando redução de custos e aumento na qualidade das informações. Dessa forma, o CEO ou gestor pode tomar melhores decisões estratégicas para a empresa.
O BPO vem se popularizando cada vez mais no meio corporativo, especialmente porque empresas têm estado cada vez mais focadas em aumentarem a produtividade de seus negócios, reduzirem o custo e alavancarem a lucratividade, o que faz com que elas mantenham um foco mais exclusivo em suas atividades fins para manter a cadeia de rentabilidade.
Existem algumas vantagens que são reconhecidas pela maioria dos empresários quando optam por fazer o BPO financeiro. Essas vantagens são percebidas no dia a dia da operação da empresa. Veja algumas delas:
Isso ocorre principalmente porque os profissionais que assumem essas atividades, geralmente estão em constante capacitação, como é o caso dos diversos times de colaboradores de um escritório contábil.
Os colaboradores e gestores da operação da empresa podem ficar focados no negócio e fazer a sua rentabilidade aumentar, com isso a flexibilidade aumenta para que os profissionais possam atuar estrategicamente em outras posições e ter idéias novas de melhorias de processos e formas de rentabilizar o negócio.
Isso é ótimo para atender às mudanças nas demandas do mercado. Se na operação financeira, por exemplo, só é necessário controlar contas a pagar e receber sem a parte de controle do cobrança e inadimplência, o BPO é feito somente em cima disso, ou seja, da real necessidade.
Essa está especialmente aplicando o conceito de controladoria. Geralmente o serviço sendo terceirizado dá oportunidade de ter sobre sua operação, um olhar de fora e mais especializado no assunto de controladoria e isso traz eficiência nos controles e colabora com a maturidade na gestão do negócio.
Além disso, a terceirização elimina a necessidade de passar por processos de contratação de funcionários e manter a infraestrutura necessária. Desse modo, tanto os custos operacionais quanto os de recrutamento são reduzidos ao máximo.
Outro ponto a considerar é que ao contratar um serviço de BPO, os profissionais que executarão as tarefas serão altamente capacitados. Um outsourcing garantirá tempos de resposta rápidos a preços muito mais acessíveis.
A questão financeira torna-se mais grave se for levado em consideração o fato de que nem todos os empreendedores possuem conhecimentos sólidos em finanças.
As vantagens do BPO feito pelos escritório de contabilidade, geralmente, são percebidas no momento da tomada de decisão, pois as informações serão mais enriquecidas e consistentes, uma vez que o fluxo com a empresa contábil é mais facilitada.
Algumas das principais vantagens são:
E você, já pensou como o BPO financeiro pode ser um serviço extra ao seu negócio e ofertar para os seus clientes? Se já fez isso, foi fácil ou complicado vender os benefícios desse serviço? Conta pra gente, deixa nos comentários suas dúvidas e principalmente suas experiências.
Se gostou desse artigo, aproveita também para conhecer as 8 maneiras de ser um contador consultor.
Últimos posts ????
Sistemas de gestão completos, inovadores e conectados em tempo real. Há mais de trinta anos trazendo mais tecnologia à gestão do seu negócio.