Marketing digital para empreendedores: 7 dicas para multiplicar o faturamento

Marketing digital para empreendedores: 7 dicas para multiplicar o faturamento
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É possível falar de Marketing digital para empreendedores? É possível fazer ações mesmo não sendo especialista na área? Fiz um artigo para que possa entender um pouco mais dos conceitos e como aplicar estratégicas de Marketing Digital em qualquer empresa.

O que vemos, comumente, são empresas que ainda não priorizam ações estratégicas de Marketing Digital. Digo isso, porque, em relação a abrangência e custo para se estruturá-las, o marketing digital sempre é mais viável e assertivo.

Com uma boa estratégia de Marketing Digital, é possível você atingir muito mais pessoas investindo menos o que torna o seu negócio mais rentável. Por isso, neste artigo vou falar sobre marketing digital para empreendedores.

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A importância do marketing digital para empreendedores

Muito se ouve falar em marketing digital, o que poucos sabem é como colocar em prática e encurtar o caminho para chegar mais rápido no resultado máximo, oferecendo crescimento exponencial do seu negócio.

O avanço da tecnologia e internet no mundo faz uma única certeza, que as empresas precisam se posicionar na internet para serem vistas e lembradas, assim, quem ainda não despertou para se estruturar e se divulgar na internet está ficando pra trás, afinal o consumidor do seu produto ou serviço está online e você precisa se comunicar com ele.

Seja qual for o seu objetivo, você precisa priorizar as ações no meio digital, através dele você vai ser notado e despertar o interesse do seu público nas soluções que você oferece.

1) Plano de marketing digital

A primeira dica de Marketing digital para empreendedores é: construa o seu plano de Marketing Digital. É preciso pensar no seu objetivo, fazendo as seguintes perguntas:

  • O que eu pretendo com essa comunicação?
  • Como construir uma base de leads?
  • Como tornar sua marca conhecida e referência?
  • Como converter seus serviços ou produtos em vendas?

O objetivo do seu plano precisa ser pensado e irá nortear todo o plano de comunicação para aquilo que é o resultado esperado. Não precisa ser um apenas, podem ser vários objetivos, mas eles precisam estar alinhados em relação a prioridade que o seu negócio precisa para avançar no crescimento digital.

2) Definição de personas

Você precisa definir sua persona, a persona nada mais é que o perfil do seu cliente ideal. Você precisa levantar informações sobre o seu público-alvo, comportamentos e características e isso vai facilitar esse levantamento.

Se você tem uma base de clientes, é o fundamental começar o seu estudo sobre motivações, preocupações, desafios, conquistas além de dados demográficos que juntas, essas informações irão formatar a sua persona ideal.

3) Escrever conteúdo relevante para sua persona

Agora que você já conhece sua persona, você precisa escrever conteúdos que vão ajudar ela a crescer. Quanto mais ligados aos seus desafios mais fácil será ela perceber o seu conteúdo e começar a se interessar pelo que você diz.

O conteúdo será um elo que irá fazer ela chegar mais perto de você da forma mais natural possível, ele será o guia que levará ela para o seu produto de forma estratégica.

Com o crescimento do Marketing digital para empreendedores, o conteúdo assumiu um papel muito estratégico dentro do mercado. Se tornou o protagonista que vai atuar para condução do prospecto até a compra. Fazendo um papel muito forte de persuasão no processo de vendas.

Digamos que o conteúdo é um vendedor novo que você contratou e se usado de forma inteligente vai facilitar o trabalho do vendedor na hora de fechar um novo negócio.

4) Criar um blog

E vai mais uma dica importante: crie um blog! Na sequência, construa um calendário de conteúdos relevantes, agrupando-os em seu endereço eletrônico e transformando em sua página de referência.

Isso é fundamental também para a sua indexação no Google, através de conteúdos que ele vai te classificar como relevante. Assim, a probabilidade de você ranquear no Google de forma orgânica (gratuita) é muito mais alta.

Esse é um ponto um pouco mais técnico, que requer o acompanhamento de um profissional capacitado em SEO que possa estruturar as melhores práticas em seu blog. Apesar de técnico, as estratégias de SEO são fundamentais para que possa ter um tráfego orgânico maior e qualitativo, trazendo as pessoas certas para o seu site.

5) Usar as redes sociais ativamente

Quem não é visto não é lembrado! Você precisa usar ativamente as suas redes sociais para ter uma maior aproximação com o seu cliente ou prospecto.

Faça uma programação semanal de postagens e compartilhe seus conteúdos mais relevantes para obter um bom engajamento. Lembre-se: o marketing digital pode ajudar e muito na propagação da sua marca, mas você precisa estar ativo em todos os lugares para conquistar cada vez mais consumidores.

6) Fazer e-mail marketing

Mais uma dica importante: use estratégia de e-mail marketing para criar uma comunicação personalizada com a sua base de leads.

Leve conteúdos interessantes e provoque uma conversa com a sua base, assim você vai conseguir conhecê-la mais e também vai possibilitar uma maior contribuição ativamente com o sucesso do seu lead.

7) Construir a jornada do cliente

E a ultima dica é: construa a jornada do seu cliente. É muito importante que você desenhe essa jornada para que possa avaliar ações específicas para cada etapa. Dessa forma, poderá implementar melhorias que facilitarão na na eficiência do percurso de compra do seu consumidor.

Com esse acompanhamento, você pode avaliar constantemente os passos do seu potencial cliente e implementar ações de melhorias nas fases mais críticas para crescer nas suas conversões de vendas. Assim, as ações serão acompanhadas, analisadas e alteradas de acordo com as necessidades do seu cliente, podendo contribuir muito mais efetivamente na sua geração de novos negócios e no seu funil de vendas.

E aí? Pronto para colocar a mão na massa? Espero que essas dicas tenham contribuído e que você consiga alcançar grandes resultados.

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