E como o tempo urge, selecionei sete passos para você começar já a jornada da gestão estratégica na contabilidade!
Neste post, vamos explicar:
- Passo 1 – Descobrir os nichos de mercado mais valiosos pra você
- Passo 2 – Compreender a persona com quem você deve falar
- Passo 3 – Descobrir como seu escritório pode resolver as dores da persona
- Passo 4 – Fazer marketing de conteúdo
- Passo 5 – Implantar pacotes de serviços
- Passo 6 – Aplicar técnicas de vendas
- Passo 7 – Ter bem definida a cultura da sua empresa
Passo 1 – Descobrir os nichos de mercado mais valiosos pra você
Esse deve ser seu primeiro passo em direção ao alto valor agregado. Você precisa identificar o nicho mais valioso, que aumenta sua eficiência no processo operacional, e consequentemente gera mais resultado.
Lembre-se que nicho de mercado não é ramo de atividade. O ramo de atividade é uma das formas de definir um nicho, assim como grau de maturidade empresarial, ou nível de adoção de tecnologia.
Talvez para o seu escritório, até possa existir mais de um nicho vantajoso para atuar.
Passo 2 – Compreender a persona com quem você deve falar
Conhecendo bem esta persona, será mais fácil direcionar suas ofertas, ações de fidelização, entre outros.
Passo 3 – Descobrir como seu escritório pode resolver as dores da persona
A partir disso, você pode inovar seu modelo de negócio para prestar novos serviços que vão ao encontro destas dores.
Passo 4 – Fazer marketing de conteúdo
Com marketing de conteúdo, você vai mostrar para sua persona como você pode ajudá-lo a resolver suas dificuldades, como ser mais produtivo e mais rentável, com seu escritório contábil como parceiro.
Passo 5 – Implantar pacotes de serviços
Seu escritório pode definir esses pacotes, considerando tipos e volume de atividades. Os clientes adquirem o pacote que cabe no seu orçamento naquele momento da empresa e à medida em que crescem, podem ampliar o escopo, com pacotes mais completos.
Passo 6 – Aplicar técnicas de vendas
Claro que, este processo de venda consultiva é indicado para os potenciais clientes de maior valor, que vão gerar mais negócios e também mais resultado para seu escritório.
Passo 7 – Ter bem definida a cultura da sua empresa
E não adianta você traçar planos maravilhosos para seu escritório se seus funcionários não estiverem alinhados para ajudar a colocá-los em prática. É necessário trabalhar para que cada integrante de seu time tenha o DNA da empresa e busque aplicar diariamente a cultura do seu negócio.
Quer tornar seu escritório contábil um parceiro de negócios de alto valor para seus clientes? Fazer gestão estratégica e inovação na contabilidade? Os passos estão aí. Vamos lá, contador 2.0!