Mercado contábil: como se comporta ao redor do mundo?

Mercado contábil: como se comporta ao redor do mundo?
2 minutos de leitura

Me preocupo sempre em acompanhar as tendências globais do mercado contábil, para ter referências de inovação e poder fazer diferente aqui no Brasil. Acredito que essa é a atitude de qualquer profissional que busca estar sempre bem informado sobre a sua área de atuação.

Um mercado que dita tendências e que é essencial estarmos sempre de olho é o dos Estados Unidos. Com as minhas leituras e estudos, percebo que mercado contábil americano se encontra em uma grande mutação, por conta das mudanças digitais. Quer entender melhor sobre essas transformações? Neste post, eu discorro sobre o cenário atual do mercado americano e cito algumas tendências.

[…]

Necessidade de investimentos em inovação na contabilidade

Se no passado, o profissional formado em ciências contábeis tinha apenas a função de fazer os registros contábeis de uma empresa, atualmente, ele ganhou ainda mais importância e passou também a auxiliar o gestor na tomada de decisões. 

Detentor das informações contábeis da empresa, o trabalho deste profissional não está mais restrito à emissão de guia de impostos e à função de guarda-livros. Hoje, como evolução, ele faz análises financeiras e elabora relatórios.

[…]

Mercado contábil nos Estados Unidos

Em uma pesquisa realizada pela AICPA – Associação Americana de Contadores Públicos-, o mercado contábil nos Estados Unidos reflete as dificuldades enfrentadas pelos pequenos empresários, diante da maior necessidade de conhecimento técnico e de gestão e investimentos em tecnologia. O cenário atual leva muitas empresas a buscar associações, parcerias, ou mesmo novos modelos de negócios.

[…]

Segmentação do mercado na contabilidade é imprescindível

Globalizaçãoprofissionalização, integração de canais de comunicação, segmentação e trabalho em rede. Estas são, as grandes tendências para o mercado contábil nos Estados Unidos. Não basta mais ser um bom técnico, o contador 2.0 tem que criar uma estrutura de gestão, pensando em estratégias, atuação em nichos, marketing e atendimento ao cliente. O empresário contábil percebe que o desafio na inovação na contabilidade é atuar em vários canais integrados de comunicação.

Outra tendência percebida no mercado contábil nos Estados Unidos é um envelhecimento da indústria com os chamados baby boomers (aqueles nascidos entre 1945 e 1964), prontos para se aposentar. Por outro lado, ao buscar um profissional para integrar os quadros da empresa contábil, muitos empresários americanos perceberam a  falta de jovens no setor contábil.

Hoje, a realidade do mercado exige um profissional pronto para assumir novas responsabilidades. Ele deve ser uma verdadeira “bússola” dos negócios e ajudar a administração a manter o negócio na rota prevista. Para desempenhar essas funções com a máxima competência, a sua formação hoje deve conter não só noções sólidas de finanças, economia e gestão, mas, também, de ciências humanas, ética e responsabilidade social. Não há mais espaço para profissionais que ainda resistem a transformação digital na contabilidade e não tratam como prioridade a inovação no escritório contábil.

Leia o artigo completo aqui.

Quer aprender mais sobre as transformações mundiais das atividades contábeis? Neste texto, eu falei sobre seis oportunidades e sete desafios dos serviços contábeis global, de acordo com a pesquisa da Associação Americana de Contadores Públicos (AICPA). 

ebook-difal
banner-artigos-carga-tributaria-brasileira
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!